Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Mocotó

Geleia de Mocotó

PREPARO

160 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

200


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Mocotó

Hoje temos por aqui Geleia de Mocotó que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 160 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

A geleia de mocotó é feita a partir do colágeno presente na cartilagem e osso da pata de bois e vacas. Segundo alguns historiadores, receita semelhante já era conhecida nos países asiáticos, sendo amplamente consumida pelos guerreiros samurais devido ao seu alto valor energético.

A geleia de mocotó foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, sendo considerado um prato típico da cidade de Ibirapuã, no extremo sul da Bahia. Confira agora a receita e todos os segredos para preparar essa saborosa iguaria.


Ingredientes Para Geleia de Mocotó

  • 1 mocotó de boi grande
  • 1kg de açúcar
  • Água o suficiente para cozinhar
  • 1 colher de chá de cravo da índia moído
  • suco de 2 limões grandes

Como Fazer Geleia de Mocotó


Passo 1

Em primeiro lugar lave bem o mocotó de boi. Coloque em uma bacia com água suficiente para cobrir e em seguida junte o suco de limão.


Passo 2

Deixe descansar por 5 minutos, escorra e enxague com água fria. Agora você está pronto para continuar. Em seguida corte o mocotó o mais fino que você puder.


Passo 3

Coloque na panela de pressão. Depeje água até cobrir e então leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 1 hora.


Passo 4

O mocotó deve ficar bem cozido, até que a carne se solte dos ossos. Se for necessário cozinhe mais um pouco, completando com mais água se for necessário.


Passo 5

Quando estiver bem cozido, passe o mocotó por uma peneira para coar todos os ossinhos que se soltaram.


Passo 6

Coloque esse caldo no liquidificador e bata bem. Em seguida despeje de volta na panela. Adicione o açúcar e o cravo da índia moído e então leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.


Passo 7

Despeje a mistura em uma forma refratária levemente molhada. Deixe esfriar completamente e então leve à geladeira por pelo menos 1 hora para terminar de firmar.


Informações Adicionais

A geleia de mocotó, por si só, é bastante apreciada por muitas pessoas, mas você pode incrementar ainda mais essa receita com as nossas sugestões.

Combinações

Geleia de mocotó com banana

Na hora de bater o caldo do mocotó no liquidificador acrescente 2 bananas nanicas. O restante do preparo segue igual.

Geleia de mocotó com leite condensado

Se uma coisa é boa, com leite condensado fica ainda melhor, não é mesmo? Para a nossa receita, adicione 1 lata de leite condensado nos minutos finais do cozimento da geleia de mocotó.

Geleia de mocotó com canela

Para dar ainda mais sabor à sua geleia de mocotó adicione 1 colher de chá de canela em pó à receita. Fica uma delícia.

Dúvidas

Pode dar geleia de mocotó para cachorro?

Você pode preparar uma geleia especial para o seu cachorro, porém somente com o mocotó. Não acrescente nenhum outro ingrediente. Os animais não podem comer a mesma coisa que os humanos. Na dúvida consulte sempre um veterinário.

Geleia de mocotó é saudável?

O colágeno presente na geleia de mocotó ajuda na manutenção da elasticidade da pele, prevenindo rugas e o envelhecimento precoce. O colágeno também é parte fundamental da composição de unhas e cabelos.

Geleia de mocotó é boa para anemia?

O tipo mais comum de anemia é aquela causada por deficiência de ferro. Apesar de ser um alimento de alto valor nutricional, o mocotó é pobre em ferro, então o consumo de geleia de mocotó não causa impacto na prevenção ou tratamento desse tipo de anemia.

Geleia de mocotó é boa para diarreia?

A gelatina proveniente da geleia de mocotó é capaz de absorver água e fluidos em geral. Porém o açúcar é contra indicado nos casos de diarreia. Sendo assim, é melhor evitar consumir geleia de mocotó e qualquer outro alimento doce nessa situação.

Geleia de mocotó pode dar para bebê?

Depende da idade. Desde que seja a geleia de mocotó caseira, 100 % sem conservantes, não há contra indicação ao seu consumo por crianças. Porém fique atento à quantidade, porque como todo alimento, principalmente os açucarados, o excesso é prejudicial. Converse sempre com o pediatra.

Grávida pode comer geleia de mocotó?

Não há contra indicações na ingestão de geleia de mocotó por gestantes. No entanto, na dúvida sempre consulte o seu médico.

Geleia de mocotó tem colágeno?

A geleia de mocotó é um alimento riquíssimo em colágeno, além de outros minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.

Geleia de mocotó engorda?

O colágeno e outros nutrientes da geleia de mocotó por si só não causam aumento de peso, porém se consumida em excesso o açúcar presente na receita pode levar ao ganho de alguns quilos extras.

Geleia de mocotó prende o intestino?

A gelatina elaborada a partir do colágeno tem a capacidade de absorver líquidos mas colabora com o bom trânsito intestinal, não causando, por isso, prisão de ventre.

Geleia de mocotó é boa para quê?

A geleia de mocotó pode ser um excelente complemento nutricional, atuando para o bom funcionamento do organismo de um modo geral, além de contribuir para o fortalecimento de unhas e cabelos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas