Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Ameixa

Doce de Ameixa

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

10 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Ameixa

Hoje temos por aqui Doce de Ameixa que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 10 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de ameixa

A ameixa é uma fruta que pode ser consumida fresca, seca, ou na forma de doces. Esse doce de ameixa, especialmente, fica bastante saboroso e delicado. É uma sobremesa simples, mas fica sofisticada com o vinho do porto.

Confira: Doce de feijão


Ingredientes Para Doce de Ameixa

  • 500 g de ameixa
  • 350 g de açúcar
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 pau de canela

Como Fazer Doce de Ameixa


Passo 1

Lave bem as ameixas e corte ao meio. Retire os caroços e bata no liquidificador.


Passo 2

Em seguida coloque em uma panela com o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Cozinhe até engrossar, aproximadamente 35 minutos.


Passo 3

Coloque em copinhos e deixe esfriar. Na hora de servir, enfeite com chantilly a gosto.


Informações Adicionais

Para preparar o doce de ameixa não precisa descascá-la, apenas lavar ,muito bem com uma escovinha.

Pode usar qualquer ameixa que preferir: preta, amarela , vermelha ou verde.

Combinações

Doce de ameixa simples

Coloque 1 kg de ameixas sem caroço picadas em uma panela com 400 g de açúcar, 1 xícara de chá de água e 1 pau de canela. Em fogo baixo, cozinhe as ameixas por aproximadamente 1 hora, até que as ameixas fiquem macias. Bata no liquidificador e volte ao fogo até atingir o ponto de geléia.

Doce de ameixa em calda

Leve ao fogo 500 g de ameixas pretas, 2 xícaras de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de água e 2 unidades de anis estrelado. Cozinhe em fogo médio até que as ameixas estejam macias e a calda engrosse.

Doce de ameixa com leite condensado

Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão por 20 minutos. Espere esfriar completamente, abra a lata e coloque no liquidificador com 10 ameixas grandes sem caroço. Bata até triturar completamente e leve para gelar.

Doce de ameixa com chocolate

Numa panela, leve ao fogo médio 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga e ½ xícara de chá de leite. Cozinhe, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Transfira para um prato e espere amornar. Enquanto isso, pique ½ xícara de ameixa preta seca. Coloque as ameixas em uma peneira e coloque a peneira sobre uma panela com água fervente. Deixe por 5 minutos para amaciar ligeiramente as ameixas. Pegue porções de massa e faça bolinhas, recheando com pedaços de ameixa. Passe as bolinhas em 200 g de chocolate branco derretido e coloque sobre papel manteiga para firmar.

Doce de ameixa com morango

Faça uma calda com 200 g de ameixa seca sem caroço batida no liquidificador com 1 xícara de água e 250 ml de água. Cozinhe até engrossar e reserve. Enquanto isso, bata 2 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite, 500 ml de leite de coco, 100 g de coco ralado e 1 gelatina em pó sem sabor dissolvida em um pouco de água quente. Misture 200 g de morangos picados e leve ao freezer ou congelador até firmar. Desenforme e regue com a calda de ameixa.

Doce de ameixa com queijo

1 xícara de chá de geleia de frutas vermelhas de sua preferência.

Bata no liquidificador 1 xícara de chá de queijo tipo cottage, ¼ de xícara de chá de iogurte grego, 4 colheres de sopa de açúcar, ½ colher de chá de essência de baunilha e 1 colher de sopa de raspas de limão. Coloque em copinhos individuais e faça camadas desse creme e de geléia de ameixa. Sirva gelado.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas