Início » Sobremesas » Receitas de Pavê

Pavê de Amendoim

Pavê de Amendoim

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Pavê de Amendoim

Hoje temos por aqui Pavê de Amendoim que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Pavê para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de pavê de amendoim

No mês de Junho no Brasil temos as famosas Festas Juninas, celebradas principalmente nos estados do Norte e Nordeste. Nestas festas não faltam alimentos à base de amendoim, como pé de moleque e paçoca.

Que tal trazer este clima gostoso para a sua mesa com este saboroso pavê de amendoim? Faça em qualquer época do ano. É sucesso garantido,


Ingredientes Para Pavê de Amendoim

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 300 g de amendoim torrado e moído sem sal
  • 2 gemas
  • 2 pacotes de biscoito maizena
  • 1 lata de creme de leite sem soro

Como Fazer Pavê de Amendoim


Passo 1

Peneire as gemas e leve ao fogo com 1 ½ xícara de chá de leite e o leite condensado. Deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar.


Passo 2

Retire do fogo e junte o creme de leite e o amendoim. Em uma panela média, junte o leite condensado, 300 ml de leite e as gemas (peneiradas). Misture bem e leve ao fogo baixo até obter um creme espesso.


Passo 3

Desligue o fogo, adicione o creme de leite e 300 g de amendoim triturado.


Passo 4

Umedeça os biscoitos no leite restante e faça camadas de biscoito e do creme de amendoim em uma forma. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva bem gelado.


Informações Adicionais

Não é muito fácil encontrar amendoim torrado sem sal. Um jeito fácil de torrar o amendoim é no forno. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno a 200 graus por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Depois coloque em um pano de prato e esfregue entre as mãos para tirar a pele.

Para triturar o amendoim, use o liquidificador. Bata pequenas quantidades de cada vez para não forçar a máquina, usando a função pulsar apenas para triturar e não para transformar em creme.

Combinações

Pavê de amendoim simples

Cozinhe em fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, ½ xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar, mexendo sempre até ficar no ponto de brigadeiro mole. Espalhe um pouco desse creme em um refratário e faça camadas de creme e de biscoito champanhe levemente molhado com leite. Polvilhe com 2 colheres de sopa de amendoim sem sal triturado e leve para a geladeira até firmar.

Pavê de amendoim com chocolate

Torre e triture 300 g de amendoim. Reserve. Numa panela, leve ao fogo 2 latas de leite condensado e 1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir). Cozinhe até que a mistura engrosse. Forre o fundo de uma forma com um pouco do creme e faça camadas, alternando com 2 pacotes de biscoito maizena levemente umedecido em leite e o amendoim triturado. Para finalizar, derreta 180 g de chocolate meio amargo e 1 caixinha de creme de leite em banho maria ou no microondas e cubra o pavê. Sirva gelado.

Pavê de amendoim com doce de leite

Em uma tigela coloque 1 caixinha de creme de leite com a mesma medida de leite e 2 colheres de sopa de mel. Mexa e use para umedecer 2 pacotes de biscoito champanhe. Misture 500 g de doce de leite com 250 g de amendoim sem casca e sem sal moído (guarde um pouquinho para decorar). Agora é só montar o pavê, alternando camadas de biscoito e do creme. Finalize com creme e salpique o amendoim reservado. Deixe gelar bem antes de servir.

Dúvidas

Pavê de amendoim é saudável?

O amendoim é uma leguminosa que tem muitas vitaminas do complexo B e por este motivo ajuda na prevenção e tratamento da anemia. O amendoim também tem ação antioxidante, inibindo o envelhecimento precoce e protegendo o sistema nervoso.

Pavê de amendoim pode ficar fora da geladeira?

Os pavês, em geral, não devem ficar fora da geladeira porque se estragam com facilidade por causa do leite da receita.

Pavê de amendoim pode ser congelado?

Em embalagens próprias para freezer ou microondas o pavê de amendoim se mantém bom por até 60 dias.

Quanto tempo dura um pavê de amendoim na geladeira?

Guarde seu pavê de amendoim bem coberto na geladeira por até 5 dias.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas