Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Jabuticaba

Geleia de Jabuticaba

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

33


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Jabuticaba

Hoje temos por aqui Geleia de Jabuticaba que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

A geleia de jabuticaba é obtida através do cozimento da fruta com conservantes para aumentar sua durabilidade. Esses conservantes podem ser naturais ou artificiais.

Para fazer geleia de jabuticaba basta acrescentar alguns ingredientes à fruta e levar ao fogo pelo tempo correto. Confira tudo a seguir.


Ingredientes Para Geleia de Jabuticaba

  • 500 g de jabuticaba
  • 1/2 litro de água
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar demerara

Como Fazer Geleia de Jabuticaba


Passo 1

Para começar, lave muito bem as jabuticabas. Em seguida descasque-as e coloque a polpa e as cascas numa panela grande.


Passo 2

Cozinhe suavemente em fogo baixo (não é necessário adicionar água), mexendo regularmente para que não grude na panela.


Passo 3

Quando a jabuticaba estiver bem mole e a carne tiver se desprendido das sementes, tire a panela do fogo e passe a mistura por uma peneira para separar as cascas e as sementes.


Passo 4

Volte o líquido coado à panela, desta vez com o açúcar. Ferva a mistura de frutas e açúcar até que o açúcar se dissolva.


Passo 5

Continue cozinhando até a geleia engrossar. Isso geralmente leva cerca de 20 minutos.


Passo 6

Retire do fogo, espere amornar e despeje a mistura em frascos limpos e secos, fechando bem quando a geleia de jabuticaba estiver totalmente fria.


Informações Adicionais

Aperte bem as cascas cozidas da jabuticaba de encontro à peneira com o auxílio de uma colher para intensificar a cor da geleia.

Combinações

Geleia de jabuticaba no liquidificador

Se você preferir pode bater as jabuticabas no liquidificador antes de começar a preparar a geleia. Coe o líquido antes de colocar na panela.

Geleia de jabuticaba diet

Para uma versão diet dessa receita de geleia de jabuticaba substitua o açúcar demerara por xilitol.

Geleia de jabuticaba com casca

A casca da jabuticaba é bem dura, então mesmo cozida a textura não é muito agradável. Por isso, recomendamos peneirar a mistura.

Dúvidas

O que fazer para a geleia de jabuticaba não ficar amarga?

Se você usar o liquidificador para fazer a sua geleia de jabuticaba, certifique-se de usar na função pulsar para não triturar as sementes. Caso contrário sua geleia pode ficar ligeiramente amarga.

Como tirar o amargo da geleia de jabuticaba?

Se a sua geleia de jabuticaba estiver amarga, não há o que fazer. Mas isso só vai acontecer se você não seguiu a dica acima.

O que fazer quando a geleia de jabuticaba passar do ponto?

Se por acaso a sua geleia de jabuticaba cozinhar um pouco a mais não se preocupe, é só acrescentar um pouquinho mais de água e deixar ferver novamente.

Pode congelar geleia de jabuticaba?

A geleia de jabuticaba pode ser congelada por um prazo de até 6 meses. Na hora de consumir, retire com antecedência e deixe descongelar em temperatura ambiente.

Geleia de jabuticaba é bom para quê?

A jabuticaba é uma fruta rica em vitaminas, principalmente a vitamina C e outros compostos que auxiliam no combate aos radicais livres, devido à sua ação antioxidante. Também ajuda a evitar rugas e flacidez da pele.

Geleia de jabuticaba é saudável?

Incluir geleia de jabuticaba na sua dieta é uma maneira de trazer os benefícios da fruta para o seu dia a dia.

Geleia de jabuticaba é bom para gripe?

Como toda fruta rica em vitamina C a jabuticaba pode ajudar nos processos gripais, porém nunca pode ser considerada como um remédio. Lembre-se sempre de consultar seu médico.

Confira: Geleia de Morango




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas