Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Mamão

Doce de Mamão

PREPARO

90 Minutos


RENDIMENTO

30 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Mamão

Hoje temos por aqui Doce de Mamão que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 90 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 30 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de mamão

O doce de mamão é uma sobremesa ideal para servir em ocasiões especiais ou para consumir no dia a dia. Assim, você pode aproveitar esse prato após as refeições ou ainda em outros períodos do dia. Períodos ideias incluem o café da manhã ou no seu lanche da tarde. Veja a seguir uma receita deliciosa desse doce e outras informações muito úteis.

Essa receita é bem fácil de fazer. Você vai precisar levar os ingredientes ao fogo para cozinhar. O mamão é uma fruta que demora para cozinhar. Por isso o tempo no fogo vai ser um pouco longo. Esteja preparado para isso e faça o doce de mamão com antecedência. De preferência, faça ele no dia anterior ao dia que irá servir a sobremesa.

O mamão é uma fruta que traz diversos benefícios para o nosso corpo. Suas principais vantagens estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal. Mas ele também fortalece o sistema imunológico, por exemplo. Então, o doce de mamão é uma ótima opção para servir após refeição mais pesadas ou ainda como uma refeição principal.

Confira: Doce de abacaxi


Ingredientes Para Doce de Mamão

  • 2 mamões verdes;
  • 1 colher de sopa de bicabornato de sódio;
  • 1 kg de açúcar;
  • 8 cravos-da-índia;
  • 5 canelas em pau.

Como Fazer Doce de Mamão


Passo 1

Primeiro prepare os mamões, descascando-os, tirando as sementes e cortando eles tu cubinhos;


Passo 2

Em um recipiente, coloque os cubos de mamão e cubra com água; Acrescente o bicarbonato de sódio; Em seguida, deixe descansando por 3 horas;


Passo 3

Depois disso, escorra a água e coloque o mamão em uma panela; Acrescente o açúcar, os cravos e a canela, e cubra com água novamente;


Passo 4

Leve ao fogo e deixe ferver por, mais ou menos, 1 hora e meia; Por fim, coloque a mistura em uma vasilha e leve para a geladeira.


Informações Adicionais

  • Durante o cozimento, se precisar, coloque mais água para não deixar secar muito e grudar na panela;
  • Deixe o doce na geladeira até ele ficar gelado e consistente;
  • Você pode colocar a mistura em uma única vasilha ou já servir nos potinhos de sobremesa apropriados;
  • É importante cortar os mamões em cubinhos bem pequenos e deixar cozinhar bem.

Combinações

Veja algumas combinações possíveis para você fazer um doce de mamão incrível.

Doce de mamão maduro

Para essa receita, opte por utilizar 2 mamões maduros, mas firmes. No mais, a receita fica a mesma. Mas o tempo de cozimento pode variar. Se quiser incrementar seu doce, sirva com creme de leite para surpreender suas visitas.

Doce de mamão verde

O mamão verde vai dar outra consistência e outra aparência para o seu doce. Mas, a receita não muda muito. Assim, escolha 2 mamões verdes médios. Essa sobremesa pode ficar um pouco amarga.

Para isso não acontecer, ao invés de cortar o mamão em cubos, rale ele em um ralador comum. Depois, antes de colocar para cozinhar, lave o mamão ralado em uma vasilha, escorrendo depois a água. Jogue essa água fora e coloque o mamão para descansar pelas por 3 horas. Depois, prossiga normalmente com a receita.

Doce de mamão cristalizado

Para essa receita, você vai precisar usar açúcar cristalizado. Além disso, o modo de preparo é um pouco diferente. Após preparar o doce de mamão, deixe na geladeira. No dia seguinte, antes de servir, leve o doce ao fogo novamente, por cerca de 20 minutos, mexendo bem sempre.

Por fim, passe os cubinhos de mamão em um recipiente com açúcar cristal e deixe secar. Quando os cubinhos ficarem bem secos, você já pode servir seu doce cristalizado.

Doce de mamão caseiro

O doce de mamão caseiro não muda muito em relação a receita mostrada neste artigo. Porém, aqui vai mais uma dica. Se preferir, acrescente 200 gramas de coco ralado na sua receita. Assim, seu doce ficará ainda mais saboroso, com um irresistível sabor de coco e muito mais caseiro.

Dúvidas frequentes

Tire as principais dúvidas sobre o doce de mamão.

Doce de mamão é saudável?

Sim, essa receita é super saudável, principalmente por conta dos benefícios que o mamão traz para a saúde geral do corpo. Mas lembre-se de maneirar no açúcar se você possuir alguma restrição. Além do mais, essa é uma sobremesa, ou seja, não deve ser consumida todos os dias ou como única refeição.

Doce de mamão pode ser congelado?

Você pode manter o doce de mamão no congelador por até 3 meses. Coloque o doce em recipientes próprios para isso.

Pode comer doce de mamão na dieta?

Dependendo da sua dieta, esse doce vai trazer diversas vantagens para você. Por outro lado, se sua dieta tiver severas restrições de açúcar, não é uma boa ideia consumir essa sobremesa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas