Início » Receitas Air Fryer

Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático]

Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático]

PREPARO

25 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

14


CHEFF

Juliana Al


Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático]

Hoje temos por aqui Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático] que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 25 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 1 Porções e é muito simples de fazer...

Peixes e frutos do mar estão, com certeza, entre as preparações mais queridas pelos brasileiros. Mas, quem já fez sabe como a cozinha fica depois, não é mesmo? Se existe um lado negativo sobre preparos de peixes é o cheiro que fica pela casa toda. Além disso, por ser uma proteína extremamente úmida e delicada, o peixe tem tendência a desmanchar ou grudar na frigideira, assim, acabamos usando mais óleo do que gostaríamos para tentar evitar evitar isso.

Mas você sabia que é possível fazer peixe na Airfryer? Sim, essa invenção incrível que frita sem óleo, nesse caso ainda tem a vantagem extra de reter o cheiro da preparação, evitando fumaça e aquele cheiro de peixe pela casa toda. Hoje vou te ensinar uma receita infalível de peixe na Airfryer e também vou te passar todas as dicas desse prato delicioso e saudável.


Ingredientes Para Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático]

  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 raminho de alecrim fresco
  • 1 dente de alho cortado no meio
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino

Como Fazer Receita de Peixe na Airfryer [Fácil e Prático]


Passo 1

Misture todos os ingredientes e tempere o filé de peixe. Deixe marinando por pelo menos 20 minutos.


Passo 2

Pré aqueça a Airfryer por 5 minutos a 180º.


Passo 3

Forre a Airfryer com papel alumínio e posicione os filés de peixes, sem excesso de líquido, na cestinha da Airfryer, de maneira que não fique um por cima do outro.


Passo 4

Deixe cozinhar até que fique levemente dourado, virando na metade do tempo. Sirva-se logo em seguida!


Informações Adicionais

Caso você goste de um toque mais cítrico em preparações de peixe, adicione raspas de limão no momento de servir. Isso trará um aroma e sabor mais delicado do que adicionar diretamente o suco do limão na proteína.

Essa preparação combina muito bem com arroz branco e legumes salteados no azeite.

Aqui vai uma dica de acompanhamento: Sirva seu peixe na Airfryer com arroz branco bem fresquinho, cenouras e vagem francesa salteados no azeite e alcaparras para finalizar. Será um sucesso!

Dúvidas comuns

Posso substituir o vinho branco nessa receita?

Sim. Existem dois tipos de marinada, a seca e a líquida. Nessa receita optamos pela marinada líquida e utilizamos o vinho como líquido por ser uma opção extremamente saborosa e combina muito bem com peixes. Você pode simplesmente não utilizar o vinho (dessa forma teremos uma marinada seca, o que também funciona muito bem), ou você pode substituir por outro líquido, como suco de laranja, por exemplo.

Posso usar vinho tinto nessa receita?

Não. O vinho tinto tem o sabor completamente diferente do vinho branco e combina melhor com carnes vermelhas. Além disso, a coloração do vinho tinto deixará o peixe muito escuro e não apresentável.

É obrigatório que o vinho seja seco?

Sim. Vinhos para preparações salgadas devem sempre ser secos ou, no máximo, meio secos. Muito cuidado para não escolher um vinho doce pois poderá deixar toda a sua preparação adocicada.

Posso usar alecrim seco nessa receita?

Sim. Mas é importante ressaltar que não terá o mesmo resultado, ok? Ervas secas e ervas frescas possuem capacidade de aroma e sabor completamente diferentes.

Como fazer para o peixe não grudar na Airfryer

Caso sua Airfryer seja anti-aderente, basta untar o fundo da cestinha com azeite e será o suficiente. Caso não seja, forre a cestinha da Airfryer com uma folha de papel alumínio. Eu particularmente, aconselho que essa receita seja feita sob papel alumínio mesmo em aparelhos antiaderentes para evitar quaisquer surpresas, já que alguns peixes podem desmanchar com facilidade.

Pode colocar peixe congelado na Airfryer

Não. Na verdade, nenhum preparo de proteína é aconselhado que seja feito com ela ainda congelada. A carne congelada, de qualquer origem animal, soltará muito líquido no momento do preparo, o que prejudicará MUITO a absorção dos sabores dos temperos. Nessa receita, por exemplo, perderíamos boa parte da absorção da marinada se fizéssemos com a proteína congelada.

Pode colocar peixe empanado na Airfryer?

Sim, essa é uma ótima opção para adicionar crocância e uma camada extra de sabor a sua receita. Para isso, basta passar o peixe na farinha de trigo, depois no ovo, depois na farinha de rosca.

Caso prefira um empanamento simples e mais fininho, pode passar somente na farinha de trigo.

Qual o melhor peixe para fazer na Airfryer?

Opte por peixes que tenham filé mais firme, ou seja, que não desmancham com facilidade, Tilápia ou Panga são ótimas opções acessíveis. Evite peixes que estavam previamente congelados no supermercado pois desmancham com mais facilidade ainda, dê preferência para filés frescos.

Confira:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas