Informações Adicionais
Para escolher um abacaxi maduro, a dica é puxar uma das folhas de sua coroa. Se soltar fácil, o abacaxi está pronto, se resistir, é porque ainda está verde e muito ácido.
Mousses são caracterizadas por serem aeradas, ou seja, terem esse efeito leve como se fosse uma nuvem. Esse efeito se dá pela adição do creme de leite fresco batido. Porém, caso seja difícil para você encontrar creme de leite fresco, você pode simplesmente não utilizá-lo nesta receita e seguir ela normalmente. A diferença é que o resultado final do creme será mais doce e mais denso. Mas também ficará delicioso.
Você pode intercalar camadas de biscoito champagne nessa receita e terá um incrível pavê de abacaxi, fica maravilhoso!
Sirva essa receita com um bolo de baunilha bem fresquinho para uma sobremesa completa e equilibrada.
Dúvidas comuns
Precisa usar corante amarelo no mousse de abacaxi?
Não. Não é necessária a adição de nenhum corante nessa preparação. Claro, se você quiser um resultado bem amarelo, pode adicionar apenas uma gotinha de corante em gel, mas muito cuidado para não adicionar muito e acabar tendo uma mousse alaranjada ou amarga devido ao corante.
Mousse de abacaxi pode ficar fora da geladeira?
Não. Nenhuma receita de mousse deve ficar fora da geladeira. Mousses são preparações delicadas e muito sensíveis aos calor, logo, retire da geladeira apenas no momento de servir.
Pode rechear bolo com o mousse de abacaxi?
Não. Essa receita é muito instável para ser colocada dentro de um bolo. O que vai acontecer é que a massa do bolo vai ficar úmida demais e ele pode acabar despedaçando. Além de que também irá escorrer para fora do bolo.
Pode usar processador invés de liquidificador?
Não terá o mesmo efeito de adição de ar que o liquidificador proporciona, mas é possível usar o processador sim.
Mousse de abacaxi pode congelar?
Não. Nenhum mousse deve ser congelada. Isso deixaria ela líquida e sem sabor.
Mousse de abacaxi pode ir ao fogo?
Não. A única parte dessa preparação que vai ao fogo são os abacaxis. Uma receita de mousse só precisa ir ao fogo se ela tiver gemas em sua preparação.
O que fazer quando o mousse de abacaxi fica amargo?
Isso só irá acontecer se você não cozinhar o abacaxi. Quando não cozinhamos a fruta, existe um risco bem grande de essa fruta fermentar na receita. Esse processo de fermentação causa esse amargor. Por isso, não deixe de seguir direitinho o primeiro passo de cozinhar bem o abacaxi.
Combinações
Mousse de abacaxi com suco.
Se preferir um resultado mais natural, utilize suco natural de abacaxi invés do suco em pó. Adicione ao liquidificador, meia xícara de suco de abacaxi coado e siga o resto da receita normalmente.
Mousse de abacaxi com calda.
Se quiser uma camada extra de sabor a seu mousse, você pode adicionar uma calda por cima, ao final do preparo. Para isso, em uma panela, coloque 1 xícara de suco de abacaxi coado e 1 xícara de açúcar. Deixe ferver sem mexer até que comece a engrossar e formar um caramelo fino. Deixe esfriar completamente antes de dispor sobre a sobremesa.
Mousse de abacaxi com gelatina.
Caso queira um efeito mais firme, você pode adicionar 1 pacotinho de gelatina de abacaxi no lugar do suco em pó. A gelatina altera bastante a textura final do mousse, fica mais firme e mais resistente.
Mousse de abacaxi com 3 ingredientes.
Quer uma versão super simplificada dessa receita? Mistura no liquidificador: 1 creme de leite, 1 leite condensado e um pacote de suco de abacaxi em pó. Bata por 2 minutos e disponha em tacinhas. Leve para gelar por ao menos 6 horas e sirva bem gelado.
Confira: