Início » Sobremesas » Receita de Doces

Doce de Abacaxi

Doce de Abacaxi

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Doce de Abacaxi

Hoje temos por aqui Doce de Abacaxi que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receita de Doces para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de doce de abacaxi

Um doce de abacaxi é uma ótima opção de sobremesa em qualquer ocasião. Afinal de contas, esse prato é docinho, mas também traz todo o sabor de uma das frutas preferidas do brasileiro. Assim, você pode fazer ótimas combinações e servir esse doce para suas visitas ou consumir no dia a dia.

Além do mais, o abacaxi ajuda em diversos órgãos e sistemas do corpo, incluindo o sistema imunológico. Então, fique por aqui e veja uma receita simples, mas saborosa de doce de abacaxi.

O doce de abacaxi é feito no fogão, mas leva pouco tempo para seu cozimento. No entanto, ele precisa ficar algumas horas na geladeira. Dessa forma, faça a receita no dia anterior ao dia que deseja servir.

Esse doce é ideal para servir após as principais refeições, pois é uma ótima sobremesa. Porém, ele conterá açúcar e, por isso, é bastante calórico. O ideal consumir com moderação e em quantidades menores.

Confira: Doce de leite talhado


Ingredientes Para Doce de Abacaxi

  • 1 abacaxi maduro;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 copos de água;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 pacotinho de gelatina sem sabor.

Como Fazer Doce de Abacaxi


Passo 1

Primeiro prepare o abacaxi, descascando e cortando-o em pedacinhos; Em uma panela, coloque a água e o açúcar;


Passo 2

Acrescente o abacaxi e deixe ferver por 10 minutos; Em seguida, escorra a água e deixe descansando;


Passo 3

Agora em uma outra vasilha, coloque o leite condensado e a gelatina já preparada;Mexa bem até ficar uma mistura homogênea;


Passo 4

Junte essa mistura com o abacaxi e o açúcar; Misture bem e leve à geladeira;


Passo 5

Deixe por 12 horas para ficar bem consistente; Por fim, sirva em pratinhos de sobremesa.


Informações Adicionais

  • Se preferir, utilize leite condensado light, pois terá menos calorias;
  • A gelatina não é um ingrediente obrigatório, mas ajudará a dar consistência ao doce;
  • Se o abacaxi não estiver muito maduro, deixe por mais tempo fervendo (15 a 20 minutos);
  • Para preparar a gelatina, dissolva ela em uma vasilha com um pouco de água morna.

Combinações

Veja algumas dicas de combinações para você fazer com o doce de abacaxi.

Doce de abacaxi com creme de leite

Nesse caso, a receita ficará bem doce! Para isto, basta acrescentar 1 caixa de creme de leite na receita, junto com o leite condensado e a gelatina. Se preferir, use creme de leite diet.

Doce de abacaxi simples

No doce de abacaxi simples, você não precisa usar a fruta em si, mas vai utilizar 1 pacotinho de suco de abacaxi em pó. Assim, separe 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água, 1 caixa de creme de leite, 1 caixa de leite condensado e 1 pacote de suco de abacaxi em pó.

Misture tudo em uma panela e deixe no fogo por alguns minutos, sempre mexendo, até ficar consistente. Por fim, deixe na geladeira até esfriar.

Doce de abacaxi caseiro

Aqui, você vai usar apenas o abacaxi, sem o pacotinho de suco em pó e sem a gelatina. A receita permanece a mesma, mas o doce pode ficar menos consistente. Se quiser uma boa consistência, na hora de misturar os ingredientes, acrescente mais leite condensado. Assim, dê preferência para abacaxis mais maduros e saborosos.

Doce de abacaxi com gelatina

Acrescente 1 pacotinho de gelatina de abacaxi na receita. Dessa forma, seu doce ficará com um sabor mais relevante da fruta e com uma cor bem característica. Lembre-se de acrescentar a gelatina já dissolvida na receita.

Dúvidas frequentes

Veja as principais dúvidas sobre o doce de abacaxi.

Doce de abacaxi é saudável?

De forma geral, o doce de abacaxi é saudável, principalmente quanto é feito apenas com a fruta. Mas elementos como leite condensado e creme de leite deixam o doce com alto teor de açúcar e calorias. Por isso que ele deve ser consumido com moderação e após as refeições principais.

Doce de abacaxi pode ser congelado?

Sim, mas coloque em recipientes próprios para isso. Depois de congelado, ele deve permanecer no congelador por, no máximo, 4 meses. E, na hora de descongelar, leve para a geladeira e deixe descongelar naturalmente.

Quanto tempo dura o doce de abacaxi na geladeira?

O doce de abacaxi pode ficar 1 semana na geladeira sem perder suas propriedades. Se tiver que deixar por mais tempo, congele para futuramente descongelar.

Pode comer doce de abacaxi na dieta?

Se sua dieta tem severas restrições ao consumo de açúcar, você não deve comer o doce de abacaxi. Se você tem diabetes, por exemplo, também deve evitar esse tipo de sobremesa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas