Início » Sobremesas » Receitas de Geleias

Geleia de Abacaxi

Geleia de Abacaxi

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

10


CHEFF

Juliana Al


Geleia de Abacaxi

Hoje temos por aqui Geleia de Abacaxi que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receitas de Geleias para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Na receita de hoje vamos transformar o abacaxi, uma das mais suculentas e refrescantes frutas tropicais em um delicioso doce. A mais simples geleia de abacaxi pode ser feita juntando-se apenas açúcar e suco de limão, mas se você quiser uma camada extra de sabor adicione algumas especiarias.


Ingredientes Para Geleia de Abacaxi

  • 1 abacaxi, descascado, fatiado ou picado a gosto
  • 2 xícara de chá de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1 pitada de açafrão

Como Fazer Geleia de Abacaxi


Passo 1

Em primeiro lugar leve a água para ferver na panela com o pau de canela. Assim que começar a ferver, adicione uma pitada de sal.


Passo 2

Enquanto isso, descasque e corte o abacaxi em pedaços pequenos.


Passo 3

Quando a água começar a ferver, adicione o abacaxi, o açafrão e o açúcar e abacaxi.


Passo 4

Deixe cozinhar por 30 ou 40 minutos, certificado-se de evitar que grude a panela.


Passo 5

Depois de passado este tempo, retire o pau de canela e coloque o abacaxi em um liquidificador, batendo até adquirir a consistência desejada.


Passo 6

Guarde em potes de vidro com tampa mas espere esfriar completamente antes de fechar.


Informações Adicionais

Você pode servir sua geleia de abacaxi com pães e biscoitos, como cobertura de sorvetes ou recheio de bolos. Fica tão saborosa que você não vai resistir em comê-la pura.

O miolo do abacaxi é sua parte mais dura, mas também mais doce. Se você optar por descartar essa parte sua geleia vai ficar pronta em menos tempo.

Combinações

Geleia de abacaxi fit

Se você usar abacaxi do tipo pérola, que é a variedade mais doce, talvez nem precise utilizar açúcar, obtendo assim um doce bem menos calórico.

Geleia de abacaxi com pimenta

Se você é do tipo de pessoa que gosta de dar um toque diferenciado em suas receitas pode acrescentar uma leve ardência à geleia. Basta adicionar pimenta dedo de moça sem sementes picada à panela enquanto cozinha o abacaxi. A quantidade fica a seu gosto.

Geleia de abacaxi com a casca

Dizem que a maior parte das vitaminas de uma fruta está na casca. Se preferir você pode preparar sua geleia também com a casca de abacaxi. Neste caso lave muito bem a fruta com o auxílio de uma escova para retirar todas as impurezas. O restante do processo é igual.

Geleia de abacaxi com gengibre

Suco de abacaxi com gengibre é uma combinação muito refrescante. Traga esse frescor para sua geleia de abacaxi, adicionando 1 colher de sopa de gengibre ralado à receita.

Dúvidas

Qual o ponto da geleia de abacaxi?

O ponto da geleia de abacaxi vai depender da sua textura. Se você estiver usando apenas o suco da fruta para preparar a geleia, o ponto ideal é quando escorre com dificuldade da colher. Por outro lado, se estiver preparando com

Geleia de abacaxi é saudável?

Consumir geleia de abacaxi é uma forma de trazer esta fruta saudável para sua dieta. O abacaxi é rico em enzimas que podem ajudar a aumentar a imunidade e combater inflamações do organismo.

Geleia de abacaxi pode ser congelado?

Sim, a geleia de abacaxi conserva seu sabor inalterado por até 6 meses no freezer ou congelador.

Geleia de abacaxi precisa coar?

Coar a geleia de abacaxi é opcional e depende da textura que você quer dar ao doce. Se quiser que fique bem fino, primeiramente bata o abacaxi no liquidificador, coe e então prepare a geleia apenas com o suco obtido.

Geleia de abacaxi precisa ir ao fogo?

Sim, é necessário cozinhar o abacaxi para ativar a pectina, substância responsável por dar a consistência do doce.

Geleia de abacaxi precisa descascar?

Você pode preparar sua geleia de abacaxi com ou sem casca, de acordo com o seu gosto. Usar ou não a casca não interfere no sabor final.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas