Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Mocotó

Doce de Mocotó

PREPARO

240 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Mocotó

Hoje temos por aqui Doce de Mocotó que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 240 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de mocotó

Tradicional e muito saboroso, o doce de mocotó faz parte das lembranças de infância de muitas pessoas. Feito com a parte de dentro dos ossos de bovinos, o mocotó pode ser doce ou salgado. E apesar de dividir opiniões, a maioria das pessoas acaba virando um fã depois de prová-lo.

Dessa forma, veja a seguir um passo a passo completo para fazer doce de mocotó. Com alguns ingredientes simples você consegue produzir a iguaria, que fica bem leve e com um sabor especial. Além disso, veja a resposta para algumas dúvidas relacionadas a esta receita.

Confira: Doce de banana em calda


Ingredientes Para Doce de Mocotó

  • 1 unidade inteira de mocotó bovino (equivalente a seis pedaços de osso);
  • 1 litro de leite de sua preferência;
  • Além disso, 4 ovos;
  • 1 colher de canela em pó;
  • Por fim, 700 gramas de açúcar.

Como Fazer Doce de Mocotó


Passo 1

Primeiro você deve cozinhar os ossos do boi em uma panela, até soltar todo o conteúdo;


Passo 2

Tire o conteúdo cozido e bate no liquidificador junto com o leite; Em seguida, leve a mistura para uma panela e comece a mexer em fogo baixo;


Passo 3

Acrescente a canela e o açúcar e mexa bem até ficar com a consistência mais firme; Agora coloque os ovos batidos e peneirados mexendo bem para incorpora-los a mistura;


Passo 4

Quando tudo estiver misturado, desligue o fogo e coloque em um recipiente; Por fim, leve para a geladeira por pelo menos uma hora para que firme bem.


Informações Adicionais

  • Se ao colocar os ovos o doce de mocotó talhar, basta levar a mistura para o liquidificador e bater bem. Depois coloque-a na panela e mexa novamente;
  • Você pode utilizar leite de amêndoas ou sem lactose para deixar a sua receita mais leve. Se quiser, acrescente também chocolate em pó;
  • Para consumir o mocotó em forma de geleia, basta não deixar firmar depois de colocar os ingredientes doces.

Combinações

Veja abaixo algumas sugestões que combinam super bem com o seu doce de mocotó.

Doce de mocotó caseiro

Esta é a receita padrão que mostramos aqui. Mas sua grande diferença está no fato de que você pode incorporar outros ingredientes ao seu doce, como chocolate ou frutas. Tudo é uma questão de gosto pessoal.

Doce de mocotó com amendoim

Mais uma combinação que cai super bem com a receita. Para incorpora-la, coloque pedacinhos de amendoim para cozinhar junto com os outros ingredientes. O resultado dará mais crocância para o seu doce.

Doce de mocotó com gelatina

Esta é uma boa opção para que seu doce fique mais firme, e mesmo para impedir que ele talhe. Assim, coloque na panela junto com o açúcar e a canela duas colheres de sopa de gelatina com o sabor de sua preferência. Isso aumentará a consistência do prato.

Dúvidas

Veja a seguir a resposta para algumas perguntas mais comuns relacionadas ao doce de mocotó

Doce de mocotó é saudável?

O mocotó possui uma grande quantidade de colágeno, além de outras vitaminas e nutrientes importantes. Então, se comer moderadamente poderá contar com um alimento saudável que lhe dará bastante energia. Apenas cuide com os excessos, sobretudo pela quantidade de açúcar.

Doce de mocotó pode ser congelado?

Sim! Mas para isso você precisa mantê-lo em um recipiente fechado a vácuo. Neste caso, o seu doce pode durar por até dois meses.

Doce de mocotó engorda?

Devido a grande quantidade de açúcar e dependendo dos ingredientes que colocar nele, este doce pode ter um número elevado de calorias. Assim, se você comê-lo em muito seguido e em grandes quantidades poderá ganhar peso.

Quais os benefícios do doce de mocotó?

Graças aos seus nutrientes o mocotó ajuda a dar mais energia e disposição. Além disso, também contribui para uma sensação de bem-estar e de quebra melhora a qualidade de sua pele devido a grande quantidade de colágeno.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas