Início » Receitas Air Fryer

Abóbora na Airfryer

Abóbora na Airfryer

PREPARO

20 Minutos


RENDIMENTO

3 Porções


FAVORITOS

8


CHEFF

Juliana Al


Abóbora na Airfryer

Hoje temos por aqui Abóbora na Airfryer que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 20 minutos esta maravilha de Receitas Air Fryer para seus convidados. A receita pode render até 3 Porções e é muito simples de fazer...

A abóbora é uma leguminosa muito apreciada pelo brasileiro. Presente em diversas receitas tradicionais, ela é diariamente incluída na alimentação nacional tendo papel parecido com o da batata.

Levemente adocicada e disponível em cores e texturas diferentes, esse alimento é versátil a ponto de servir como purê, sopa ou assado. Definitivamente, um dos coringas da cozinha.

Uma das dificuldades de acertar a textura perfeita da abóbora, é no momento do cozimento. Se deixarmos que cozinhe tempo demais, ela pode desmanchar, não trazendo a textura desejada para a preparação. Hoje, vou te ensinar uma versão super fácil e sem erro feita na Airfryer. Você vai se surpreender.


Ingredientes Para Abóbora na Airfryer

  • 350g de abóbora sem casca e sem semente
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de manjericão desidratado
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída
  • 5 colheres de sopa de azeite

Como Fazer Abóbora na Airfryer


Passo 1

Após retirar a casca e as sementes, corte as abóboras e cubos não muito grandes. Mais ou menos do tamanho de um gelo de uma forma de gelo padrão.


Passo 2

Espalhe bem o azeite e todos os temperos sobre os cubos de abóbora.


Passo 3

Pré aqueça a Airfryer por 5 minutos a 180º.


Passo 4

Deixe que cozinhe por 20 minutos ou até que fiquem macias. Vire-as no meio do cozimento. Sirva-se à vontade!


Informações Adicionais

Não corte as abóboras em pedaços muito grandes pois isso aumentará o tempo de cocção, correndo o risco de dourar por fora antes de cozinhar por dentro.

Utilize a abóbora cabotiá para um resultado mais firme e com textura mais agradável. A abóbora comum é mais rica em água e pode desmanchar com facilidade.

O azeite é essencial nessa receita para que a parte de fora das abóboras não queime. Certifique-se de que toda a superfície das abóboras estão besuntadas em azeite.

Adicione queijo ralado quando faltarem apenas 2 minutos para o fim do preparo e deixe derreter sobre as abóboras. O resultado será delicioso.

Dúvidas comuns

Precisa cozinhar antes?

Não é necessário. O calor da Airfryer irá cozinhar as abóboras igualmente e deixar a parte de fora levemente crocante. Só será necessário o cozimento prévio, se você optar por fazer pedaços muito grandes.

Posso fazer com casca?

Sim! Assim como a batata rústica, a abóbora pode muito bem ser servida com casca e fica uma delícia, uma crocância extra.

Como saber que a abóbora está pronta?

Se, ao espetar com um garfo, ele entrar e sair com facilidade: está pronto para servir.

Posso fazer com qualquer tipo de abóbora?

Sim, todas podem ser feitas pelo mesmo processo, seguindo a mesma receita. Porém, abóboras mais macias e mais ricas em água ficarão prontas mais rápido.

Posso fazer com as sementes?

Sim. Semente de abóbora quando submetidas ao calor, ficam super crocantes e com sabor que lembra amendoim. Mas é importante ter cuidado com seus convidados, pois algumas pessoas são alérgicas às sementes da abóbora.

Combinações

Abóbora na Airfryer com casca

Você pode manter as cascas das abóboras caso deseje uma receita mais rústica e com nuances de textura diferentes. A casca da abóbora é muito saborosa e, na Airfryer, fica super crocante, além de trazer um visual especial.

Abóbora caramelizada na Airfryer

Para uma versão original e com uma camada de sabor extra, adicione uma colher de sopa de açúcar mascavo por cima das abóboras quando estiverem quase prontas. Cinco a sete minutos são suficientes para caramelizar as abóboras e criar uma coloração amarronzada com sabor único. Não deixe mais tempo para não amargar a receita.

Abóbora recheada na Airfryer

Você pode fazer uma versão recheada se optar por cozinhar a abóbora inteira. Para isso, opte por uma abóbora de tamanho reduzido, para que caiba na Airfryer, faça um furo e tire todas as sementes do interior, deixando-a oca.

Besunte azeite por toda a abóbora, tanto por dentro quanto por fora e espalhe bem os temperos. Use a temperatura de 50º até que fique macia. Quando estiver pronta, adicione o recheio de sua preferência: pode ser bobó de camarão, creme de queijo ou até mesmo um delicioso baião de dois.

Abóbora moranga na Airfryer

A abóbora moranga é uma das abóboras mais macias e adocicadas, muito usada também para fazer doces. Caso opte por usar esse tipo de abóbora nessa receita, fique de olho pois ela cozinha mais rápido, com mais risco de queimar.

Abóbora na Airfryer é saudável?

Sim! Por ser uma receita feita sem óleo, frituras ou aditivos de conservantes ou temperos artificiais, essa receita pode ser considerada saudável e uma aliada na variação na alimentação saudável.

Abóbora na Airfryer engorda?

Não. Apesar de as pessoas terem medo de consumir carboidratos quando estão de dieta, ele é necessário e, por si só, não engorda. Consumida de forma moderada, ela não será de grande adicional calórico para a sua dieta.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas