Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Ameixa

Geleia de Ameixa

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

20 Porções


FAVORITOS

5


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Ameixa

Hoje temos por aqui Geleia de Ameixa que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 20 Porções e é muito simples de fazer...

Se você é fã de geleias, pode encontrar no mercado alguns sabores, normalmente de frutas vermelhas como uva e morango. Sabores diferentes como ameixa são mais difíceis de encontrar, e muitas vezes são classificadas como “gourmet” aumentando muito o preço. Então, que tal fazer a sua própria geleia de ameixa?


Ingredientes Para Geleia de Ameixa

  • 650 g de ameixas
  • 350 g de açúcar
  • 1 limão

Como Fazer Geleia de Ameixa


Passo 1

Comece lavando muito bem as ameixas porque elas serão usadas com a casca, mesmo.


Passo 2

Em seguida corte-as em pedaços, retirando o caroço.


Passo 3

Coloque em uma panela com o açúcar, a água e o suco do limão.


Passo 4

Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, durante cerca de 40 minutos.


Passo 5

A cada vez que mexer a geleia, procure amassar as ameixas com a colher para que elas se dissolvam.


Informações Adicionais

Uma das maiores vantagens de fazer geleia em casa é que você sabe exatamente o que está colocando na sua receita. Ela não tem conservantes nem corantes artificiais e por isso são mais saudáveis.

A ameixa é uma fruta tão delicada que você nem precisa descascar para fazer a geleia, assim aproveitando melhor os nutrientes.

Você pode usar qualquer tipo de ameixa na sua receita, sendo as amarelas as mais doces. Nesse caso, regule a quantidade de açúcar.

Combinações

Geleia de ameixa em calda

Você quer fazer geleia de ameixa mas só tem ameixa em calda? Tudo bem. Vamos lá:

bata no liquidificador 1 lata de ameixa em calda escorrida (lembre-se de tirar os caroços), juntamente com 2 maçãs sem casca. Leve ao fogo com o suco de 1 limão e cozinhe até engrossar e dar ponto de geleia.

Geleia de ameixa seca

Também é possível fazer geleia de ameixa com ameixa seca. Coloque 2 xícaras de ameixas secas picadas em um recipiente e cubra com água. Deixe hidratar por pelo menos 2 horas. Depois disso escorra e leve ao fogo com o suco de 2 laranjas. Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até ficar dar ponto.

Geleia de ameixa diet

Escolha ameixas bem maduras para fazer geleia de ameixa diet. Leve duas xícaras de chá de ameixas amarelas bem maduras, picadas em pedaços bem pequenos, ao fogo baixo. Junte ¼ de xícara de chá de água e cozinhe até o ponto desejado. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Dúvidas

Como tirar o azedo da geleia de ameixa?

Segundo os chefs de cozinha, o sal é inimigo do azedo e do amargo. Assim, adicione uma pitada de sal na sua receita de geleia de ameixa para amenizar o sabor azedo e realçar o doce.

Geleia de ameixa é bom para o intestino?

A ameixa é uma fruta rica em fibras, que melhora a absorção da água no organismo, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

Geleia de ameixa pode ser congelada?

Desde que embalada em recipientes adequados parra congelamento, você pode conservar sua geleia de ameixa por até 6 meses no freezer ou congelador.

Geleia de ameixa pode dar para bebê?

Existe idade certa para introduzir cada alimento na dieta do bebê. Nutricionistas recomendam que a ameixa seja oferecida a partir dos 9 meses.

Geleia de ameixa pode ficar fora da geladeira?

Se você guardar sua geleia de ameixa em potes de vidro esterilizados e fechados a vácuo pode conservá-la fora da geladeira por até 2 meses. Para isso, assim que a geleia estiver pronta encha os potes até a boca, feche e vire de cabeça para baixo. Espere esfriar completamente antes de voltar o vidro à posição correta.

Geleia de ameixa pode ser consumida em jejum?

Desde que você não coma só a geleia, pode sim. Uma sugestão é passar em torradas ou panquecas, ou ainda misturar com iogurte.

Geleia de ameixa pode ser consumida por diabéticos?

A ameixa é uma fruta que deve ser consumida com moderação por pessoas com diabetes por conter grande quantidade de açúcar. Se você estiver nessa condição, não adicione açúcar na sua geleia e consuma com moderação. Na dúvida siga sempre a orientação do seu médico ou nutricionista.




2 thoughts on “Geleia de Ameixa”
  1. María EULALIA LIMA DE JESUS disse:

    Viu fazer para vê se melhora minha prisão de ventre ,intestino preso preguiçoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas