Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Banana

Doce de Banana

PREPARO

45 Minutos


RENDIMENTO

10 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Banana

Hoje temos por aqui Doce de Banana que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 45 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 10 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de banana

Não devia ser nada fácil comer uma banana primitiva: cientistas afirmam que ela se parecia mais com um melão, de sementes duras e que tinha até espinhos! Bem diferente da saborosa fruta dos nossos dias. E mais saboroso ainda é o doce de banana, cujas receitas você confere hoje.

 


Ingredientes Para Doce de Banana

  • 12 bananas nanicas bem maduras
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • margarina para untar
  • açúcar cristal para polvilhar

Como Fazer Doce de Banana


Passo 1

Em primeiro lugar descasque e amasse as bananas. Em seguida, coloque em uma panela com o açúcar e misture bem.


Passo 2

Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar. Enquanto as bananas cozinham, hidrate a gelatina em um pouco de água, de acordo com as instruções do fabricante.


Passo 3

Quando o doce começar a caramelizar, mexa e continue cozinhando até começar a desgrudar do fundo da panela.


Passo 4

Apague o fogo e adicione a gelatina. Misture bem e despeje em uma assadeira untada com margarina. Deixe esfriar completamente, corte em pedaços e passe no açúcar cristal.


Informações Adicionais

Diz a crendice popular que, se você mexer o doce de banana, ele espirra da panela. Verdade ou não, certifique-se de não ter crianças ou animais por perto ao preparar o doce para não ocorrerem acidentes.

Combinações

Doce de banana simples

Em uma panela, coloque 1 xícara de chá de açúcar e leve ao fogo até formar um caramelo. Adicione 6 bananas cortadas em fatias e cozinhe, sem parar de mexer, por aproximadamente 10 minutos. Guarde em um pote de vidro.

Doce de banana cremoso

Ferva ½ litro de água e 500 g de açúcar por 15 minutos em fogo alto para formar uma calda. Junte 10 bananas nanicas bem maduras amassadas e cozinhe por 10 minutos, apenas o suficiente para a banana desmanchar. Adicione o suco de 1 limão, misture e está pronto.

Doce de banana com creme de leite

Amasse 12 bananas nanicas bem maduras, misture com 6 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo baixo para cozinhar em fogo brando por aproximadamente 5 minutos. Apague o fogo e junte 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem e leve à geladeira.

Doce de banana com chocolate

Corte 6 bananas nanicas em rodelas e leve ao fogo com 6 colheres de sopa de açúcar. Cozinhe até que as bananas comecem a desmanchar. Junte 1 colher de sopa de chocolate e ½ colher de sopa de margarina. Continue cozinhando, agora mexendo sempre. Quando começar a aparecer o fundo da panela está pronto.

Dúvidas

Doce de banana é saudável?

A banana possui vários dos nutrientes essenciais para que nosso organismo tenha um bom funcionamento. Entre os muitos benefícios da banana estão aumentar a energia e diminuir o estresse.

Doce de banana pode ser congelado?

O doce de banana pode ser congelado por até 90 dias em embalagens bem fechadas.

Pode colocar leite no doce de banana?

Sim, o leite é um ingrediente utilizado em algumas receitas de doce de banana. Leite e banana combinam perfeitamente.

Quem tem gastrite pode comer doce de banana?

Não existe restrição para o consumo de banana por pessoas que sofrem de gastrite. Por outro lado, o açúcar não é muito recomendado para quem apresenta esta condição. Siga sempre as orientações de seu médico ou nutricionista.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas