Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Cidra

Doce de Cidra

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Cidra

Hoje temos por aqui Doce de Cidra que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de cidra

Imagino que a primeira pessoa do mundo que experimentou a cidra pela primeira vez ficou muito decepcionada e jogou a fruta fora. Isso porque ela tem um sabor bastante amargo. Mas do jeito certo, até as coisas mais amargas se transformam em coisas doces e saborosas. Como este doce de cidra. O procedimento para tirar o amargo da fruta requer vários passos e eles estão descritos nas informações adicionais. Dá um certo trabalho mas vale a pena. E o mais engraçado é que a gente joga a fruta fora e come a casca!

Confira: Doce de marmelo


Ingredientes Para Doce de Cidra

  • 5 cidras grandes
  • 1 litro de água
  • 1 kg de açúcar
  • canela em pau, cravo da índia e folhas de laranjeira a gosto

Como Fazer Doce de Cidra


Passo 1

Leve ao fogo a água, o açúcar, a canela, o cravo e as folhas de laranjeira.


Passo 2

Deixe ferver por 10 minutos e adicione a cidra, preparada de acordo com as informações adicionais abaixo.


Passo 3

Cozinhe até apurar, isto é, reduzir a água e engrossar um pouco. Apague o fogo e deixe descansar até o dia seguinte. Leve o doce para ferver novamente e finalmente ele estará pronto para servir.


Informações Adicionais

  • Escolha frutas de casca amarela pois são menos amargas que as de casca verde.
  • Depois de lavar a cidra, passe bastante sal na casca e deixe agir por pelo menos 2 horas.
  • Em seguida retire e despreze a polpa e lave bem em água corrente.
  • Leve uma panela com água suficiente para cobrir as cascas ao fogo com uma pitada de sal e quando ferver adicione a cidra (nunca coloque em água fria para não endurecer).
  • Deixe ferver por 5 minutos, escorra e prove. Se já tiver saído o amargo continue com a receita. Caso contrário repita o processo.

Combinações

Doce de cidra diet

Cozinhe 500 g de cidra em água quente até ficar macia. Escorra. Faça uma calda com 1 xícara de chá de adoçante culinário, 1 xícara de chá de água, 1 rodela de gengibre e alguns cravos da índia. Coloque a cidra e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos para pegar o sabor.

Doce de cidra ralado

Coloque 1 medida de cidra ralada e a mesma medida de açúcar em uma panela com alguns cravos da índia, 2 xícaras de água quente e 1 pitada de sal. Mexa até o açúcar derreter e dourar ligeiramente, aproximadamente 30 minutos. Despeje em uma assadeira forrada com plástico culinário e alise por cima. Quando esfriar, desenforme e corte em pedaços.

Doce de cidra cristalizado

Corte 500 g de cidra em pedaços pequenos e coloque de molho em água quente até cobrir com 2 colheres de sopa bem cheias de cal virgem. Escorra, lave com mais água quente e em seguida leve ao fogo com 500 g de açúcar. Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, até açucarar. Coloque os pedaços de cidra em uma peneira de palha, bem espaçados entre si e deixe secar. Se desejar polvilhe com açúcar cristal.

Doce de cidra com doce de leite

Misture 1 litros de leite com 2 xícaras de chá de açúcar e leve ao fogo em uma panela grande. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até ficar cremoso, sempre mexendo para não queimar. Coloque uma porção de doce de cidra ralado (veja a receita acima) em copinhos individuais e cubra com o doce de leite. Espere esfriar antes de servir.

Dúvidas

Doce de cidra é saudável?

A cidra tem efeito calmante, promovendo o bem estar geral. Também pode auxiliar e prevenir doenças degenerativas.

Doce de cidra pode ser congelado?

É possível manter o doce de cidra no congelador ou freezer em embalagens adequadas por até 60 dias.

Pode comer doce de cidra na dieta?

Doce e dieta não combinam muito bem. Em todo caso, o ideal é optar pelo doce de cidra diet.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas