Início » Sobremesas » Receita de Mousse

Mousse de Vinho

Mousse de Vinho

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

99


CHEFF

Juliana Al


Mousse de Vinho

Hoje temos por aqui Mousse de Vinho que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receita de Mousse para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Você conhece a mousse vinho? Uma boa sobremesa faz toda a diferença em uma confraternização. Por isso, hoje vamos mostrar como fazer esse doce. Essa receita é simples, mas, ao mesmo tempo, vai trazer uma pitada de requinte e sabor para seus convidados.

Então, continue por aqui e veja tudo sobre mousse de vinho. Além do modo de preparo, vamos mostrar ótimas combinações e tirar todas as suas dúvidas.

Sobre a receita de mousse de vinho

Antes de mais nada, fazer mousse de vinho não é complicado, ao contrário do que muita gente pensa. Essa sobremesa é ideal para ocasiões especiais ou até mesmo para o dia a dia. Ela pode ser a sobremesa principal ou um acompanhamento de outras delícias.


Ingredientes Para Mousse de Vinho

  • 1 lata de vinho tinto seco
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 pacotinhos de gelatina sabor uva;
  • 2 xícaras de água quente;
  • Separe ainda 1 xícara de vinho tinto seco e 8 colheres de sopa de açúcar para a calda do mousse.

Como Fazer Mousse de Vinho


Passo 1

O primeiro passo é dissolver a gelatina na água, mexendo bem e deixando descansar após isso, até esfriar naturalmente;


Passo 2

Enquanto isso, bata os outros ingredientes no liquidificador, incluindo o vinho, até ficar um creme homogêneo;


Passo 3

Bata por 10 minutos e acrescente a gelatina, batendo novamente até misturar bem;


Passo 4

Coloque o creme em um refratário ou em taças de sobremesa e leve para a geladeira por 40 minutos;


Passo 5

Para fazer a calda, coloque 1 xícara de vinho em uma panela, leve ao fogo e vá acrescentando o açúcar;


Passo 6

Em fogo baixo, vá mexendo até ficar com consistência de uma calda. Se precisar, acrescente mais açúcar. Deixe esfriar e coloque a calda por cima do mousse.


Informações Adicionais

  • Fazer a calda ou não fica a seu critério, pois o mousse de vinho fica delicioso mesmo sem calda;

  • O tempo na geladeira pode variar um pouco. Dessa forma, pode ser necessário mais de 40 minutos na geladeira, até ficar consistente;

  • A gelatina sabor uva também não é obrigatório, mas ela vai deixar seu mousse com uma coloração ótima!

  • Esse tipo de sobremesa é ideal após refeições mais pesadas;

  • O mousse de vinho também combina com frutas como acompanhamento;

  • Em confraternizações com crianças, substitua o vinho pelo suco de uva;

  • A calda também pode ser feita com suco de uva;

  • Se você quiser deixar o mousse mais cremoso, na hora de bater os ingredientes no liquidificador, acrescente um potinho de iogurte.

Mousse de vinho: combinações possíveis

Agora veja algumas combinações incríveis que separamos para você. Mas, lembre-se, você pode usar a criatividade para inovar!

Mousse de vinho com abacaxi

Para essa combinação, você vai precisar acrescentar 1 xícara de abacaxi em calda. Ele precisa estar escorrido e picado. Neste sentido, também deixe alguns pedaços separados para decorar a sobremesa posteriormente.

Feito isso, após bater os ingredientes normalmente no liquidificador, coloque o creme em uma vasilha e misture o abacaxi. A fruta não precisa ser batida junto, mas misturada manualmente depois. Assim, os pedaços de abacaxi ficam inteiros, fazendo uma combinação excelente com o vinho.

Mousse de vinho com Tang

Você pode usar suco Tang de qualquer sabor na hora de bater os ingredientes no liquidificador. Dessa forma, acrescente um pacotinho de suco Tang do sabor que preferir. Nesse caso, uma combinação muito interessante é usar suco sabor uva ou morando.

Mousse de vinho com frutas

Quase todo tipo de fruta combina com essa sobremesa. Assim como explicamos sobre o mousse de vinho com abacaxi, você não precisa bater as frutas no liquidificador. Acrescente-as depois, já com o creme batido. Você pode usar:

  • Morango;

  • Uva;

  • Amora;

  • Framboesa;

  • Maracujá;

  • Pêssego;

  • Entre outras.

Dúvidas comuns sobre mousse de vinho

Mousse de vinho é saudável?

O mousse de vinho tem algumas restrições como, por exemplo, pessoas com diabetes e pessoas que não podem ingerir álcool. Dessa forma, no primeiro caso, substitua os ingredientes por versões light deles. Além disso, prefira o mousse sem calda. No segundo caso, não use vinho, mas uma lata de suco de uva.

Mousse de vinho pode ir ao fogo?

Não é preciso levar o mousse de vinho ao fogo. Porém, se o creme ficar muito mole, você pode levar a mistura ao fogo baixo e ir mexendo até criar uma consistência. Depois disso, só levar à geladeira normalmente;

Mousse de vinho pode ser congelado?

O vinho em si é uma bebida que não se recomenda congelar, por que isso faz com que ela perca algumas propriedades. Mas, no caso do mousse, a sobremesa pode sim ser congelada. Para isso, coloque o mousse em um pote para essa finalidade e tampe bem.

Se quiser congelar o mousse que já estiver nas taças de sobremesa, lacre as taças com pape filme. Para descongelar a sobremesa, tire do congelador e coloque na geladeira. Assim, aguarde algumas horas para descongelar naturalmente.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas