Início » Receitas de Saladas

Salada de Alface

Salada de Alface

PREPARO

10 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Salada de Alface

Hoje temos por aqui Salada de Alface que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 10 minutos esta maravilha de Receitas de Saladas para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Quem diz que salada de alface é uma coisa sem graça ainda não conhece essa nossa receita. A alface, é claro, é a estrela dessa receita simples mas incrementada com um saboroso molho. Você pode servir como acompanhamento ou transformá-la numa refeição completa, para aqueles dias de muita pressa (ou muita preguiça) juntando sobras de frango desfiadas ou ainda atum em lata.


Ingredientes Para Salada de Alface

  • 1 pé de de alface romana
  • 1 pé de alface de folha vermelha
  • 2 cebolas
  • suco e casca ralada de 2 limões
  • ¼ de xícara de chá de azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • Pimenta calabresa em flocos a gosto
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado fino

Como Fazer Salada de Alface


Passo 1

Comece cortando as cebolas em fatias bem finas.


Passo 2

Em seguida, usando apenas as mãos, rasgue as alfaces em pedaços de tamanho médio.


Passo 3

Coloque a alface e a cebola em uma saladeira, tempere com o sal, a pimenta do reino, o azeite e o suco de limão.


Passo 4

Misture o queijo ralado com a pimenta calabresa e as raspas de limão e polvilhe sobre a salada de alface. Sirva em seguida.


Informações Adicionais

  • A alface pode começar a murchar rapidamente depois de pronta, então esse é o tipo de salada para servir imediatamente. As sobras duram até 2 dias na geladeira, mas a alface não fica com a melhor aparência e a salada fica encharcada.

  • A alface vermelha é uma das muitas variedades de alface, com valor nutricional muito superior ao da alface americana, mas com baixas calorias.

  • Prefira rasgar a alface com as mãos ou até mesmo servir as folhas inteiras em vez de cortar com uma faca. O corte com faca faz a alface oxidar com mais rapidez e sua salada pode ficar com cara de comida velha muito rápido.

Combinações

Salada de alface com tomate

Faça essa salada de alface com tomate com um molho diferente e fuja do trivial. Em uma saladeira coloque 2 xícaras de alface picada, ½ xícara de chá de tomates cereja cortados em 4 partes, 1 ovo cozido esmigalhado, 1 cebolinha verde picada, 2 colheres de sopa de maionese, 1 colher de chá de vinagre e 2 colheres de sopa de coentro picado. Misture bem e sirva em seguida.

Dúvidas

Salada de alface é bom para quê?

Pode não parecer, mas a alface pode ser considerada um alimento rico em proteínas. Aproximadamente 20 % de seu volume se constitui desse elemento essencial à saúde do nosso corpo.

Por outro lado, é um alimento pouco calórico: 100 g de alface têm somente 15 kcal e por isso é muito utilizada em dietas para redução de peso e ganho de massa muscular.

A alface também pode ajudar nos quadros de insônia e prevenção de queda de cabelo.

Grávida pode comer salada de alface?

Não há restrições para que gestantes consumam saladas de qualquer tipo. No entanto, é bom ficar atento para que as folhas sejam muito bem higienizadas para prevenir principalmente a toxoplasmose. Aliás, esse cuidado de higienizar muito bem os alimentos vale para todos.

Salada de alface pode ser congelada?

A salada de alface não pode ser congelada porque, uma vez em contato com os temperos, as folhas perdem água muito rapidamente e se deterioram se não forem consumidas em um curto período de tempo.

Quem tem gastrite pode comer salada de alface?

Recomenda-se evitar o consumo de alface no início do tratamento de gastrite. Além do mais, os temperos da salada também podem ser agressivos para quem sofre com esse problema.

Quem tem refluxo pode comer salada de alface?

As fibras e os nutrientes contidos nas verduras podem auxiliar no processo digestivo, favorecendo quem sofre de refluxo. Evite, porém, temperos muito ácidos ou apimentados.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas