Início » Receitas Air Fryer

Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático]

Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático]

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

15 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático]

Hoje temos por aqui Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático] que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 15 Porções e é muito simples de fazer...

A Airfryer se tornou um dos eletrodomésticos favoritos dos cozinheiros que gostam de praticidade e buscam uma alimentação mais saudável.

Inclusive, há alguns anos atrás, se alguém te dissesse que você poderia comer fritura sem fritar, você provavelmente não acreditaria. E se, ainda por cima, eu te falasse que você pode fazer receitas deliciosas e super saudáveis na Airfryer? E o melhor de tudo: super fácil e prático.


Ingredientes Para Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático]

  • 2 xícaras de arroz cozido e temperado
  • 7 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de queijo minas padrão ralado
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • ½ cebola picadinha e refogada
  • 1 col. de sopa de azeite
  • 1 col. de chá de sal
  • 1 col. de chá de pimenta do reino

Como Fazer Receita de Bolinho de Arroz na Airfryer [Fácil e Prático]


Passo 1 (Pré-aquecimento)

Pré aqueça sua Airfryer a 180º por 3 minutos.


Passo 2 (Picar)

Pique a cebola em cubinhos bem pequenos e refogue com um pouquinho de azeite até ficar levemente dourada. Reserve.


Passo 3 (Adicionar à tigela)

Em um bowl, adicione todos os ingredientes, inclusive a cebola refogada.


Passo 4 (Mistura)

Misture bem com o auxílio de uma colher até que fique homogêneo.


Passo 5 (modelagem)

Utilizando 2 colheres de sopa, modele os bolinhos passando de uma colher para a outra até que fiquem arredondados.


Passo 6 (Inserção)

Posicione os bolinhos na cesta da Airfryer, pincele azeite em todos eles e ajuste o timer para 15 minutos (ainda a 180º).


Passo 7 (Sirva-se)

Após os 15 minutos, retire e sirva imediatamente, bem quentinhos.


Informações Adicionais

Você pode usar o queijo que você preferir nessa receita, apenas tome cuidado com queijos mais salgados para não acabar salgando toda a receita.

É possível atingir uma versão ainda mais crocante empanando os bolinhos antes de colocá-los na Airfryer. Passe-os primeiro na farinha de trigo, depois no ovo, depois na farinha de rosca. Leve para a Airfryer da mesma maneira.

Para atingir um nível mais gourmet e impressionar a todos aí na sua casa, invés de pincelar azeite, você pode preparar uma manteiga de ervas: Derreta uma pequena quantidade de manteiga e coloque algumas folhinhas de alecrim e tomilho.

Deixe descansar por alguns minutinhos e pronto! Você terá uma manteiga saborizada para pincelar nos seus bolinhos de arroz e atingir uma nova camada de sabor.

Devo adicionar mais farinha para conseguir modelar os bolinhos com a mão?

Não! Já que o segredo dessa receita é atingir uma massa bem molinha mesmo, que precisa ser modelada com a colher. Dessa forma, ela fica mais saudável e saborosa. Caso você opte por adicionar mais farinha para ter bolinhos mais consistentes, é possível que fique com gosto de farinha e com pouca umidade.

Posso fazer essa receita sem queijo?

Pode. O queijo é um sabor adicional da sua receita, mas não é a estrela principal. Caso você queira fazer uma versão menos calórica e mais econômica, você pode retirar o queijo ralado. Porém, nesse caso, faça a receita com apenas 1 ovo para que não perca a liga.

Essa receita pode ser feita com arroz e farinha integrais?

Sim. Substitua o arroz e a farinha pela versão não refinada, nas mesmas quantidades e terá uma receita ainda mais saudável e igualmente deliciosa.

Posso usar sobras de arroz para essa receita de bolinho de arroz?

Sim. O bolinho de arroz é a opção perfeita para aquele arroz do dia anterior que está na sua geladeira agora mesmo. Ele estará cozido, temperado e perfeito para ser usado nessa receita.

Posso usar arroz de risoto para fazer essa receita?

Sim. Para fazer risoto, usamos tipos de arroz diferentes: O arbóreo ou o Carnaroli. Esses tipos de arroz resultam em receitas mais cremosas, pois possuem capacidade maior de desenvolver amido durante sua preparação. Ou seja, seu bolinho de arroz pode ficar ainda mais saboroso e especial.

Ah! Caso você tenha um risoto pronto aí na sua geladeira, sinta-se à vontade para usá-lo para fazer seu bolinho de arroz. Afinal, mesmo que esteja misturado com carnes, vegetais ou outros ingredientes, isso apenas trará ainda mais sabor ao resultado final do seu bolinho.

Bolinho de arroz na Airfryer faz mal?

Não! Além de ser uma receita composta apenas de ingredientes naturais, sem nenhum conservante, é também uma receita com baixo teor de gordura, pois não é frito em óleo. Graças a tecnologia da Air fryer, a crocância dessa receita se dá pelo movimento do ar quente em alta velocidade dentro do equipamento. Dessa forma, podemos dizer com tranquilidade que a forma mais saudável de se comer bolinho de arroz é na Airfryer.

Quantas calorias têm um bolinho de arroz na Airfryer?

Em média, 50 calorias por bolinho, quando feito na Airfryer. Enquanto, a versão frita em óleo pode chegar a até 200 calorias por unidade.

Bolinho de arroz pode ser feito com maizena?

Sim. A maizena, além de não possuir glúten, possui altíssimo poder de absorção de umidade, logo, você pode acabar usando menos que a quantidade indicada na receita para atingir o ponto ideal, Porém, à nível de sabor e textura, a maizena perde um pouco para a farinha de trigo por ser muito neutra e podendo trazer um pouco mais de ressecamento a receita.

Bolinho de arroz na Airfryer pode ser servido com o quê?

É uma receita super versátil. Esses bolinhos podem acompanhar um prato principal, juntamente com um belo filé de carne bovina e uma salada de folhas verdes, trazendo crocância e diversidade ao prato. Além disso, é uma opção espetacular de petisco, podendo ser servido com um ótimo molho de pimenta ou um refrescante chutney de manga. Use sua criatividade!

Confira: Receita de linguiça na Airfryer

Imagem: Freepik




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas