Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Acerola

Geleia de Acerola

PREPARO

90 Minutos


RENDIMENTO

30 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Acerola

Hoje temos por aqui Geleia de Acerola que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 90 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 30 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de geleia de acerola

Para quem gosta desta fruta, aqui vai uma receita muito saborosa de geleia de acerola. Essa iguaria é incrível, trazendo todo o sabor da fruta em uma geleia 100% caseira. Assim, este é um doce que serve como um ótimo acompanhamento, principalmente para pães.

Além do mais, ele é extremamente nutritivo e você pode fazer inúmeras variações com esse prato. Então, para aquele café da manhã especial ou para um lanche reforçado, veja todos os detalhes de como fazer uma geleia de acerola.

Confira: Geleia de figo


Ingredientes Para Geleia de Acerola

  • 1 xícara e meia de chá de açúcar cristal;
  • 2 xícaras de chá de água filtrada;
  • 1 colher de sopa de limão espremido;
  • 1 kg de acerola.

Como Fazer Geleia de Acerola


Passo 1

Lave bem as acerolas; Leve a fruta para cozinhar na água (não precisa tirar a casca e nem o cabinho);


Passo 2

Utilize uma panela alta, pois o cozimento gerará espuma; Em seguida, deixe cozinhar por cerca de 40 minutos;


Passo 3

Retire as acerolas da panela e passe-as em um espremedor de batatas; Conforme elas vão amassando, retira apenas a poupa da fruta;


Passo 4

Agora coloque no fogo novamente, acrescentando o açúcar; Coloque também o suco de limão e deixe cozinhar por mais meia hora;


Passo 5

Quando a massa ficar brilhante, retire do fogo; Coloque a geleia de acerola em recipientes limpos e leve para a geladeira; Por fim, depois de esfriar, você já pode saborear essa iguaria.


Informações Adicionais

  • Ao colocar a fruta para cozinhar e depois acrescentar o açúcar, fique de olho pois a mistura levantará uma espuma. Isso é normal, mas é preciso ter cuidado para não transbordar da panela;
  • Fique mexendo em boa parte do tempo, pois isso ajuda na mistura homogênea dos ingredientes;
  • Depois do cozimento, ainda quente, a geleia terá uma consistência bem mole. Mas não se preocupe, pois ela vai ficar mais consistente após esfriar;
  • Por fim, de preferência para potes de vidros esterilizados para colocar a geleia. Coloque em pequenas porções para facilitar na hora do consumo.

Combinações

Geleia de acerola com laranja

Para fazer uma geleia de acerola com um toque de laranja, substitua a água por suco de laranja. Nesse caso, você vai precisar do suco de, mais ou menos, dez laranjas. O modo de preparo não muda muito, porém há uma outra forma de fazer esse tipo de geleia. Dessa forma, é possível bater no liquidificador o suco de laranja com as acerolas.

Geleia de acerola com gengibre

Junto com a acerola, o açúcar e o suco de limão, leve ao fogo cerca de 200 gramas de gengibre. Depois do cozimento, a raiz vai ficar bem mole. O importante é que o gostinho dele já estará na geleia. Assim, você pode retirar o que sobrou do gengibre. Se precisar, use uma peneira.

Geleia de acerola diet

Para uma geleia de acerola diet, elimine o açúcar dos ingredientes e o substitua por 2 copos de adoçante dietético. Nesse caso, primeiro bata as acerolas no liquidificador, leve ao fogo e vá acrescentando o adoçante, mexendo até ficar no ponto.

Geleia de acerola com maçã

Ao colocar os ingredientes ao fogo, adicione também maçãs raladas, sem casca e sem o miolo. Dessa forma, 1 ou 2 frutas já são suficientes para dar aquele gostinho especial. Se preferir, você pode bater as acerolas no liquidificador antes de colocar para cozinhar. Isso fica a seu critério.

Dúvidas frequentes

Geleia de acerola é saudável?

A acerola é uma fruta rica em vitaminas A, B e C. Assim, ela ajuda na regulação da quantidade de açúcar no sangue. Além disso, ainda ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Junto destas características, ela tem poucas calorias, sendo um prato muito saudável. Para os diabéticos, no entanto, o açúcar é prejudicial. Nesse caso, é preferível optar pela geleia de acerola diet.

Geleia de acerola pode ser congelada?

A geleia de acerola pode ficar no congelador por alguns meses. Mas, para isso, é importante colocá-la em potinhos próprios para isso. Outro detalhe importante é que esse doce só deve ser colocado no congelador após esfriar na geladeira. Jamais congele ele ainda quente.

O que combina com geleia de acerola?

A geleia de acerola é uma iguaria que combina muito com um café da manhã ou ainda um lanchinho da tarde. Em outras palavras, ela é ótima para ser consumida com pães, outros condimentos e biscoitos, por exemplo.

Este doce também é um acompanhamento ideal para quem está esperando visitas, pois seu custo-benefício é enorme. Além, claro, de ser extremamente saborosa e nutritiva.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas