Início » Sobremesas » Receita de Mousse

Mousse de Morango

Mousse de Morango

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

12


CHEFF

Juliana Al


Mousse de Morango

Hoje temos por aqui Mousse de Morango que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receita de Mousse para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Mousses são opções refrescantes, leves e que agradam todos os paladares. Além da clássica mousse de chocolate, podemos também criar deliciosas mousses com frutas.

É uma sobremesa fácil de preparar, super rápida, prática e que pode ter muitas variações. Para dias quentes, as sobremesas geladas à base de frutas sempre caem bem.

Aprenda agora uma receita deliciosa de mousse de morango que tenho certeza que vai surpreender toda a sua família.


Ingredientes Para Mousse de Morango

  • 300ml de leite integral
  • 6 gemas de ovos
  • 30g açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 300g de morango natural
  • 1 saquinho de gelatina de morango
  • 500 ml de creme de leite fresco

Como Fazer Mousse de Morango


Passo 1

Coloque o leite para esquentar. Antes de ferver, desligue. Processe o morango e deixe em uma peneira para que perca o líquido e fique apenas a polpa


Passo 2

Enquanto isso, misture em um bowl as gemas e o açúcar. Adicione o leite quente à mistura, misturando rapidamente para não cozinhar as gemas.


Passo 3

Quando estiver homogêneo, retorne para a panela e leve ao fogo até engrossar um pouco. A textura é a de um mingau ralo.


Passo 4

Adicione a essência de baunilha e deixe este creme esfriar. Adicione a polpa de morango e a gelatina de morango ao creme de gemas e misture até que fique homogêneo. Separe esse creme.


Passo 5

Em uma batedeira ou com ajuda de fouet, bata o creme de leite até que forme o chantilly. Não precisa adicionar açúcar.


Passo 6

Adicione 2 colheres de sopa de chantilly à mistura de gemas e morango e misture bem. Depois, vá adicionando o restante aos poucos e misturando levemente, com movimentos de baixo para cima para envolver o chantilly com o creme.


Passo 7

Porcione em potes individuais e leve para gelar por pelo menos 6 horas.


Informações Adicionais

A primeira parte do processo (o creme de gemas) se chama creme Anglaise e é a base da sua receita. Por ser um creme à base de gemas, ele precisa dessa “temperagem” com o leite quente para não cozinhar quando for ao fogo.

É importante que o creme de leite fresco esteja bem gelado para que se forme o chantilly. Deixe-o na geladeira de um dia pro outro por 12 horas. Evite colocá-lo no freezer pois, se congelar, ele perde qualidade e capacidade de se formar um creme firme.

Adicione pedaços de morangos fatiados por cima de cada porção para enfeitar sua sobremesa.

Mousse de morango, por ser feita com frutas frescas, tem no máximo 48 horas de validade segura.

Essa receita acompanha muito bem bolos de baunilha ou massas neutras como tortas e quiches doces.

Caso ache o resultado muito doce para o seu paladar, para quebrar o doce do mousse de morango, sirva com biscoitos champagne, a combinação é simplesmente perfeita!

Dúvidas comuns

Posso usar creme de leite de caixinha comum no mousse de morango?

Não. A regra básica de qualquer mousse é que ela seja aerada, ou seja, precisa ter bolhinhas de ar por dentro, ser um creme fofo com textura leve. O que adiciona essa sensação de “nuvem” a mousse é justamente a adição do creme de leite fresco batido em ponto de chantilly.

O creme de leite de caixinha costuma ter entre 15% a 17% de gordura (podendo ser até menos) e essa quantidade de gordura não dá estrutura para o creme criar firmeza. Ou seja, por mais que você bata, continuará líquido. O creme de leite fresco possui pelo menos 35% de gordura e é mantido refrigerado nos supermercados.

Pode deixar mousse de morango fora da geladeira?

Não. Essa receita precisa ser mantida em refrigeração até o momento de servir ou perderá textura e ficará líquida.

Mousse de chocolate pode congelar?

Não. Caso seja congelada, quando descongelar a mousse de morango perde completamente a textura, fica líquida e sem sabor.

O que fazer se o mousse de morango ficar mole?

Caso fique mole na hora de servir, provavelmente foi por excesso de líquido do morango ou pela textura do creme de leite fresco. Nesse caso, e apenas nesse caso, deixe no freezer por alguns minutos até firmar e sirva levemente congelado. Atenção: Não deixe congelar por completo, preste atenção no tempo de freezer. Não deverá passar de 25 minutos.

Mousse de morango engorda?

Essa receita leva creme de leite fresco, que é rico em gorduras, além de açúcares. Deve ser consumida com moderação para evitar consumo excessivo de calorias.

Combinações

Mousse de morango com leite ninho

Adicione 1 xícara de leite ninho ao creme de gemas ainda quente e misture bem até que fique homogêneo. O resultado será mais firme e cremoso, além de adicionar um sabor super especial. Polvilhe leite em pó por cima da mousse depois de pronta, além de pedacinhos de morango.

Mousse de morango e chocolate

Morango e chocolate são uma combinação infalível! Depois da mousse pronta e gelada por ao menos 12 horas, adicione por cima uma ganache de chocolate em temperatura ambiente. Para fazer ganache de chocolate misture 250g de chocolate derretido a 200g de creme de leite (pode ser o de caixinha mesmo).

Mousse de morango com a fruta

Caso prefira fazer essa receita apenas com a fruta, dobre a quantidade de morango utilizado e deixe que escorra bem (para perder o excesso de líquido). Você terá uma mousse de cor mais clara e sabor mais suave e natural.

Mousse de morango com tang

Caso prefira, pode substituir a gelatina de morango por suco de morango de pózinho (tipo tang) na mesma quantidade. Não terá o efeito de textura da gelatina, mas também ficará uma delícia.

Mousse de morango com gelatina

Nessa receita já utilizamos a gelatina de morango, mas caso opte por uma versão natural apenas com a fruta e ainda assim queira a textura da gelatina, adicione gelatina sem sabor.

Você pode usar um saquinho de 10g para esse preparo: Dilua a gelatina em 2 colheres de sopa de água filtrada, leve ao microondas por 15 segundos e deixe esfriar antes de usar. Esse processo é importante para ativar a função da gelatina.

Confira: Mousse de Chocolate




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas