Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Figo

Geleia de Figo

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Figo

Hoje temos por aqui Geleia de Figo que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de geleia de figo

A geleia de figo é um prato super especial que agrada a maioria das pessoas. Mesmo quem não é muito fã da fruta pode gostar bastante dela por conta do seu toque açucarado. Além disso, há várias combinações possíveis, como geleia de figo com nozes, com pimenta ou com maçã, por exemplo.

E o melhor de tudo: seu preparo é muito fácil e prático. Você não precisa ser um expert na cozinha para preparar uma deliciosa geleia de figo. Além do mais, essa iguaria é ideal para um café da manhã ou para o lanche da tarde. Então, veja abaixo uma receita completa e mais informações sobre esse doce.

Confira: Geleia de Limão Siciliano


Ingredientes Para Geleia de Figo

  • 1 /2 kg de figos (eles precisam estar maduros e descascados);
  • 1 /4 de uma xícara de chá de água;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • E ainda 3 fatias de limão descascadas.

Como Fazer Geleia de Figo


Passo 1

Lave bem os figos e descasque-os; Coloque a água para ferver em uma panela;


Passo 2

Em seguida, acrescente o açúcar e deixe ferver por 5 minutos, sempre mexendo bem; Acrescente agora os figos e as fatias de limão;


Passo 3

Deixe cozinhando até os figos ficarem transparentes; Isso demora em torno de 20 minutos;


Passo 4

Por fim, retire as fatias de limão, coloque a geleia nos recipientes e leve para a geladeira; Deixe esfriar (esse processo pode demorar mais do que 3 horas).


Informações Adicionais

  • É importante mexer bem a geleia durante o cozimento para a mistura ficar homogênea e pegar o sabor da fruta e do limão;
  • Dê preferência para recipientes de vidro;
  • Você pode ainda colocar em um único pote de vidro;
  • Feche bem os recipientes antes de levar para a geladeira;
  • Inicialmente, a geleia parecerá muito mole. Mas ela fica consistente conforme vai esfriando;
  • Utilize figos perfeitos, ou seja, nem muito verdes e nem muito maduros.

Combinações

Geleia de figo com nozes

Para essa incrível combinação, acrescente 200 gramas de nozes moídas na hora do cozimento dos ingredientes. Você pode triturar as nozes no liquidificador. Se preferir, é possível ainda misturar todos os ingredientes e bater tudo no liquidificador, até ficar uma mistura homogênea.

Geleia de figo com maçã

Aqui você vai precisar de um ralador. Depois, é só seguir esses passos:

  • Separe 2 maçãs, retire a casca e o miolo e rale na parte mais grossa do ralador;
  • Feito isso, acrescente as maçãs raladas junto com os outros ingredientes e leve ao fogo;
  • Assim, sua geleia de figo terá um toque especial e um sabor extra de maçã;
  • Se preferir, você pode ainda deixar pedacinhos um pouco maiores da fruta.

Geleia de figo com pimenta

A pimenta dá um toque mais sofisticado à geleia e uma sensação mais picante. Dessa forma, utilize pimenta à gosto. O importante é retirar as sementes e a membrana que a reveste. Depois, corte a pimenta em pedacinhos e leve ao fogo junto com os figos, o açúcar, o limão e a água.

Geleia de figo com baunilha

Acrescente uma fava de baunilha, cortada ao meio e deixe cozinhar com os outros ingredientes. Nesse caso, antes de levar a geleia para a geladeira, retire a fava de baunilha. Se preferir, dá também para utilizar extrato natural de baunilha à gosto.

Dúvidas frequentes

Geleia de figo é saudável?

O figo é uma fruta que apresenta diversos benefícios. Ele previne alguns tipos de câncer, controla a pressão arterial e ainda faz bem para o funcionamento do intestino. A geleia em si, no entanto, deve ser consumida com prudência por diabéticos, por conta do açúcar. Se esse for seu caso, substitua o açúcar por adoçante dietético.

Geleia de figo pode ser congelada?

É possível congelar a geleia de figo desde que você espere esfriar primeiro e armazene ela em potes próprios para isso. Dê preferência para potes de vidros esterilizados. Mas, atenção, pois o ideal é deixar a geleia no máximo alguns meses no congelador.

O que combina com geleia de figo?

A geleia de figo é ideal para o café da manhã. Isso porque ela não é pesada e combina bem com a primeira refeição do dia. Por outro lado, esse doce também é ótimo para aquele lanche da tarde, especialmente para pessoas que gastam bastante energia no trabalho.

O figo em si dá muita disposição e é um aliado importante para repor as energias gastas. Por fim, você pode usar essa geleia em pães ou ainda em biscoitos salgados, por exemplo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas