Início » Receitas Air Fryer

Tomate Seco na Airfryer

Tomate Seco na Airfryer

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

200


CHEFF

Juliana Al


Tomate Seco na Airfryer

Hoje temos por aqui Tomate Seco na Airfryer que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 1 Porções e é muito simples de fazer...

Se você não gosta de tomate na salada, talvez deva dar uma chance para esse mesmo ingrediente em diferentes tipos de preparo. O tomate seco tem sabor completamente único e que não se assemelha em nada ao tomate fresco, praticamente vira outra coisa.

Eu particularmente sou suspeita pra falar dessa receita, porque eu adoro TUDO de tomate seco. Patês, manteigas, na pizza, no pão… A única parte chata é que pode ser um processo meio lento, mas isso vamos solucionar hoje preparando tomate seco na Airfryer! Vamos aprender?


Ingredientes Para Tomate Seco na Airfryer

  • 5 tomates italianos
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 colher de chá de orégano
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 300ml de azeite

Como Fazer Tomate Seco na Airfryer


Passo 1

O primeiro passo é cortar os tomates ao meio e retirar toda a polpa.


Passo 2

Depois, em uma peneira ou escorredor de macarrão, adicione o sal e o açúcar. Deixe assim por, pelo menos 10 minutos para desidratar o máximo possível.


Passo 3

Pré aqueça a Airfryer a 180º por 5 minutos.


Passo 4

Arrume os tomates de forma bem organizada, sem que fiquem amontoados. Deixe cozinhar na Airfryer por 30 minutos a 180º.


Passo 5

Depois adicione o alho fatiado (não amassado) e deixe mais 10 minutos.


Passo 6

Vá adicionando tempo até que o tomate fique ressecado e bem enrugadinho. Preste bastante atenção para não queimar.


Passo 7

Depois de pronto, deixe esfriar e coloque em um vidro com azeite, a folha de louro, o orégano e o ramo alecrim. Mantenha os alhos. Sirva-se a vontade!


Informações Adicionais

Essa preparação tem validade de até 3 meses se armazenada corretamente na geladeira com tampa hermética. Verifique se seu pote de vidro está bem higienizado para evitar contaminação.

Você pode adicionar outras ervas a seu gosto, manjericão é uma ótima opção e que traz bastante refrescância.

É importante que o azeite cubra todos os tomates, logo, essa medida de 300ml dita na receita é baseada em um recipiente em que os tomates fiquem submersos. Caso utilize um pote maior, pode ser necessário usar mais azeite.

Dúvidas comuns

Pode usar tomate salada?

O tomate comum (ou salada) é mais crocante e menos saboroso. É mais indicado justamente para saladas por causa dessa textura mais resistente. Porém, também resultará em um ótimo tomate seco.

Pode usar tomate cereja ao invés do tomate seco na Airfryer?

Sim! Na verdade, os melhores tomates-secos são os de tomate cereja por serem extremamente adocicados e saborosos.Mantenha a mesma receita para os tomates cereja e o resultado será incrível.

Posso fazer tomate seco na Airfryer no forno?

Sim. Com os mesmos ingredientes você pode fazer essa receita com o forno na temperatura mínima, porém, pode ser muito mais demorado.

Posso fazer na frigideira?

Não. Na frigideira você terá um contato muito próximo do calor com os tomates e acabará resultando em um molho de tomate.

Posso fazer o tomate seco na Airfryer sem o alho?

Sim, o alho é opcional nessa receita e adiciona um pouco de acidez, além de sabor. Mas você pode simplesmente não utilizá-lo.

Quais os benefícios do tomate seco na Airfryer?

Você sabia que o tomate seco tem quase o dobro de vitamina A? E não é só isso, ele também tem o triplo de licopeno, além de seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio. Além de uma durabilidade impressionante por se tratar de uma conserva em azeite, é extremamente benéfico para a saúde.

Como fazer manteiga de tomate seco?

Depois de dois dias na geladeira, seu tomate seco pode ser processado até virar uma pasta e misturado em manteiga em temperatura ambiente. Com um pouquinho de páprica o resultado será surpreendente!

Como fazer patê de tomate seco?

Utilize a mesma ideia da manteiga: processe os tomates e depois misture com maionese.

Tomate seco na Airfryer pode congelar?

Não é indicado congelar essa receita, perderá boa parte do sabor, a textura do tomate mudará completamente e o azeite depois de congelado também fica com sabor diferente e pouco saboroso.

Tomate seco na Airfryer é saudável?

É uma receita extremamente saudável e rica em nutrientes. Quando retiramos a água de um alimento, concentramos os demais componentes, dessa forma, o tomate seco é ainda mais poderoso que o tomate seco.

Tomate seco na Airfryer engorda?

A única coisa que pode nos preocupar nessa receita é o excesso de azeite. Por ficar embebido no azeite por vários dias, acaba por ser uma preparação muito rica em gordura, por isso deve ser consumida com moderação.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas