Início » Receitas de Bolo

Bolo Nega Maluca

Bolo Nega Maluca

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

200


CHEFF

Juliana Al


Bolo Nega Maluca

Hoje temos por aqui Bolo Nega Maluca que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Bolo para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Para os amantes de chocolate, poucas receitas são tão boas quanto um bolo nega maluca. Este é um doce tradicional, que agrada pessoas de todas as idades. Ele é ótimo para acompanhar um bom café, ou mesmo fazer parte do seu cardápio geral de sobremesas.

Então se você gosta de um bolo fofinho com inconfundível sabor de chocolate, preste atenção nas informações a seguir. Veja como preparar sua nega maluca de forma rápida e fácil. Além disso, veja também outros destaques dessa receita para o bolo ficar ainda mais gostoso.

O que é bolo nega maluca?

Esta receita é uma variação do bolo de chocolate simples. Assim a sua principal diferença está nos ingredientes que ele leva. Ao invés de leite e manteiga, normalmente essa receita conta com água fervente ou café e óleo durante o seu preparo.

Por que bolo de chocolate se chama nega maluca?

Infelizmente, a origem histórica deste nome está ligada ao racismo do Brasil do século XIX. Há duas versões envolvendo o nome bolo nega maluca. Segundo as lendas em ambas a receita foi criada por escravas, que de maneira proposital ou acidental, substituíram ingredientes do bolo de chocolate tradicional pelos itens acima.

Hoje, devido a este contexto, há várias pessoas que defendem a mudança do nome do bolo nega maluca. Algo que é justificado, já que até hoje ele ofende pessoas por seu histórico racista.


Ingredientes Para Bolo Nega Maluca

  • 3 ovos para a base do bolo;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 xícara de chá de água quente ou café, conforme sua preferência;
  • 1 xícara de chá de achocolatado de sua preferência;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Como Fazer Bolo Nega Maluca


Passo 0 (Cobertura do Bolo)

Para a cobertura do bolo, é necessário meia xícara de chá de chocolate em pó, quatro colheres de sopa de leite, uma colher de sopa de manteiga. Por fim, 1 xícara de chá de açúcar.


Passo 1

Primeiro, bata no liquidificador todos os ingredientes da massa, exceto o fermento e a água ou o café;


Passo 2

Em seguida, despeje esse conteúdo em uma tigela e adicione os dois ingredientes que ainda faltam;


Passo 3

Depois de tudo estiver misturado, despeje a massa em uma forma untada e asse no forno em fogo médio (200 graus), por 40 minutos;


Passo 4

Enquanto isto, coloque os ingredientes da cobertura em uma panela e comece a mexer em fogo médio;


Passo 5

Desligue assim que levantar fervura. Depois que a massa estiver pronta, despeje a cobertura sobre o bolo.


Informações Adicionais

  • Você pode inovar na calda de seu bolo com ingredientes como brigadeiro de panela ou mesmo chocolate em pó;

  • Se quiser, recheie o seu bolo nega maluca com um pouco da calda. Para isto, basta alternar partes da massa com o recheio na forma untada antes de levar ao forno;

  • Por fim, você pode deixar a massa do seu bolo mais macio e leve basta misturar primeiro os ingredientes secos e depois os molhados um de cada vez, com o liquidificador ligado.

Combinações:

Bolo Nega Maluca no liquidificador

Esta é a receita padrão da nega maluca, mesmo que você adote outras variações de ingredientes;

Bolo nega maluca com cacau

Nesse caso você pode usar cacau em pó no lugar do achocolatado. O sabor fica mais marcante e a receita mais saudável;

Bolo nega maluca com massa pronta

Existem várias misturas para bolo com a massa pré-pronta para vender. No caso da nega maluca, basta seguir as instruções mostradas na caixa do produto e fazer a calda separadamente.

Dúvidas comuns

Por fim, veja as respostas para algumas das perguntas mais comuns envolvendo a receita de bolo nega maluca.

Bolo nega maluca por ir ao forno?

Sim. Esta é a forma mais comum de fazer a receita, embora ela também possa ser feita no micro-ondas. Para isso, siga os passos acima e cozinhando a massa por 20 minutos.

Esse bolo pode ser congelado?

Envolvendo o seu bolo em um plástico filme e o embalando em um papel-alumínio, você pode congelá-lo. No entanto, é recomendável não o deixar por mais do que algumas semanas neste estado, caso contrário ele pode estragar.

Bolo nega maluca pode sovar?

Não é necessário. Basta misturar os ingredientes no liquidificador até criar a massa, e depois misturar manualmente os ingredientes que faltam, sem precisar sovar.

Qual a diferença do bolo nega maluca para o bolo de chocolate?

Basicamente, a principal diferença entre as duas receitas são os ingredientes, como mostramos. E claro, dessa forma o sabor das duas também vai mudar.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas