Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Goiaba

Geleia de Goiaba

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Goiaba

Hoje temos por aqui Geleia de Goiaba que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

Você só precisa de alguns ingredientes e um pouco de paciência para fazer uma deliciosa geleia de goiaba. Tudo que você precisa são 5 ingredientes simples para fazer esta deliciosa receita de geleia de goiabada.

Goiabas maduras e suculentas, transformadas em um delicioso creme para comer com torradas, biscoitos, panquecas. ou sobre uma generosa fatia de queijo. Na verdade, a geleia de goiaba vai bem com tudo e é uma receita que você deve salvar nas suas favoritas.


Ingredientes Para Geleia de Goiaba

  • 8 goiabas grandes bem maduras
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 limão
  • 3 xícaras de chá de açúcar
  • 1 pitada de açafrão

Como Fazer Geleia de Goiaba


Passo 1

Em primeiro lugar lave as goiabas e corte em pedaços pequenos.


Passo 2

Coloque em uma panela, cubra com água e leve para ferver por uns 20 minutos ou até começarem a se desmanchar.


Passo 3

Em seguida amasse as goiabas com um garfo e passe por uma peneira para tirar as sementes e a casca.


Passo 4

Agora volte esse suco, que deve render umas 4 xícaras de chá, para a panela. Adicione o suco de limão, o açúcar e o açafrão e misture bem.


Passo 5

Leve a panela novamente ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 30 a 40 minutos, até começar a ferver.


Passo 6

Quando estiver fervendo é importante mexer sem parar para evitar que a geleia endureça.


Passo 7

Não cozinhe demais, porque ela tende a endurecer um pouco mais quando esfria. Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de armazenar em potes de vidro com tampa.


Informações Adicionais

Quanto mais maduras estiverem as goiabas, melhor porque ficam mais doces e nesse caso você pode até mesmo reduzir a quantidade de açúcar obtendo um doce ainda mais saudável.

O açafrão é opcional mas ele dá uma cor e um sabor realmente especial a esta geleia de goiaba;

Combinações

Geleia de goiaba fit

Para preparar uma deliciosa geleia de goiaba fit substitua o açúcar pelo seu adoçante culinário favorito e adicione 1 colher de sopa de chia minutos antes de tirar a geleia do fogo. Isso vai acrescentar fibras à sua receita, tão importantes para uma dieta fit.

Geleia de goiaba diet

A recomendação para preparar geleia de goiaba diet é a mesma para a geleia de goiaba fit. A chia, nesse caso, é opcional.

Geleia de goiaba com pimenta

Para dar aquele toque especial e levemente picante à sua geleia de goiaba, adicione uma ou duas pimentas dedo de moça sem sementes picadinhas. Se você colocar no começo do cozimento o sabor fica mais pronunciado e se colocar no final fica mais suave.

Dúvidas

Como engrossar geleia de goiaba?

Para que a sua geleia de goiaba fique no ponto certo você pode usar ácido cítrico. Mas o jeito mais fácil e econômico é usar a pectina presente em frutas ácidas como o limão, por exemplo.

Como saber o ponto da geleia de goiaba?

O ponto certo é quando você levanta a colher com uma porção de geleia de goiaba e ela escorre num fio grosso. Se você deixar muito mais tempo ela pode ficar grossa demais depois que esfriar.

Como conservar geleia de goiaba?

As geleias e compotas, de um modo geral, devem ser guardadas em potes de vidro fechados a vácuo. Dessa forma ficam boas para consumo por até 2 meses.

Pode congelar geleia de goiaba?

A geleia de goiaba pode ser congelada sem problemas por até 6 meses. Uma boa ideia é despejar em forminhas de gelo. Quando estiverem sólidas, transfira para outra vasilha ou saquinho plástico e mantenha no congelador. Assim você sempre terá porções individuais que descongelam rápido para o seu café da manhã, por exemplo.

Geleia de goiaba não amarga?

A geleia de goiaba não amarga porque nem a polpa, nem a casca ou mesmo as sementes da goiaba têm sabor amargo.

Geleia de goiaba é bom para pressão alta?

Os nutrientes presentes na goiaba ajudam o organismo a equilibrar as quantidades de sódio e potássio, dessa forma contribuindo para diminuir a pressão arterial.

Geleia de goiaba é bom para gripe?

A goiaba é uma fruta em vitamina C, que pode ajudar nos estados gripais. Contudo não é um remédio e nossa recomendação é sempre procurar um médico.

Geleia de goiaba é saudável?

Como todo alimento caseiro, 100% livre de ingredientes industrializados, a geleia de goiaba é um alimento bastante saudável. Mas não exagere no consumo por causa do açúcar.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas