Informações Adicionais
- Ao colocar a fruta para cozinhar e depois acrescentar o açúcar, fique de olho pois a mistura levantará uma espuma. Isso é normal, mas é preciso ter cuidado para não transbordar da panela;
- Fique mexendo em boa parte do tempo, pois isso ajuda na mistura homogênea dos ingredientes;
- Depois do cozimento, ainda quente, a geleia terá uma consistência bem mole. Mas não se preocupe, pois ela vai ficar mais consistente após esfriar;
- Por fim, de preferência para potes de vidros esterilizados para colocar a geleia. Coloque em pequenas porções para facilitar na hora do consumo.
Combinações
Geleia de acerola com laranja
Para fazer uma geleia de acerola com um toque de laranja, substitua a água por suco de laranja. Nesse caso, você vai precisar do suco de, mais ou menos, dez laranjas. O modo de preparo não muda muito, porém há uma outra forma de fazer esse tipo de geleia. Dessa forma, é possível bater no liquidificador o suco de laranja com as acerolas.
Geleia de acerola com gengibre
Junto com a acerola, o açúcar e o suco de limão, leve ao fogo cerca de 200 gramas de gengibre. Depois do cozimento, a raiz vai ficar bem mole. O importante é que o gostinho dele já estará na geleia. Assim, você pode retirar o que sobrou do gengibre. Se precisar, use uma peneira.
Geleia de acerola diet
Para uma geleia de acerola diet, elimine o açúcar dos ingredientes e o substitua por 2 copos de adoçante dietético. Nesse caso, primeiro bata as acerolas no liquidificador, leve ao fogo e vá acrescentando o adoçante, mexendo até ficar no ponto.
Geleia de acerola com maçã
Ao colocar os ingredientes ao fogo, adicione também maçãs raladas, sem casca e sem o miolo. Dessa forma, 1 ou 2 frutas já são suficientes para dar aquele gostinho especial. Se preferir, você pode bater as acerolas no liquidificador antes de colocar para cozinhar. Isso fica a seu critério.
Dúvidas frequentes
Geleia de acerola é saudável?
A acerola é uma fruta rica em vitaminas A, B e C. Assim, ela ajuda na regulação da quantidade de açúcar no sangue. Além disso, ainda ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Junto destas características, ela tem poucas calorias, sendo um prato muito saudável. Para os diabéticos, no entanto, o açúcar é prejudicial. Nesse caso, é preferível optar pela geleia de acerola diet.
Geleia de acerola pode ser congelada?
A geleia de acerola pode ficar no congelador por alguns meses. Mas, para isso, é importante colocá-la em potinhos próprios para isso. Outro detalhe importante é que esse doce só deve ser colocado no congelador após esfriar na geladeira. Jamais congele ele ainda quente.
O que combina com geleia de acerola?
A geleia de acerola é uma iguaria que combina muito com um café da manhã ou ainda um lanchinho da tarde. Em outras palavras, ela é ótima para ser consumida com pães, outros condimentos e biscoitos, por exemplo.
Este doce também é um acompanhamento ideal para quem está esperando visitas, pois seu custo-benefício é enorme. Além, claro, de ser extremamente saborosa e nutritiva.