Início » Receitas Air Fryer

Batata Assada na Airfryer

Batata Assada na Airfryer

PREPARO

25 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Batata Assada na Airfryer

Hoje temos por aqui Batata Assada na Airfryer que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 25 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 1 Porções e é muito simples de fazer...

Hoje você vai aprender um panorama completo de receitas de batata assada na Airfryer. Sem dúvidas este é um prato delicioso, que feito nesse aparelho também conta com a vantagem de ser muito saudável. Isto porque ele não usa a mesma quantidade de óleo em comparação com outras formas de elaboração do prato.

Assim sendo, veja mais detalhes sobre o assunto a seguir. Saiba como fazer uma saborosa batata assada usando a sua Airfryer, seja para acompanhamento ou mesmo como um prato principal.

Informações iniciais

Antes de cozinhar esse prato de forma propriamente dita, é importante ter em mente alguns detalhes. Afinal de contas, a Airfryer é um aparelho precisa de uma quantidade mínima de óleo para cozinhar os alimentos. Isto os deixa mais saudáveis, sem, no entanto, sacrificar o seu sabor.

A batata assada na Airfryer pode ser feita com ou sem recheio. No primeiro caso, basta cortar o tubérculo em pedaços, temperar conforme sua preferência e cozinhar no aparelho.

Já no caso de batata recheada, o ideal é que você escolha por tubérculos maiores. Assim vai ser possível aproveitá-los ao máximo, ainda mais com os ingredientes que colocar em seu interior.

Quantas porções esse prato rende?

Tudo depende da forma como você vai fazê-lo, bem como o tamanho das batatas. No caso de optar pela receita sem recheio, pode ser usado até meio quilo de batata cortada em pedaços. Essa quantidade pode servir bem até quatro pessoas.

Por outro lado, na hora de fazer batata assada na Airfryer recheada, o cálculo será um pouco diferente. O aparelho normalmente comporta duas batatas grandes ou três de tamanho médio. Assim, você deve pensar com antecedência como irá servir o prato.

Quantos minutos até o prato ficar pronto?

O cozimento de batata assada na Airfryer é bastante rápido, mas o prato sem recheio ficará pronto antes. Nestes casos o tempo é de 20 a 25 minutos, dependendo da potência do aparelho. Já a batata recheada ficará pronta em uma média de 30 minutos.

Calorias, proteínas e carboidratos por porção de batata assada na Airfryer

Aqui, novamente tudo vai depender da forma como você quer preparar a sua iguaria. Batatas simples, sem recheio, fica abaixo de 100 calorias por porção. Além disso, são aproximadamente 19, gramas de carboidratos e 2,40 gramas de proteínas.

No caso da batata recheada, o número variará muito conforme os ingredientes colocados nela, que se somam aos valores acima. Assim, uma fatia de queijo, por exemplo, tem em média 80 calorias. Já uma porção de bacon em cubos, pode ter até 200 calorias.


Ingredientes Para Batata Assada na Airfryer

  • Meio quilo de batatas;
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho;
  • 1 cebola pequena;
  • Sal e temperos a gosto

Como Fazer Batata Assada na Airfryer


Passo 1

Lave bem as batatas e corte cada uma em quatro partes iguais;


Passo 2

Adicione o alho, a cebola, o óleo e os temperos e mexa bem;


Passo 3

Em seguida, coloque tudo em um recipiente que caiba na Airfryer e leve ao aparelho;


Passo 4

Asse a 180% por pelo menos 20 minutos e depois o seu prato estará pronto.


Informações Adicionais

Agora que você já sabe como fazer batata assada na Airfryer, veja a seguir algumas dicas para garantir o melhor aos seus pratos:

  • Em ambos os casos, cozinhe as batatas com casca. Além de serem fontes de nutrientes, elas também ajudam a deixá-las ainda mais saborosas;

  • O ponto ideal de quando a batata está cozida é aquele em que você espeta o garfo e ela fica macia, mas sem despedaçar;

  • Além disso, no caso da batata recheada, o miolo retirado dela pode ser usado como parte de seu recheio junto com outros ingredientes.

Combinações possíveis

Como você pode ver, esse é um prato bastante versátil. E claro, dependendo da combinação de ingredientes, ele ficará ainda mais saboroso. Assim sendo:

  • Experimente rechear suas batatas com queijo e presunto, ou mesmo bacon;

  • Batata recheada com estrogonofe de frango e carne também são excelentes;

  • Além disso, batatas sem recheio combinam muito bem com molhos diversos;

  • Por fim, outra ideia bacana é abusar dos temperos de sua preferência para o prato.

Batata recheada na Airfryer

  • 2 batatas grandes ou três médias;

  • 500 ml de água;

  • Um recheio de sua escolha. Aqui você pode incluir ingredientes como queijo, presunto, bacon, carnes ou o que preferir.

Modo de preparo:

  • Lave bem as batatas e coloque suas batatas em uma panela com a água;

  • Após ficarem cozidas, retire-as e deixe que esfriem;

  • Agora abra as suas batatas com um corte no meio e coloque o recheio escolhido;

  • Por fim, leve-as para o Airfryer e deixe-as cozinhar por pelo menos 30 minutos.

Batata assada na Airfryer com maionese

Esta combinação fica deliciosa, não é mesmo? E você pode fazê-la sem problemas. Apenas tenha em mente que as duas coisas juntas podem ficar bastante calóricas. Afinal de contas, cada colher de sopa de maionese tem em média 40 calorias.

Batata assada com casca na Airfryer

Como falamos antes, esta é uma dica bastante valiosa para acrescentar sabor e nutrientes extras ao seu prato. A única recomendação é lavar muito bem as batatas antes de cozinhas, para tirar todas as impurezas de sua casca.

Dúvidas comuns

Por fim, confira a seguir algumas das dúvidas mais comuns sobre a batata assada na Airfryer.

Batata assada na Airfryer engorda?

Em comparação ao cozimento do prato de outras formas, esta é bem mais saudável. Mas é importante não exagerar porque, em excesso, ele pode engordar sim.

Batata assada na Airfryer é saudável?

De forma geral sim, ainda mais as sem recheio. Isto porque seu cozimento envolve muito menos óleo, o que torna o prato mais recomendável para consumo.

Batata assim pode na dieta?

Sim! Basta apenas ficar de olho no número de calorias que você ingere. O mais importante é que ele não ultrapasse o limite estabelecido pela sua dieta.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas