Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Cocada

Doce de Cocada

PREPARO

110 Minutos


RENDIMENTO

10 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Cocada

Hoje temos por aqui Doce de Cocada que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 110 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 10 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de cocada

O doce de cocada é herança da cozinha africana. As mulheres escravizadas faziam um doce para seus senhores com o coco, muito abundante na região da Bahia. Com muitas variações, é muito popular até os dias de hoje. Doce de cocada branca, queimada, cremosa, de corte. Escolha o seu, separe os ingredientes e não perca mais tempo.

Confira: Doce de leite ninho


Ingredientes Para Doce de Cocada

  • 450 g de açúcar
  • 180 ml de água
  • 450 g de coco fresco ralado
  • manteiga sem sal para untar

Como Fazer Doce de Cocada


Passo 1

Faça um caramelo claro com o açúca. Em seguida, junte a água e ferva até derreter.


Passo 2

Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a calda reduzir pela metade. Adicione o coco ralado e cozinhe até desgrudar do fundo da panela.


Passo 3

Mexa de vez em quando para não queimar. Unte uma superfície com a manteiga e espalhe a cocada. Espere amornar e corte em quadrados.


Informações Adicionais

A cocada feita com coco fresco fica muito mais gostosa, mas se você não encontrar pode usar o coco seco.

Combinações

Doce de cocada cremoso

Em uma panela despeje ½ xícara de chá de leite, ½ xícara de coco fresco ralado, 4 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de margarina. Sempre mexendo, cozinhe em fogo baixo até começar a engrossar. Apague o fogo, adicione 1 caixa de creme de leite e misture bem. Despeje em copinhos individuais e espere esfriar antes de servir.

Doce de cocada simples

Misture 1 ½ xícara de chá de açúcar com 1 xícara de chá de água e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Em seguida junte 500 g de coco fresco ralado e mexa apenas o suficiente para envolver o coco com a calda. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, sem mexer. Despeje em uma assadeira untada com manteiga para esfriar um pouco. Pegue porções da cocada e modele com o auxílio de duas colheres.

Doce de cocada com leite condensado

Leve uma panela ao fogo com 2 xícaras de coco fresco ralado, 1 lata de leite condensado e 2 xícaras de chá de açúcar. Mexendo com uma colher de pau, cozinhe até começar a soltar da panela. Misture 1 colher de sopa de manteiga. Apague o fogo e continue mexendo até açucarar. Espere amornar, pegue porções da massa e modele com as mãos.

Doce de cocada branca

Cozinhe em fogo baixo 1 xícara de chá de leite, 100 g de coco ralado, ½ xícara de chá de açúcar até começar a desgrudar do fundo da panela. Apague o fogo e mexa para açucarar. Despeje em uma superfície untada com margarina, alise com uma espátula e corte em pedaços.

Dúvidas

Doce de cocada é saudável?

O coco tem poucos carboidratos e é rico em gorduras boas. Por este motivo dá energia e melhora as funções intestinais.

Doce de cocada pode ser congelado?

O doce de cocada pode ser guardado no freezer ou no congelador por até 60 dias.

Pode comer doce de cocada na dieta?

Se não for uma dieta muito restritiva, uma pequena porção de doce de cocada talvez possa ser permitida.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas