Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Morango

Geleia de Morango

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

99


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Morango

Hoje temos por aqui Geleia de Morango que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

No Brasil, a época da safra de morangos é de Abril a Outubro. Com o avanço das técnicas de cultivo, atualmente pode-se encontrar morangos o ano inteiro em praticamente todas as regiões.

Hoje vamos ver como fazer uma geleia de morango natural, sem conservantes artificiais e 100% caseira. São apenas 3 ingredientes num passo a passo muito simples que você confere abaixo.


Ingredientes Para Geleia de Morango

  • 300 g de morangos
  • 125 g de açúcar
  • suco de meio limão

Como Fazer Geleia de Morango


Passo 1

Comece lavando e limpando os morangos. Remova o caule, as partes brancas e quaisquer áreas machucadas ou deterioradas. Em seguida corte-os ao meio ou em quatro partes se forem grandes.


Passo 2

Coloque os morangos em uma panela, cubra com o açúcar e regue com o caldo de limão.


Passo 3

Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos. Mexa de vez em quando.


Passo 4

Por fim, amasse os morangos com um garfo e cozinhe por mais 10 minutos, ou até que adquiram a consistência de uma geleia mais líquida. Não deixe ficar muito espessa, porque engrossa um pouco mais depois que esfria.


Informações Adicionais

Se você gosta do sabor mais ácido, use um limão inteiro na sua receita. Para saber se a sua geleia de morango está no ponto certo pegue com a colher e deixe cair: se escorrer muito rápido cozinhe um pouco mais, se não cair ou cair muito devagar, passou do ponto. Nesse caso acrescente um pouquinho de água.

Combinações

Geleia de morango com morango congelado

A geleia de morango feita com a fruta congelada não fica tão saborosa quanto com a fruta fresca, mas se você só tiver essa opção descongele antes e use a mesma proporção da receita original.

Geleia de morango com chia

Para fazer geleia de morango com chia basta acrescentar 1 colher de sopa deste grão à geleia na fase final de cozimento. Porém, neste caso, deixe a geleia mais líquida porque a chia também tem poder gelificante.

Geleia de morango com pimenta

Se você gosta do sabor picante da pimenta tem que experimentar essa combinação e “gourmetizar” sua receita de geleia de morango. É só acrescentar uma ou duas pimentas dedo de moça sem sementes à receita e fazer sucesso. O modo de preparo é o mesmo.

Geleia de morango fit

Essa receita de geleia de morango já tem uma quantidade bem pequena de calorias e carboidratos mas se você quer reduzir ainda mais ou tem restrição ao açúcar é só substituí-lo por adoçante culinário que possa ir ao fogo na proporção recomendada pelo fabricante.

Dúvidas

O que combina com geleia de morango?

A resposta é TUDO! Bem, não exatamente tudo. Giló com geleia de morango, por exemplo, não parece uma combinação muito boa. Mas pudins, bolos e sorvetes certamente ficarão muito mais saborosos com uma generosa porção dessa compota.

O que tira a acidez da geleia de morango?

Se você acha que a geleia de morango é um pouco ácida para o seu paladar experimente adicionar ½ colher de café de bicarbonato de sódio minutos antes de terminar o preparo.

Geleia de morango não amarga?

O morango não é uma fruta amarga ou que tenha partes amargas, como a parte branca de laranjas e limões, por exemplo, e por isso a geleia de morango não amarga.

Geleia de morango é saudável?

O morango é uma fruta rica em antioxidantes que, entre outras coisas, ajudam a combater o envelhecimento da pele e a prevenir doenças cardiovasculares. Por este motivo, podemos considerar a geleia de morango saudável, porém você deve levar em consideração que não está consumindo a fruta in natura com todas as suas propriedades preservadas. Considere também a quantidade de açúcar presente no preparo.

Geleia de morango é processado ou ultraprocessado?

A geleia de morango caseira não passa por nenhum desses processos industriais de processamento de alimentos, sendo, portanto, 100 % natural.

Geleia de morango pode ficar fora da geladeira?

Se acondicionada de forma apropriada em vidros esterilizados e fechados a vácuo a geleia de morango pode ser conservada por até 60 dias fora da geladeira.

Geleia de morango pode ser congelada?

Embora preparar a geleia de morango com a fruta congelada vai interferir no seu sabor, congelar a geleia feita com a fruta natural não muda a sua qualidade. Pode ser mantida no congelador por até 6 meses.

Grávida pode comer geleia de morango?

Quando se trata de frutas, não há restrições para gestantes. O cuidado, como sempre, e para todas as pessoas, é higienizar muito bem os morangos antes do preparo da receita.

Confira: Geleia de Pimenta




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas