Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Buriti

Doce de Buriti

PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

8 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Buriti

Hoje temos por aqui Doce de Buriti que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 8 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de buriti

Feito com um dos frutos mais tradicionais do norte do país, o doce de buriti é uma saborosa iguaria. Seu sabor é bastante distinto, de forma que pode agradar até os paladares que são mais exigentes. Além disso, ele é perfeito para servir como sobremesa após refeições ou lanches.

Se você ficou interessado, veja a seguir um passo a passo completo para fazer o seu doce de buriti. Saiba também quais são as principais combinações de ingredientes que podem ser incluídas nele para trazer ainda mais sabor. Veja ainda respostas para dúvidas relativas à receita.

Esta é uma receita muito simples de fazer, que leva basicamente três ingredientes. Além disso, você também usará uma panela para cozinhar tudo até o seu doce ficar pronto.

Confira: Doce de gelatina


Ingredientes Para Doce de Buriti

  • 1 litro e meio de leite;
  • 1 bolinha de buriti pronta, feita com a polpa da fruta;
  • 2 xícaras de açúcar.

Como Fazer Doce de Buriti


Passo 1

Primeiro, coloque o leite e o açúcar em uma panela em fogo médio; Assim que os ingredientes estiverem fervendo, coloque o buriti despedaçado;


Passo 2

Mexa em fogo baixo até que tudo esteja devidamente misturado; Coloque em um recipiente e deixe esfriar para poder servir.


Informações Adicionais

  • Para dar um toque cítrico para a sua receita, você pode acrescentar duas colheres de suco de limão. O resultado ficará surpreendente e agradável;

  • Outro ingrediente que cai muito bem com o seu doce de buriti é pimenta rosa. Por ser adocicada, ela complementa o sabor de uma forma incrível;

  • Se quiser uma versão diferente da receita, pode substituir o leite por água. Neste caso, a mistura com o açúcar fará o seu doce ficar caramelizado, o que também dará para ele um ótimo sabor.

Combinações

Veja abaixo algumas dicas para o seu doce de buriti, com combinações que cairão super bem com ele.

Doce de buriti caseiro

Neste caso, você pode usar a própria fruta buriti para fazer o seu doce. O método de preparo do doce é o mesmo, mas não se esqueça de descascar e lavar bem o fruto, além de tirar as suas sementes. Feito isto, seu doce ficará muito bom.

Doce de buriti com leite

Esta é a combinação da receita que mostramos aqui. Mas há algumas variações no tipo de leite. Você pode usar, por exemplo, leite de amêndoas, ou mesmo leite condensado junto com creme de leite. Neste segundo caso, seu doce ficará com uma textura de mousse.

Dúvidas

Por fim, veja abaixo as respostas para algumas das perguntas mais comuns relacionadas ao doce de buriti.

Quais os benefícios do doce de buriti?

O buriti é um fruto rico em vitaminas, antioxidantes e nutrientes em geral. Assim sendo, seu doce traz benefícios para a pele, retardando o envelhecimento, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

Doce de buriti é saudável?

Com base nos benefícios acima, é possível afirmar que este doce é bastante saudável. Mas não se esqueça que ele conta com uma quantidade regular de açúcar. Assim sendo, pessoas com diabetes não devem consumi-lo, por exemplo.

Doce de buriti pode ser congelado?

Você pode congelar o seu doce colocando-o em um recipiente fechado com papel alumínio por cima. Neste caso, ele vai estar bom para consumo por até dois meses.

Pode comer doce de buriti na dieta?

Em comparação com outras sobremesas, a quantidade de calorias deste doce é menor. Mas se você estiver de dieta, o melhor é evitá-lo, ou consumir pequenas quantidades com moderação.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas