Início » Receitas Air Fryer

Batata Rústica na Airfryer

Batata Rústica na Airfryer

PREPARO

25 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

89


CHEFF

Juliana Al


Batata Rústica na Airfryer

Hoje temos por aqui Batata Rústica na Airfryer que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 25 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 3 Porções e é muito simples de fazer...

A cozinha contemporânea nos trouxe coisas muito boas e inovadoras. Uma delas é a batata rústica, onde o mais importante “pulo do gato” é desapegar do descascador.

Com cortes rústicos ou não, uma receita simples que pode ser a estrela do seu prato.

Atualmente, a grande maioria das hamburguerias já apostam nesse acompanhamento, até com mais frequência do que a batata frita comum. Um ingrediente barato, uma execução simplificada e um resultado que pode surpreender seus convidados.


Ingredientes Para Batata Rústica na Airfryer

  • 500g de batata rosada com casca
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída
  • 3 colheres de chá orégano

Como Fazer Batata Rústica na Airfryer


Passo 1

Comece lavando bem as batatas (precisam ser bem lavadas já que consumimos a casca). Corte-as no formato de canoa


Passo 2

Tempere as batatas com azeite e adicione todos os condimentos


Passo 3

Pré-aqueça sua airfryer por 3 minutos á 200ºC


Passo 4

Com sua airfryer pré-aquecida, posicione as batatas com cuidado até que forre todo o fundo e em 20 minutos estará pronto.


Passo 5

Após 20 minutos sua batata estará perfeita, crocante por fora e cozida por dentro. Agora é só servir!


Informações Adicionais

É importante dizer que o tipo de corte escolhido na sua receita é liberado, porém isso afeta no tempo de preparo. Se você decidir fazer sua batata inteira, demoraria muito mais tempo que a batata em forma de canoa. Recomendo também que corte-as em palito, a crocância fica muito boa sem contar que é uma alternativa de batata “frita” saudável

Essa receita é muito boa tanto para acompanhamento e tanto para petisco para acompanhar uma boa cerveja gelada.

Dúvidas comuns

É obrigatório cozinhar a batata?

Não, mas existem prós e contras de cozinhar a batata antes de colocar na Airfryer. Como, por exemplo, a dificuldade para cortar a batata, se cozida demais. Ela pode se despedaçar ao fazer o corte. Assim como diminuirá o poder dos condimentos utilizados para a receita; mas diminuirá bastante o tempo que a batata vai ficar na Airfryer.

Posso usar qualquer tipo de batata?

Pode, o tipo de batata mais recomendada é a Asterix, ou como muitos conhecem como batata rosa. Mas não trará diferença para sua receita se for feita com a batata inglesa.

Posso usar batata doce?

Pode, com o mesmo processo, chegar em um resultado maravilhoso: uma batata doce sequinha e crocante. Recomendo que seja em formato de rodela e o mais fina possível, você vai se surpreender.

Posso fazer sem casca?

Pode. A casca traz uma crocância especial a receita, um diferencial enorme. Retirando a casca, a receita não será “Batata rústica na airfryer” e sim batata assada.

Qual o melhor acompanhamento para batata rústica?

No quesito petisco, você pode adicionar um molho de cheddar com bacon ou se preferir algo mais simples, um ketchup.

Porém, esse tipo de receita pode ser o acompanhamento do seu jantar, então, podemos dizer que vai muito bem com arroz branco bem fresquinho e um belo contra filé..

Combinações

Batata rústica na Airfryer com páprica

A páprica trará um teor apimentado a sua receita, porém precisaria adicionar mais azeite para que no processo de preparo da batata, a páprica se espalhe melhor sobre as batatas.

Batata rústica na Airfryer com maionese

Um acompanhamento para a sua batata, com certeza é uma maionese de boa qualidade.

Temperando a maionese com uma colher de chá de limão siciliano, raspas do limão e um pouco de queijo parmesão, você irá transformar uma simples maionese em uma receita inovadora maravilhosa.

Batata rústica com linguiça na Airfryer

Essa versão é uma das minhas favoritas. Basta seguir a receita normalmente e adicione a linguiça calabresa em rodelas. Use os mesmo 20 minutos de preparo e o defumado da linguiça irá dar um sabor especial para sua receita.

Batata rústica com alecrim na Airfryer

Um tempero especial que traz um cheiro defumado irresistível é o alecrim. Basta adicionar junto aos condimentos e o alecrim irá trazer um aroma espetacular a sua receita.

De preferência use alecrim fresco, você acha facilmente em supermercados ou hortifruti.

Batata Rústica na Airfryer é saudável?

Sim, a proposta da Airfryer é você executar sua receita com o mínimo de óleo possível. Essa receita contém o azeite, que é uma gordura boa e, se consumido em quantidade moderada, só trará benefício a sua saúde.

Batata rústica na Airfryer engorda?

Se consumido de forma moderada, a batata rústica não irá prejudicar sua dieta e não trará nenhum malefício à sua saúde.

Batata rústica na Airfryer pode ser congelada?

Não, a batata perderia a textura macia, se despedaçando, além de perder a principal característica que é a crocância. De nenhuma forma, recomendo que congele a batata.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas