Salada de Alho Poró

Salada de Alho Poró

Salada de Alho Poró

Confira como fazer a receita de salada de alho poró em nosso blog passo a passo!

Salada de Alho Poró
Imagem: Reprodução | Divulgação
PREPARO 30 Minutos
SERVE 4 Porções
FAVORITOS 25
CHEFF Juliana Al

Publicidade


Salada de Alho Poró

Hoje temos por aqui Salada de Alho Poró que a Chef Juliana Al vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de receita da categoria Receitas de Saladas para seus convidados. A receita pode render até 4 porções e é bem simples de fazer.

O alho poró é um vegetal da família das cebolas. Ele ajuda a aromatizar e dar sabor a caldos, sopas e cozidos. Mas também pode ser usado em risotos, recheios de torta e até mesmo numa bela salada.

Sobre a receita de salada de alho poró

Ele tem um sabor ligeiramente ardido, mas ao mesmo tempo adocicado e combina muito bem com queijos e frutas secas, como nossa sugestão principal hoje.

Ingredientes Para Salada de Alho Poró


  • 4 talos de alhos-porós médios
  • 1 xícara de chá de nozes
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa vinagre de vinho tinto
  • Sal e pimenta do reino moída na hora
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1 xícara de queijo parmesão ou outro queijo duro em lascas finas
Publicidade


Como Fazer Salada de Alho Poró


  • Passo 1
    Corte o alho poró ao meio e depois no sentido do comprimento
  • Passo 2
    Cozinhe em água e sal por aproximadamente 10 minutos. Escorra e reserve.
  • Passo 3
    Enquanto isso espalhe as nozes em uma assadeira e leve ao forno a 180 graus até dourar. Deixe esfriar e pique grosseiramente.
  • Passo 4
    Em uma tigela pequena, misture o azeite com o vinagre e tempere com sal e pimenta. Disponha o alho-poró em uma travessa.
  • Passo 5
    Regue com o vinagrete e decore com as nozes, a cebolinha e o queijo.

HISTÓRIAS DA WEB:



Informações Adicionais


  • Geralmente a parte do alho poró usada nas saladas é a parte branca. Mas numa boa cozinha, nada se desperdiça. Cozinhe as folhas junto com o feijão ou ensopados para dar mais sabor e retire na hora de servir.

  • Preparadas em forma de chá, as folhas do alho poró ajudam a aliviar sintomas de gripes e resfriados.

Combinações

Salada de alho poró com manga

Você gosta de colocar frutas na salada? Se sua resposta é não, é porque você nunca experimentou esta salada de alho poró com manga.

Numa saladeira junte 1 maçã picada, 1 manga pequena em cubinhos, 1 talo de alho poró fatiado, 1/2 cebola roxa picadinha, salsinha, cebolinha e hortelã picada a gosto. Tempere com sal, pimenta do reino, suco de limão e azeite. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Salada de alho poró com tomate-cereja

O Tomate é um ingrediente bem comum em saladas, mas fazendo combinações com outros ingredientes você consegue variações bem interessantes, como nessa salada de alho poró com tomate cereja.

Corte 2 talos de alho poró ao meio e depois corte em tirinhas no sentido do comprimento. Deixe marinando em 3 colheres de azeite e suco de 1 limão. Enquanto isso corte 1 pepino em fatias bem finas, e ½ xícara de chá de tomate cereja em 4 partes. Junte o pepino e os tomates ao alho poró. Tempere com sal e coentro picadinho a gosto. Sirva em seguida.

Dúvidas

Salada de alho poró é saudável?

O alho poró é uma fonte de nutrientes importantes para nosso organismo. É uma boa fonte de vitamina C e ferro, e por isso auxilia no aumento da imunidade. Também é rico em fibras, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. O alho poró pode ainda combater o envelhecimento precoce.

Salada de alho poró pode ser congelada?

É mais recomendado congelar o alho poró cru e quando for preparar sua salada, ele vai direto do congelador para a panela, não precisa descongelar antes.


Publicidade


Comentários

Sites Parceiros
Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL