Início » Receitas Air Fryer

Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático]

Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático]

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

11


CHEFF

Juliana Al


Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático]

Hoje temos por aqui Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático] que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 3 Porções e é muito simples de fazer...

O filé de frango é uma das preparações mais acessíveis e práticas do dia-a-dia do brasileiro. Tanto que às vezes a gente cansa de comer frango sempre, né? Por isso, é importante apostar em variações de receitas para não enjoar.

O filé de frango empanado é uma opção que muda completamente o sabor da receita e transforma um simples filé de frango em uma refeição muito mais especial. Porém, infelizmente, empanados vem acompanhados do preocupante fator: fritura em imersão de óleo.

Além de perdermos bastante no quesito saúde, ainda tem aquela sujeira toda de fritura que até desanima. Hoje vou te ensinar a fazer um frango na Airfryer perfeito, super crocante e saudável!


Ingredientes Para Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático]

  • 3 Filés de frango limpos
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de chá de manjericão desidratado
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca picada

Como Fazer Frango Empanado na Airfryer [Fácil e Prático]


Passo 0 (Empanamento)

• 1 xícara de farinha de trigo • 2 ovos inteiros • 1 xícara de farinha de rosca


Passo 1

Misture todos os ingredientes (menos os do empanamento) em um bowl e misture bem para que todos os filés tenham acesso ao tempero.


Passo 2

Pré aqueça a Airfryer por 5 minutos a 200º


Passo 3

Separe cada item do empanamento em um prato e passe o frango nessa ordem: Primeiro na farinha de trigo, depois no ovo, depois na farinha de rosca.


Passo 4

Pincele azeite em cima dos filés empanados.


Passo 5

Posicione os filés na Airfryer, sem que fiquem um em cima do outro e deixe por 15 minutos ou até que fique dourado.


Informações Adicionais

Quando faltarem dois minutos, você pode adicionar molho de tomate e fatias de queijo muçarela para ter um delicioso Parmegiana.

Para uma versão mais cítrica, adicione também raspas de limão à marinada ou até mesmo no momento de servir. Caso prefira um cítrico mais delicado, opte pelo limão siciliano, o perfume é incomparável!

Essa preparação combina muito bem com purê de batatas e arroz branco. Sirva com uma salada bem fresquinha de folhas verdes e a refeição está completa!

Dúvidas comuns

Como fazer para o frango não ficar cru no meio?

Aqui temos dois segredos: a temperatura da Airfryer e a grossura dos filés. Mantenha sua fritadeira sempre a 200º e não utilize filés de frango com mais que 1 dedo de grossura. Dessa forma, os filés vão cozinhar igualmente no tempo correto.

Posso adicionar líquido à marinada?

Sim! Adicione uma xícara de vinho branco ou de suco de laranja, caso queira um resultado mais úmido e suculento. Mas, lembre-se: sempre vinho SECO.

Posso empanar apenas com farinha de rosca?

Pode, mas você terá um empanamento mais instável. Porque a função da farinha de trigo é reter a umidade da proteína para depois receber o ovo e a farinha de rosca. Quando passamos diretamente na farinha de rosca, corremos o risco de ter um empanamento que, ao cortar, se solta muito fácil de toda a proteína.

Frango empanado na Airfryer engorda?

Assim como qualquer alimento, o frango empanado na Airfryer conta com uma carga de calorias, porém, não é uma quantidade alarmante. O frango empanado na Airfryer pode ser incluído, com tranquilidade, em uma dieta balanceada.

Dá pra fazer frango empanado congelado na Airfryer?

Não é aconselhado submeter qualquer proteína congelada a nenhum processo de cozimento, seja na Airfryer ou em panelas comuns.

Carnes congeladas desprendem grande quantidade de líquidos que necessariamente vão alterar o sabor do alimento, além de tornar o processo de cocção lento. Adicionar o filé de frango empanado na Airfryer resultará em uma preparação muito mais parecida com um ensopado do que com um frango empanado.

Combinações Possíveis

Frango empanado na Airfryer Fit

Para uma versão mais saudável da receita, substitua o empanamento por ovo + farinha de arroz. O resultado será igualmente delicioso, porém sem glúten e benéfico à saúde.

Frango empanado na Airfryer com farinha de trigo

Para uma versão mais rápida e delicada, você pode empanar apenas com farinha de trigo. Isso não trará um resultado crocante, mas, por sua vez, resultará em uma camada extra de sabor mais fininha. Também fica uma delícia, além de ser um processo mais rápido.

Frango empanado na Airfryer é saudável?

Sim. Considerando que utilizamos apenas ingredientes naturais, sem conservantes e não é feito em fritura de imersão de óleo, podemos chamar essa receita de saudável. Porém, os profissionais de nutrição não indicam consumo livre de farinha branca diariamente, então, é importante dosar.

Confira:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas