Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Gergelim

Doce de Gergelim

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Gergelim

Hoje temos por aqui Doce de Gergelim que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de gergelim

O doce de gergelim é típico de países do Oriente Médio. Se você gosta de sabores diferentes, certamente vai aprovar este doce. E seguindo nossas orientações, vai ser um sucesso.

Confira: Doce de paçoca


Ingredientes Para Doce de Gergelim

  • 1 xícara de chá gergelim em pasta (tahine)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/3 de xícara de chá de água
  • 50 g de chocolate amargo
  • 3 colheres de sopa de amêndoas laminadas
  • 1 pitada de flor de sal

Como Fazer Doce de Gergelim


Passo 1

Leve uma panela ao fogo com a água e o açúcar sem mexer para formar uma calda grossa mas ainda não caramelada. O ponto certo é quando as bolhas começam a estourar mais devagar.


Passo 2

Em uma tigela coloque a pasta de gergelim e misture bem para homogeneizar. Em seguida despeje a calda lentamente sobre a pasta de gergelim, misturando com uma colher de pau.


Passo 3

Adicione o chocolate amargo ralado e mexa até incorporar na massa. Despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga.


Passo 4

Polvilhe com a flor de sal e as amêndoas e quando estiver firme corte em pedaços com uma faca bem afiada.


Informações Adicionais

Para fazer o doce da receita principal usamos a pasta de gergelim. Já para as outras receitas utilizamos o gergelim em grão, que pode ser o preto, o vermelho ou o branco.

Combinações

Doce de gergelim com rapadura

Coloque 100 g de gergelim em uma frigideira e mexa até torrar. Reserve. Derreta 100 g de rapadura ralada com 1 colher de sopa de manteiga e mantenha em fogo baixo até começar a mudar de cor. Imediatamente junte o gergelim torrado, misture e coloque em uma superfície plana forrada com papel manteiga. Alise com uma espátula e corte em pedaços. Guarde em potes bem fechados.

Doce de gergelim caseiro

Torre 2 xícaras de chá de gergelim em uma frigideira antiaderente. Adicione 1 xícara de chá de gergelim e ½ xícara de chá de água. Deixe caramelizar e despeje em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe amornar e corte em pedaços. Guarde depois de frio.

Doce de gergelim com leite

Coloque 1 copo de gergelim, 6 copos de açúcar, 1 copo de leite e 100 g de coco ralado em uma panela. Cozinhe em fogo médio até desprender do fundo da panela. Coloque em um prato, faça bolinhas, passe em gergelim torrado e depois coloque em forminhas de papel.

Doce de gergelim com amendoim

Cozinhe em fogo médio 1 lata de leite condensado com 4 colheres de sopa de gergelim, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 2 colheres de sopa de amendoim moído até o ponto de brigadeiro mole. Coloque em copinhos, polvilhe com gergelim torrado e leve à geladeira.

Quais os benefícios do doce de gergelim?

O gergelim ajuda no combate à prisão de ventre, alívio da artrite e cicatrização de ferimentos.

Doce de gergelim é bom para quê?

O gergelim é rico em magnésio, vitamina E e antioxidantes. Pode ajudar na regulação da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas