Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Uva

Doce de Uva

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Uva

Hoje temos por aqui Doce de Uva que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de uva

A uva é uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade. Assim como outras frutas, foi introduzida no Brasil na época da colonização. Normalmente, a uva é consumida in natura ou na forma de vinho. Mas nossa sugestão hoje é transformar essas pérolas em um delicioso doce de uva. Confira as receitas.

Confira: Doce de queijo


Ingredientes Para Doce de Uva

  • 1 kg de uva
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 5 unidades de anis estrelado

Como Fazer Doce de Uva


Passo 1

Lave as uvas e retire-as do cacho. Em seguida coloque em uma panela com o açúcar e o anis,


Passo 2

Tampe a panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por 15 minutos, aproximadamente, até a calda engrossar e as uvas ficarem macias. Despeje em uma compoteira e sirva frio.


Informações Adicionais

  • As melhores uvas para fazer doce de uva são as uvas duras, do tipo itália, thompson ou rubi.

  • Na hora de comprar, escolha as que estão com o cabinho mais verde e que não estejam com cheiro de vinagre.

Combinações

Doce de uva verde

Misture 2 colheres de sopa de maizena com 300 ml de leite, 3 ovos e 1 lata de leite condensado. Cozinhe em fogo médio até engrossar. Apague o fogo e adicione 2 colheres de sopa de essência de baunilha. Continue mexendo, fora do fogo, para esfriar. Junte 500 g de uva verde sem sementes cortadas ao meio e despeje em um refratário. Leve à geladeira.

Doce de uva roxa

Amasse 600 g de uva roxa e coloque em uma panela com 200 g de açúcar e suco de 1 limão. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até engrossar.

Doce de uva com leite ninho

Leve ao fogo 1 lata de leite condensado e 1 colher de sopa de manteiga ou margarina. Cozinhe mexendo até desgrudar da panela. Apague o fogo e misture 3 colheres de sopa de leite ninho. Pegue uma porção da massa, faça uma bolinha e achate entre as mãos. Coloque uma uva, de preferência sem caroço, no meio e feche a bolinha. Passe em açúcar granulado e coloque em forminhas de papel.

Doce de uva com chocolate

Cozinhe 1 lata de leite condensado e 1 colher de manteiga em fogo médio até começar a desgrudar do fundo da panela. Despeje esse brigadeiro mole sobre 2 cachos de uva cortados ao meio, acomodados no fundo de um refratário. Faça uma ganache derretendo 1 barra de chocolate meio amargo e 1 caixa de creme de leite em banho maria. Despeje sobre o brigadeiro e leve à geladeira por 2 horas.

Dúvidas

Doce de uva pode tomar quem tem gastrite?

A uva é um ótimo alimento para pessoas com gastrite, porém o açúcar é um vilão.

Doce de uva pode dar alergia

Em casos raros, algumas pessoas mais sensíveis podem ter algum tipo de alergia à uva.

Doce de uva pode dar cólica em bebê?

A qualidade da alimentação da mãe que amamenta está diretamente ligada à qualidade do seu leite. Não há indicação de que ao comer uvas o leite da mãe possa provocar cólicas no bebê, mas é sempre melhor conversar com o pediatra.

Doce de uva pode virar vinho?

Se não for armazenado em boas condições, o doce de uva pode azedar e uma parte do açúcar se transformar em álcool realmente, mas não espere obter vinho a partir do doce de uva.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas