Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Pimenta

Geleia de Pimenta

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

126


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Pimenta

Hoje temos por aqui Geleia de Pimenta que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

O que é geleia de pimenta?

A geleia de pimenta é uma conserva doce que é feita cozinhando frutas ou legumes com açúcar, um pouco de água e um ácido, que pode ser limão ou vinagre, para ajudar na sua conservação.

Embora os mais populares sejam os feitos com morangos , pêssegos ou cerejas , cada vez mais os doces estão sendo preparados com vegetais como tomate , abóbora ou esta que apresentamos hoje, com pimentão.

A geleia de pimenta combina muito bem com queijos , tanto macios quanto duros, e também pode ser servido como acompanhamento de carnes ou peixes . Um lombo grelhado ou uma posta de bacalhau muda completamente se colocarmos no prato um pouco desta compota de pimenta vermelha. Além disso, pode dar vida às suas saladas se você adicionar uma colher de chá ao vinagrete.


Ingredientes Para Geleia de Pimenta

  • 100 g de pimenta dedo de moça fresca
  • 100 g de pimentão vermelho
  • 100 g de pimenta biquinho
  • casca e suco de 1 limão
  • 400 g de açúcar
  • 400 ml de sidra

Como Fazer Geleia de Pimenta


Passo 1

Comece cortando as pimentas dedo de moça no sentido do comprimento. Em seguida retire as sementes, raspando com uma colher. Reserve.


Passo 2

Da mesma forma, retire as sementes do pimentão e corte-o em pedaços pequenos.


Passo 3

Leve uma panela ao fogo com a pimenta dedo de moça, o pimentão, as pimentas biquinho e cubra com a sidra.


Passo 4

Quando levantar fervura, adicione o açúcar, o suco e as raspas de limão.


Passo 5

Mexa bem para dissolver o açúcar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos, até atingir o ponto de geleia, mexendo de vez em quando.


Passo 6

Quando estiver pronta, retire do fogo e deixe esfriar antes de armazenar em um pote de vidro esterilizado.


Informações Adicionais

Para conservar melhor sua geleia de pimenta você deve despejá-la em vidros esterilizados, com tampa de metal, logo após o seu preparo. Quando estiver fria, tampe o vidro e leve-o ao fogo, de cabeça para baixo, em uma panela com água.

Ferva por 45 minutos e em seguida deixe esfriar completamente, ainda dentro da panela. Desta forma sua geleia vai durar, no vidro fechado, por até 60 dias. Depois de abrir mantenha na geladeira.

Combinações

A combinação de geleia de pimenta com frutas também fica muito saborosa. Confira essas ideias.

Geleia de pimenta com abacaxi

Corte 1 abacaxi em cubinhos e em seguida leve ao fogo com 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de café de água e 2 pimentas dedo de moça sem sementes.

Cozinhe em fogo baixo e mexa de vez em quando, até ficar no ponto de geleia.

Geleia de pimenta com maçã

Lave muito bem 500 g de maçãs. Elas serão usadas com casca. Em seguida, retire as sementes e corte as maçãs em pedaços pequenos. Leve ao fogo em uma panela com ½ litro de água, 2 pimentas dedo de moça e 1 xícara de chá de açúcar.

Deixe cozinhar até que as maçãs comecem a se dissolver. Junte o vinagre e então cozinhe por mais alguns minutos, até adquirir a consistência desejada.

Geleia de pimenta fit

Para uma receita menos calórica para ser consumida sem culpa substitua o açúcar por adoçante culinário, do tipo que pode ir ao fogo.

Dúvidas

Onde usar geleia de pimenta?

Como dissemos lá no começo do post, a geleia de pimenta pode acompanhar os mais variados pratos de carne e também de peixe.

Você pode também dar mais vida a uma simples salada, adicionando uma colher de geleia de pimenta ao molho vinagrete.

Servida com o seu hambúrguer favorito, vai transformá-lo num hambúrguer gourmet. As possibilidades são infinitas.

Geleia de pimenta é doce ou salgada?

Embora seja um acompanhamento para pratos salgados, a geleia de pimenta é uma receita doce. Quem gosta do sabor agridoce e também apimentado vai se encantar com essa compota.

Geleia de pimenta é saudável?

A pimenta tem inúmeras qualidades nutricionais. Ela ajuda a controlar as taxas de colesterol e triglicerídeos e também regular a pressão arterial.

Geleia de pimenta pode ficar fora da geladeira?

A geleia de pimenta pode ser conservada por até 20 dias na geladeira. Também pode ser congelada por até 6 meses.

O que combina com geleia de pimenta?

geleia de pimenta combina com quase tudo: de carnes e aves, passando por peixes e saladas. E, se você for uma pessoa ousada, que tal experimentar com sorvete ou bolo?

O que fazer quando a geleia de pimenta fica muito ardida?

O grande segredo para uma geleia de pimenta mais saborosa e equilibrar o doce do açúcar com o sabor picante da pimenta. Para ajudar nessa tarefa, o ideal é retirar as sementes da pimenta. Assim vai ficar ardida na medida certa.

Grávida pode comer geleia de pimenta?

Não há contraindicações para que gestantes consumam geleia de pimenta, porém, na dúvida, é sempre melhor conversar com seu médico.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas