Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Jenipapo

Doce de Jenipapo

PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Jenipapo

Hoje temos por aqui Doce de Jenipapo que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de jenipapo

Quem tem mais de 50 anos e gosta de novelas vai se lembrar das “jenipapanças” promovidas pelo Coronel Odorico Paraguaçu e as Irmãs Cajazeiras. Pra quem tem menos de 50 e nunca ouviu falar disso, esclareço que eram festas regadas a licor de jenipapo. Mas a ideia hoje é mostrar que nem só de licor vive essa fruta, típica do nordeste btrasileiro. Ela também é usada na fabricação de tinturas e na culinária, principalmente em preparações doces. Nossa receita de doce de jenipapo está imperdível. E, como sempre, tem muitas variações.

Confira: Doce de bis


Ingredientes Para Doce de Jenipapo

  • 4 jenipapos madurinhos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 300 ml de água filtrada

Como Fazer Doce de Jenipapo


Passo 1

Em primeiro lugar lave bem e descasque os jenipapos com uma faquinha afiada. Em seguida corte em 4 partes e retire o miolo e as sementes.


Passo 2

Bata no liquidificador com a água. Coe o suco em uma peneira e misture com o leite condensado e o creme de leite.


Passo 3

Leve ao freezer por pelo menos 3 horas e está pronto.


Informações Adicionais

  • A casca do jenipapo é bastante fina, não aprofunde muito a faca ao descascá-lo.

  • Quando abrir o jenipapo, se o miolo estiver escuro descarte. Pode usar o restante da fruta sem problemas.

  • Bata as cascas, o miolo e as sementes do jenipapo no liquidificador com um pouco de água. Coe, adoce e saboreie um delicioso suco.

Combinações

Doce de jenipapo em calda

Descasque 5 jenipapos, retire as sementes e corte em pedaços. Cubra com água e leve para ferver. Escorra, junte 2 kg de açúcar cristal, 500 ml de água, alguns cravos da índia e 1 pedaço de canela em pau. Cozinhe até engrossar a calda. Despeje em uma compoteira ou guarde em vidros esterilizados e sirva frio.

Doce de jenipapo cristalizado

Depois de descascar 3 jenipapos tire as sementes e corte em tirinhas. Coloque em uma panela com 1 xícara de açúcar cristal e ½ xícara de chá de água e cozinhe em fogo baixo, mexendo até a água secar e o doce ficar açucarado. Retire da panela, passe em açúcar cristal e guarde em pote de vidro bem fechado.

Doce de jenipapo diet

Misture 1 xícara de chá de polpa de jenipapo com ½ xícara de chá de adoçante culinário e ½ xícara de chá de leite desnatado. Cozinhe até o ponto de brigadeiro mole. Coloque em copinhos e leve para gelar.

Doce de jenipapo simples

Bata no processador 1 xícara de chá de jenipapo sem sementes picado. Coloque em uma panela, junte 1 xícara de chá de açúcar e cozinhe até soltar do fundo. Espere amornar, faça bolinhas e passe em açúcar cristal.

Doce de jenipapo com leite condensado

No liquidificador, bata 3 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 lata de polpa de jenipapo e 1 lata de água (use a lata de leite condensado como medida). Despeje em uma forma previamente caramelizada, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho maria, forno a 180 graus, por aproximadamente 1 h e 20 minutos. Desenforme depois de frio e sirva gelado.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas