Início » Receitas de Bolo

Bolo de Banana

Bolo de Banana

PREPARO

55 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

99


CHEFF

Juliana Al


Bolo de Banana

Hoje temos por aqui Bolo de Banana que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 55 minutos esta maravilha de Receitas de Bolo para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

Sem dúvida nenhuma, o bolo de banana é um dos favoritos do brasileiro. O sabor inconfundível da fruta combina bem com a massa fofinha. E se você servir com aquele café quentinho que só você sabe fazer vai ser sucesso na certa. Anote os ingredientes e confira todos os passos, dicas e variações deste artigo.


Ingredientes Para Bolo de Banana

  • 1 xícara de chá de leite
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 bananas nanicas fatiadas (para cobertura)
  • 1 xícara de chá de açúcar (para cobertura)

Como Fazer Bolo de Banana


Passo 1

Leve uma forma de buraco no meio ao fogo com o açúcar e deixe derreter completamente formando um caramelo.


Passo 2

Em seguida, espalhe as fatias de banana sobre o caramelo e reserve a forma.


Passo 3

Bata as claras em ponto de neve firme e reserve.


Passo 4

Em outra tigela, bata as gemas com a margarina e o açúcar até obter um creme fofo.


Passo 5

Adicione o leite e a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó.


Passo 6

Por último junte as claras, mexendo delicadamente.


Passo 7

Despeje na forma reservada e leve ao forno preaquecido a 180° C por mais ou menos 30 minutos.


Informações Adicionais

Fique de olho no caramelo, não deixe passar do ponto para não amargar.

Desenforme o bolo ainda morno pois assim o caramelo ainda não terá endurecido, dificultando desenformar.

Se o bolo esfriou demais antes que você o desenformasse, coloque a forma na chama do fogão por alguns minutos para derreter o caramelo novamente.

Se desejar, adicione 1 colher de sopa de canela em pó na massa.

Combinações

Bolo de banana simples

Amasse 3 bananas nanicas bem maduras com um garfo. Em uma tigela, bata 3 ovos, adicione as bananas amassadas e 1 ½ xícara de chá de farinha de aveia. Mexa bem e em seguida junte 1 colher de sopa de fermento em pó. Misture e leve para assar em forma untada e enfarinhada, forno preaquecido a 180° graus por cerca de 30 minutos.

Bolo de banana de liquidificador

Se você prefere que a banana fique totalmente integrada na massa do bolo, não quer encontrar nenhum pedacinho da fruta, bata as frutas no liquidificador juntamente com os ingredientes líquidos da receita que escolher.

Bolo de banana fofinho

Bata 3 ovos com 3 colheres de sopa de margarina até ficar esbranquiçado. Junte 2 xícaras de chá de açúcar, 1 xícara de chá de leite, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e ½ xícara de chá de amido de milho.

Mexa bem e em seguida acrescente 4 bananas bem maduras amassadas com um garfo. Por último adicione 1 pitada de sal e 1 colher de chá de fermento. Misture para incorporar, despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180° graus por aproximadamente 40 minutos.

Dúvidas

Bolo de banana é saudável?

A banana tem muitas vitaminas e outros nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Podemos citar algumas das virtudes da banana: auxilia no bom humor, melhora o sono, beneficia o sistema digestivo.

Bolo de banana pode ficar fora da geladeira?

Conserve seu bolo de banana em recipiente coberto por até 3 dias fora da geladeira.

Bolo de banana pode ser feito com qualquer banana?

Você pode fazer bolo de banana com qualquer um dos mais de 1000 tipos existentes mas a melhor é, sem dúvida, a banana nanica.

Bolo de banana precisa untar a forma?

Na nossa receita principal a forma é caramelada. Em outras receitas, para que seu bolo de banana não grude, unte a forma com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo se for uma forma comum. Mas, se você tiver uma forma de silicone não precisa untar.

Bolo de banana não cresce: o que fazer?

Se o seu bolo de banana não cresceu, infelizmente não há o que fazer. Mas você pode tentar essas 5 dicas para evitar que isso aconteça. Aliás, vale para qualquer bolo

  1. Sempre siga a receita com as medidas e tempos de cozimento indicado.

  2. Use os ingredientes em temperatura ambiente. Retire-os da geladeira 30 minutos antes de começar a preparar a receita.

  3. Se sua receita pede claras em neve misture-as com delicadeza.

  4. Preaquecer o forno é um passo muito importante, não deixe de fazer isso pelo menos 15 minutos antes de levar o bolo para assar.

  5. Se sua receita usar farinha de trigo, lembre-se de peneirá-la.

Grávida pode comer bolo de banana?

A banana é uma fruta rica em potássio que ajuda a combater as câimbras, tão comuns na gestação. No entanto, evite incluir canela no seu bolo de banana porque ela pode causar aumento da pressão arterial em algumas pessoas.

Qual cobertura combina com bolo de banana?

Bolo de banana vai bem com cobertura de chantilly, de chocolate, de caramelo ou com mais banana, como nessa cobertura de brigadeiro: leve ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 150 g de chocolate branco picado e 2 bananas nanicas amassadas. Deixe cozinhar mexendo sempre, até o ponto de brigadeiro mole. Despeje sobre o bolo pronto e espere esfriar antes de servir.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas