Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Laranja

Geleia de Laranja

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

18


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Laranja

Hoje temos por aqui Geleia de Laranja que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

O Brasil produz cerca de 20 milhões de toneladas de laranja por ano, juntamente com limão e tangerina. Por ser uma fruta que dá o ano inteiro, é bastante apreciada, para consumo in natura, na forma de suco e também compotas. Hoje trazemos uma receita de geleia de laranja que você faz em pouquíssimo tempo e que pode acompanhar uma bela torre de panquecas doces, por exemplo.


Ingredientes Para Geleia de Laranja

  • 1 litro de suco de laranja natural
  • 200 ml de suco de maçã (opcional)
  • 800 g de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de agar agar
  • 1 pitada de açafrão

Como Fazer Geleia de Laranja


Passo 1

Primeiramente aqueça o suco de laranja, o suco de maçã e o açúcar em uma panela grande.


Passo 2

Assim que esta mistura estiver quente, adicione o açafrão e o agar agar. Misture bem até dissolver o agar agar e o açúcar por completo.


Passo 3

Abaixe o fogo e deixe ferver suavemente por 15 minutos, mexendo de vez em quando.


Passo 4

Vá retirando a espuma que se formar na superfície com o auxílio de uma colher.


Passo 5

Quando sua geleia estiver no ponto desejado, apague o fogo e deixe amornar antes de guardar em potes de vidro bem fechados.


Informações Adicionais

Nesta receita de geleia de laranja indicamos o uso de açúcar mascavo e de açafrão para intensificar a cor, mas você pode usar o açúcar refinado comum. O açafrão é opcional.

Combinações

Geleia de laranja com casca no liquidificador

Se você quiser fazer sua geleia também com as cascas de laranja, adicionando mais fibras à receita, precisa tomar alguns cuidados.

Descasque com uma faca afiada mas não aprofunde o corte para que a casca fique com a menor quantidade da parte branca possível. Em seguida cubra as cascas com água, adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e ferva por 5 minutos.

Bata no liquidificador, coe em uma peneira fina e coloque para cozinhar com os outros ingredientes da receita.

Geleia de laranja com pimenta

O aroma e a ardência da pimenta dedo de moça transforma sua geleia de laranja em uma opção perfeita para acompanhar queijos e embutidos, além de peixes grelhados e frutos do mar! Para isso pique miudinho 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e cozinhe junto dos outros ingredientes.

Geleia de laranja maracujá

Quer dar ainda mais sabor à sua geleia de laranja? Acrescente a polpa de 1 maracujá à receita e mais ½ xícara de chá de açúcar.

Dúvidas

Qual o tipo de laranja para fazer geleia?

Para fazer geleia de laranja você pode usar qualquer variedade, exceto a laranja lima por ter um sabor muito suave que pode deixar a geleia sem graça.

Como tirar o amargo da geleia de laranja?

Para que a sua geleia de morango não amargue, depois de descascá-las e cortá-las, retire completamente o miolo branco que elas têm no centro. Se você não tomar este cuidado sua geleia poderá ficar amarga e neste caso não há o que fazer.

Geleia de laranja é bom para gripe?

A laranja é uma das frutas com o mais alto teor de vitamina C. Esta vitamina ajuda a aumentar a imunidade do organismo e pode auxiliar na recuperação de gripes e resfriados.

Geleia de laranja é saudável?

Consumir frutas é muito benéfico para o organismo, de um modo geral. Porém dê preferência às frutas in natura.

Geleia de laranja pode ser congelada?

Congele sua geleia de laranja sem perder o sabor por até 6 meses em embalagens apropriadas para congelamento.

O que pode ser feito com a casca da laranja?

Para aproveitar a casca de laranja você pode adicioná-la à receita de geleia de laranja, tomando os cuidados que listamos acima.

Pode também fazer um saboroso doce de laranja cristalizada: corte as cascas de laranja em tirinhas finas e reserve. Leve uma panela ao fogo com açúcar e água e deixe ferver até o ponto de fio. Despeje as cascas de laranja e mexa com uma colher de pau até açucarar.

Em seguida despeje numa superfície untada com margarina e separe as tirinhas com o auxílio de uma espátula. Espere esfriar e guarde em potes bem fechados.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas