Início » Sobremesas » Receita de Mousse

Mousse de Bacuri

Mousse de Bacuri

PREPARO

80 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

49


CHEFF

Juliana Al


Mousse de Bacuri

Hoje temos por aqui Mousse de Bacuri que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 80 minutos esta maravilha de Receita de Mousse para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Que tal aprender uma receita de mousse de bacuri? Esta é a sobremesa favorita dos brasileiros. Há controvérsias? Claro, sempre há, mas o fato é que essa é uma ótima opção.

E quando falamos em mousse de bacuri, as expectativas aumentam. Isso porque esse prato é super saboroso e ainda por cima bastante saudável.

Para quem não sabe, esta é uma fruta muito popular na Região Norte do país e nos estados vizinhos. Sua poupa é bem adocicada, dando um gostinho especial para a fruta. Então, fazer um mousse de bacuri é uma ótima ideia para servir aos convidados ou para o dia a dia mesmo.

Sobre a receita de mousse de bacuri

Fazer mousse de bacuri é muito fácil e você pode usar toda a sua criatividade na cozinha. Se você está começando a se aventurar, fazer o básico já é suficiente.


Ingredientes Para Mousse de Bacuri

  • 300 gramas de poupa de bacuri;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite sem soro;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor;
  • 3 colheres de sopa de água em temperatura ambiente.

Como Fazer Mousse de Bacuri


Passo 1

O primeiro passo é dissolver a gelatina. Para isso, dissolva o pacote de gelatina nas 3 colheres de água em uma vasilha e deixe descansando;


Passo 2

Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes até ficar um creme homogêneo;


Passo 3

Acrescente a gelatina dissolvida e bata de novo por alguns minutos;


Passo 4

Por fim, coloque a mistura em um refratário ou em taças de sobremesa e leve para a geladeira, deixando lá por, no mínimo, 1 hora.


Informações Adicionais

  • O tempo na geladeira pode variar bastante e isso vai depender da consistência do creme. Se ele ficar mais mole, talvez seja necessário mais do que 1 hora na geladeira. Mas a gelatina serve justamente para dar consistência a mistura. Assim, seguindo essa receita, você não terá preocupação com isso;

  • Nas regiões Sul e Sudeste, por exemplo, as pessoas podem ter dificuldades em encontrar a fruta bacuri. Nesse caso, é possível substituir a poupa da fruta por 10 colheres de sopa de suco concentrado de maracujá. Ou ainda 10 colheres de suco de limão;

  • Essa sobremesa é ótima para ser servida como sobremesa principal ou secundária;

  • Se quiser fazer render mais porções, aumente a quantidade dos ingredientes de forma proporcional. Por exemplo, para 12 porções, utilize o dobro dos ingredientes mostrados nessa receita.

Mousse de bacuri: combinações possíveis

O mousse de bacuri é uma sobremesa que combina com dezenas de outros ingredientes e iguarias. Dessa forma, use sua criatividade para transformar esse prato em algo inesquecível para seus convidados. A seguir, veja alguns exemplos de ótimas combinações.

Mousse com ameixa

Acrescente à lista de ingredientes 1 lata de ameixa em calda sem caroço. Na hora de bater os ingredientes no liquidificador, coloque a calda da ameixa e bata junto. Feito isso, coloque as ameixas por cima do creme batido e leve para a geladeira;

Mousse de bacuri com biscoito

Essa receita também é chamada de mousse de bacuri com farofa de biscoito. Assim, você vai precisar de 200 gramas de biscoito de leite. Triture ou esmague os biscoitos e misture com um pouco de leite em pó.

A mistura pode ser feita com os próprios dedos, até formar uma espécie de farofa. Feito isso, faça o mousse normalmente e, depois, acrescente a farofa de biscoito por cima do creme ou sirva separado.

Mousse com chocolate

Você pode usar o chocolate de sua preferência para essa incrível combinação. Separe cerca de 200 gramas de chocolate e derreta-o no jogo em banho maria. Se preferir, adiciona chantily para ficar mais cremoso.

Feito isso, deixe o chocolate na geladeira por dez minutos e depois coloque-o nas taças de sobremesa. Se for servir o mousse em um refratário grande, utilize o chocolate derretido para fazer uma camada grossa no refratário. Só depois disso acrescente o mousse de bacuri e leve para a geladeira.

Mousse de bacuri com leite ninho

Na hora de bater os ingredientes no liquidificador, acrescente 1 xícara de leite ninho e bata normalmente, seguindo a receita.

Dúvidas comuns sobre mousse de bacuri

Mousse de bacuri é saudável?

De forma geral e levando em conta a receita original, essa é uma sobremesa saudável. Lembrando que o bacuri é naturalmente doce e, por isso, não vai açúcar na receita. Por outro lado, o leite condensado e o creme de leite são contraindicados para diabéticos, por exemplo.

No entanto, é possível substituir esses produtos por itens light. Já em relação às combinações, elas podem aumentar de forma considerável a quantidade de calorias. O mousse de bacuri com chocolate, por exemplo, torna esse prato bem mais calórico e contraindicado para quem está de dieta ou acima do peso;

Mousse de bacuri pode ir ao fogo?

Não é necessário levar o mousse de bacuri ao fogo. Porém, se o creme ficar muito mole, você pode levar ao fogo baixo e ir acrescentando algumas colheres de gelatina sem sabor. Assim, o creme ganhará consistência e depois disso é possível levá-lo para a geladeira sem receios;

É possível substituir ingredientes?

Se não tiver como comprar bacuri, substitua por 10 colheres de sopa de suco de maracujá ou suco de limão. Você também pode utilizar ingredientes light para ter uma sobremesa mais saudável. Não substitua a gelatina sem sabor.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas