Informações Adicionais
A primeira parte do processo (o creme de gemas) se chama creme Anglaise e é a base da sua receita. Por ser um creme à base de gemas, ele precisa dessa “temperagem” com o leite quente para não cozinhar quando for ao fogo.
É importante que o creme de leite fresco esteja bem gelado para que se forme o chantilly. Deixe-o na geladeira de um dia pro outro por 12 horas. Evite colocá-lo no freezer pois, se congelar, ele perde qualidade e capacidade de se formar um creme firme.
Adicione raspas de chocolate branco ou granulado por cima de cada porção para enfeitar sua sobremesa.
Dúvidas comuns
Posso usar creme de leite de caixinha comum no mousse de chocolate?
Não. A regra básica de qualquer mousse é que ela seja aerada, ou seja, precisa ter bolhinhas de ar por dentro, ser um creme fofo com textura leve. O que adiciona essa sensação de “nuvem” a mousse é justamente a adição do creme de leite fresco batido em ponto de chantilly.
O creme de leite de caixinha costuma ter entre 15% a 17% de gordura (podendo ser até menos) e essa quantidade de gordura não dá estrutura para o creme criar firmeza. Ou seja, por mais que você bata, continuará líquido. O creme de leite fresco possui pelo menos 35% de gordura e é mantido refrigerado nos supermercados.
Pode deixar mousse de chocolate fora da geladeira?
Não. Essa receita precisa ser mantida em refrigeração até o momento de servir ou perderá textura e ficará líquida.
Mousse de chocolate pode congelar?
Não. Caso seja congelada, quando descongelar a mousse de chocolate perde completamente a textura, fica líquida e sem sabor.
Grávida pode comer mousse de chocolate?
Pode, não existe nenhuma contra indicação para grávidas nessa receita. É importante apenas consumir com moderação pelo excesso de açúcar.
Combinações
Mousse de chocolate em pó
Para uma versão mais rápida e econômica dessa receita, adicione uma xícara de chocolate em pó no creme de gemas e misture bem até que fique homogêneo. O resultado também será bom, porém com menor rendimento e sabor mais fraco de chocolate. Não substitua por Nescau, pois ficará muito doce.
Mousse de chocolate e maracujá
Para adicionar um sabor a mais e toque cítrico bem tropical, adicione polpa de maracujá (pode ser com sementes) ao creme de gemas, depois de frio. Depois, é só seguir a receita da mesma forma.
Mousse de chocolate e limão
Adicione raspas de limão ao creme de gemas depois de frio e, caso queira uma versão mais cítrica, adicione o suco do limão também. Pode usar limão siciliano e usar as raspas para finalizar e enfeitar também.
Mousse de chocolate e morango
Uma opção deliciosa é servir esse mousse com morango picado por cima. O ideal é que esses morangos sejam colocados na hora de servir para não soltarem líquido por cima da mousse enquanto ela está na geladeira.
Mousse de chocolate e leite ninho
Quando o creme de gemas ainda estiver quente, adicione leite ½ xícara de leite em pó. Sua receita ficará mais cremosa e com sabor espetacular. Nessa versão, salpique leite em pó por cima da mousse para finalizar também.
Quanto custa um mousse de chocolate
Para comprar todos os ingredientes dessa receita, que rendem em torno de 5 porções, gasta-se em torno de R$50,00.