Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Jiló

Doce de Jiló

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Jiló

Hoje temos por aqui Doce de Jiló que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de jiló

Doce de jiló: já experimentou? Se você torce o nariz só de pensar nessa possibilidade eu lhe digo: abra seu coração e experimente. Você vai se surpreender. Mas siga todos os passos para que sua receita seja um sucesso.

Confira: Doce de mamão

 


Ingredientes Para Doce de Jiló

  • 1 kg de jiló verde
  • 1 kg de açúcar

Como Fazer Doce de Jiló


Passo 1

Comece descascando o jiló e cortando as pontas. Em seguida coloque em uma panela grande, cubra com água e leve para ferver por 10 minutos.


Passo 2

Despeje em outro recipiente e deixe esfriar completamente. Escorra o jiló, cubra com água fria e deixe de molho por 12 horas pelo menos.


Passo 3

Troque a água mais duas ou 3 vezes. Esse processo é necessário para tirar o amargo do jiló.


Passo 4

Quando já não estiver mais amargando continue com a receita. Coloque 1,5 litro de água em uma panela e dissolva o açúcar.


Passo 5

Leve ao fogo, sempre mexendo, até formar uma calda rala. Adicione o jiló bem escorrido e deixe cozinhar 15 minutos.Apague o fogo e despeje em uma compoteira. Sirva frio.


Informações Adicionais

Para que o doce de jiló não amargue é importante seguir o passo a passo descrito na receita que você escolher.

Combinações

Doce de jiló cristalizado

Descasque 1 kg de jiló e corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Lave bem com água corrente. Leve uma panela com água suficiente para cobrir o jiló ao fogo com um punhado de cinzas de churrasqueira amarradas em uma trouxinha de tecido. Assim que levantar fervura adicione o jiló e deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra e coloque imediatamente em água fria. Deixe de molho em água fria, trocando pelo menos 3 vezes por dia, durante 3 dias. Na última troca de água adicione 3 colheres de sopa de cal virgem na água. Finalmente, passado o tempo de molho, escorra o jiló e coloque em uma panela com 1 kg de açúcar cristal. Deixe o açúcar derreter sem mexer para não desmanchar o jiló. Quando a calda já estiver formada, apague o fogo e deixe o doce descansar por 30 minutos. Depois disso coloque o jiló para escorrer sobre uma peneira. Finalmente passe em açúcar cristal e guarde em potes bem fechados.

Doce de jiló com casca

Corte 1 kg de jiló em 4 partes. Deixe de molho em água fria na geladeira, trocando a água 3 vezes por dia, durante 15 dias. Prepare uma calda com 300 g de açúcar e ¼ de xícara de água. Junte o jiló escorrido e cozinhe por 10 minutos.

Doce de jiló com folha de figo

Tire os cabinhos e descasque 1 kg de jiló. Em seguida corte ao meio e lave em bastante água corrente, por 3 ou 4 vezes. Por fim coloque o jiló em uma bacia, cubra com água fria e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 1 hora. Depois desse tempo, leve ao fogo uma panela com 1,5 litro de água, algumas folhas de figo e cravos da índia a gosto. Quando ferver, escorra o jiló e junte à panela com as folhas de figo. Deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra e adicione 1 kg de açúcar cristal e 300 ml de água e mais cravos da índia. Deixe cozinhar por 20 minutos, apague o fogo e deixe repousar por 12 horas.

Dúvidas

Doce de jiló é saudável?

O jiló é uma boa fonte de carboidratos e proteínas e por isso fornece bastante energia ao organismo. Tem quantidade considerável de vitaminas A, e C, favorecendo a saúde dos olhos, unhas e cabelos.

Doce de jiló pode ser congelado?

Não recomendamos congelar o doce de jiló.

Quanto tempo pode armazenar doce de jiló?

O doce de jiló pode ser conservado por até 7 dias na geladeira ou até 3 meses em vidros esterilizados, hermeticamente fechados.

Pode comer doce de jiló na dieta?

O doce de jiló possui quantidade acentuada de açúcar, então não é uma boa ideia seu consumo por quem está seguindo dieta de perda de peso.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas