Início » Receitas Air Fryer

Biscoito de Polvilho na Airfryer

Biscoito de Polvilho na Airfryer

PREPARO

15 Minutos


RENDIMENTO

2 Porções


FAVORITOS

29


CHEFF

Juliana Al


Biscoito de Polvilho na Airfryer

Hoje temos por aqui Biscoito de Polvilho na Airfryer que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 15 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 2 Porções e é muito simples de fazer...

O biscoito de polvilho é paixão nacional. Originário de Minas Gerais, faz sucesso em todo o país pelo seu sabor suave e quase viciante. Quem nunca abriu um pacote de biscoito de polvilho pra comer um ou dois e acabou comendo muito mais?

Além disso, é uma receita extremamente simples, fácil e rápida de preparar. Hoje vou te ensinar uma versão ainda mais fácil: na Airfryer! Pode separar os ingredientes que o petisco da tarde já está garantido. Ah, e não deixe de testar as variações, ficam maravilhosas!


Ingredientes Para Biscoito de Polvilho na Airfryer

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 e ½ xícaras de polvilho azedo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sal
  • 50g de queijo parmesão ralado

Como Fazer Biscoito de Polvilho na Airfryer


Passo 1

Pré aqueça a Airfryer a 180º por 5 minutos. Em um bowl, adicione todos os ingredientes.


Passo 2

Misture muito bem até que fique homogêneo.


Passo 3

Modele palitinhos e posicione-os diretamente na cestinha da Airfryer. Não coloque um por cima do outro, apenas preencha o fundo da fritadeira elétrica.


Passo 4

Deixe cozinhar por 15 minutos a 180º ou até estar levemente dourado. Sirva-se!


Informações Adicionais

Determinados polvilhos são mais úmidos que outros, por isso, vá adicionando o polvilho aos poucos até a massa ficar macia, porém desgrudando das mãos.

Outras opções de queijo que ficam ótimas nessa receita são: gruyere, gouda e gorgonzola. Teste e faça variações até encontrar o seu preferido.

Para adicionar frescor e sabor extra na sua preparação, adicione uma colher de chá de ervas finas à sua receita. O resultado será super diferente e saboroso.

Dúvidas comuns

Pode fazer biscoito de polvilho na Airfryer com queijo muçarela?

Não seria minha primeira opção. Você até pode usar, mas o queijo muçarela tem mais elasticidade do que sabor. Isso quer dizer que ele funciona mais quando derretido por cima de preparações, como massas ou carnes. No caso de um biscoito, ele agregará pouco sabor e pode dar uma textura meio “chiclete”.

Pode fazer biscoito de polvilho na Airfryer com queijo prato?

Também não é uma das melhores opções pelo mesmo motivo do queijo muçarela. A maior diferença é que o queijo prato, por ser mais rico em gordura, adicionará coloração bem amarela ao seu biscoito. Ou seja, a nível de sabor, não agrega muito. Caso você queira uma cor mais forte, adicione queijo prato somado a algum queijo de sabor mais forte, como parmesão por exemplo.

Como fazer uma versão apimentada do biscoito de polvilho na Airfryer?

Evite líquidos nessa receita, logo, pimentas frescas ou molho de pimenta prejudicará o resultado final da massa. Dessa forma, opte por pimentas em pó, como pimenta do reino (essa adiciona mais perfume do que picância), pimenta calabresa moída ou páprica picante. Nessas duas últimas opções, além da picância, você terá um biscoito com coloração levemente alaranjada.

Como fazer uma versão doce?

Troque o polvilho azedo por polvilho doce, o sal por açúcar e o queijo por canela em pó. Siga o mesmo passo-a-passo e o resultado será ótimo. Outra boa opção também é adicionar um pouco de chocolate em pó.

Posso fazer a receita sem nenhum queijo?

Pode. Nessa opção, o resultado será mais neutro e menos salgado. Eu aconselharia aumentar um pouco a quantidade de sal já que não teremos o sal do queijo.

Combinações

Biscoito de polvilho frito na Airfryer

Caso você queira um resultado mais parecido com a versão frita, você pode pincelar azeite nos palitinhos direto na Airfryer e, assim, terá um resultado mais saboroso e úmido.

Mas é importante comentar que isso altera as calorias da receita.

Biscoito de polvilho azedo na Airfryer

Diferente do que muitos pensam, o polvilho azedo e o doce são muito parecidos. Na verdade, são produzidos da mesma forma e provém da mesma matéria prima. O diferencial é que o polvilho azedo passa por um processo de fermentação que trará essa acidez que acabou por ser denominada com o “azedo”.

Nessa receita, usamos apenas o polvilho azedo, mas você pode também fazer uma mistura (meio a meio) com os dois produtos e o resultado será perfeito.

Caso utilize apenas o doce, ficará levemente adocicado.

Biscoito de polvilho mineiro na Airfryer

Na receita mineira, invés do creme de leite, utilizamos água fervendo para escaldar o polvilho. Além disso, os queijos e polvilhos de Minas, tem sabor completamente individuais e diferentes dos que encontramos no mercado.

Mas, mesmo trocando o creme de leite por água fervendo, o processo se mantém igual.

Biscoito de polvilho na Airfryer é saudável?

Sim! É uma receita sem nenhum adicional de óleo e feita exclusivamente com ingredientes naturais, sem conservantes.

Biscoito de polvilho na Airfryer engorda?

Se consumido em quantidade moderada, não será prejudicial à nenhuma dieta que não tenha restrições.

Biscoito de polvilho na Airfryer pode congelar?

Não é aconselhado congelar nenhum produto a base de polvilho.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas