Início » Sobremesas » Receita de Mousse

Mousse de Chocolate

Mousse de Chocolate

PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

5 Porções


FAVORITOS

33


CHEFF

Juliana Al


Mousse de Chocolate

Hoje temos por aqui Mousse de Chocolate que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de Receita de Mousse para seus convidados. A receita pode render até 5 Porções e é muito simples de fazer...

Sempre que pensamos em fazer uma sobremesa para um jantar ou almoço de família, variações com chocolate são opções que agradam a todos. Uma das receitas clássicas com chocolate que sempre é um sucesso, é a mousse de chocolate.

Feita com poucos ingredientes e rápido preparo, é uma receita coringa e pode ser preparada por qualquer pessoa. Seguindo o passo a passo corretamente, terá sempre um resultado delicioso e que agradará a todos.

Vou te ensinar minha receita favorita de mousse de chocolate, com todos os segredos e todos os detalhes para que você possa preparar essa sobremesa com perfeição.


Ingredientes Para Mousse de Chocolate

  • 300ml de leite integral
  • 6 gemas de ovos
  • 30g açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 350g de chocolate meio amargo
  • 500ml de creme de leite fresco bem gelado

Como Fazer Mousse de Chocolate


Passo 1

Coloque o leite para esquentar. Antes de ferver, desligue. Enquanto isso, misture em um bowl as gemas e o açúcar.


Passo 2

Adicione o leite quente à mistura, misturando rapidamente para não cozinhar as gemas.


Passo 3

Quando estiver homogêneo, retorne para a panela e leve ao fogo até engrossar um pouco. A textura é a de um mingau ralo.


Passo 4

Adicione a essência de baunilha e deixe este creme esfriar. Enquanto o creme de gemas esfria, derreta o chocolate.


Passo 5

Adicione o chocolate derretido ao creme de gemas e misture até que fique homogêneo. Separe esse creme.


Passo 6

Em uma batedeira ou com ajuda de fouet, bata o creme de leite até que forme o chantilly. Não precisa adicionar açúcar.


Passo 7

Adicione 2 colheres de sopa de chantilly à mistura de chocolate e misture bem. Depois, vá adicionando o restante aos poucos e misturando levemente, com movimentos de baixo para cima para envolver o chantilly com o creme.


Passo 8

Porcione em potes individuais e leve para gelar por pelo menos 6 horas.


Informações Adicionais

A primeira parte do processo (o creme de gemas) se chama creme Anglaise e é a base da sua receita. Por ser um creme à base de gemas, ele precisa dessa “temperagem” com o leite quente para não cozinhar quando for ao fogo.

É importante que o creme de leite fresco esteja bem gelado para que se forme o chantilly. Deixe-o na geladeira de um dia pro outro por 12 horas. Evite colocá-lo no freezer pois, se congelar, ele perde qualidade e capacidade de se formar um creme firme.

Adicione raspas de chocolate branco ou granulado por cima de cada porção para enfeitar sua sobremesa.

Dúvidas comuns

Posso usar creme de leite de caixinha comum no mousse de chocolate?

Não. A regra básica de qualquer mousse é que ela seja aerada, ou seja, precisa ter bolhinhas de ar por dentro, ser um creme fofo com textura leve. O que adiciona essa sensação de “nuvem” a mousse é justamente a adição do creme de leite fresco batido em ponto de chantilly.

O creme de leite de caixinha costuma ter entre 15% a 17% de gordura (podendo ser até menos) e essa quantidade de gordura não dá estrutura para o creme criar firmeza. Ou seja, por mais que você bata, continuará líquido. O creme de leite fresco possui pelo menos 35% de gordura e é mantido refrigerado nos supermercados.

Pode deixar mousse de chocolate fora da geladeira?

Não. Essa receita precisa ser mantida em refrigeração até o momento de servir ou perderá textura e ficará líquida.

Mousse de chocolate pode congelar?

Não. Caso seja congelada, quando descongelar a mousse de chocolate perde completamente a textura, fica líquida e sem sabor.

Grávida pode comer mousse de chocolate?

Pode, não existe nenhuma contra indicação para grávidas nessa receita. É importante apenas consumir com moderação pelo excesso de açúcar.

Combinações

Mousse de chocolate em pó

Para uma versão mais rápida e econômica dessa receita, adicione uma xícara de chocolate em pó no creme de gemas e misture bem até que fique homogêneo. O resultado também será bom, porém com menor rendimento e sabor mais fraco de chocolate. Não substitua por Nescau, pois ficará muito doce.

Mousse de chocolate e maracujá

Para adicionar um sabor a mais e toque cítrico bem tropical, adicione polpa de maracujá (pode ser com sementes) ao creme de gemas, depois de frio. Depois, é só seguir a receita da mesma forma.

Mousse de chocolate e limão

Adicione raspas de limão ao creme de gemas depois de frio e, caso queira uma versão mais cítrica, adicione o suco do limão também. Pode usar limão siciliano e usar as raspas para finalizar e enfeitar também.

Mousse de chocolate e morango

Uma opção deliciosa é servir esse mousse com morango picado por cima. O ideal é que esses morangos sejam colocados na hora de servir para não soltarem líquido por cima da mousse enquanto ela está na geladeira.

Mousse de chocolate e leite ninho

Quando o creme de gemas ainda estiver quente, adicione leite ½ xícara de leite em pó. Sua receita ficará mais cremosa e com sabor espetacular. Nessa versão, salpique leite em pó por cima da mousse para finalizar também.

Quanto custa um mousse de chocolate

Para comprar todos os ingredientes dessa receita, que rendem em torno de 5 porções, gasta-se em torno de R$50,00.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas