Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto Vegano

Risoto Vegano

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto Vegano

Hoje temos por aqui Risoto Vegano que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto vegano

Se você gosta de colocar seu próprio toque em uma receita, então o risoto é o seu prato! Você pode adicionar praticamente qualquer coisa a ele, transformando-o no prato perfeito para agradar aos paladares mais exigentes. Saudável e naturalmente cremoso, este risoto vegano é a base perfeita para você começar, e acrescentar diferentes vegetais a seu gosto.

Confira: Risoto de Quinoa


Ingredientes Para Risoto Vegano

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 200 g de arroz arbóreo
  • 700 ml de caldo de legumes quente
  • 300 ml de vinho branco seco
  • 250 g de ervilhas congeladas
  • 1 vidro pequeno de aspargos cortados em 3 partes
  • 150 g de espinafre lavado e escorrido
  • 50 gde tofupiry

Como Fazer Risoto Vegano


Passo 1

Em uma panela grande e frite a cebola e o alho até ficarem macios, mas não dourados.


Passo 2

Adicione o arroz e mexa bem. Despeje o vinho, reduza o fogo e cozinhe lentamente, mexendo sempre, até que o líquido seja absorvido.


Passo 3

Junte 300 ml de caldo e repita até que o caldo seja absorvido. Junte metade do caldo restante e continue cozinhando, mexendo de vez em quando.


Passo 4

Em seguida coloque as ervilhas, os aspargos, o espinafre e o caldo restante. Quando terminar o cozimento apague o fogo e misture o tofupiry. Sirva imediatamente.


Informações Adicionais

  • Para preparar o risoto vegano você pode cozinhar os vegetais junto com o arroz ou em uma panela separada, misturando no final do cozimento.
  • Para conseguir a cremosidade do risoto vegano lembre-se de manter o caldo de legumes quente e de mexer a cada vez que adicionar um pouco dele à panela.

Combinações

Risoto vegano simples

Refogue 1 ½ xícara de chá de arroz carnaroli com 1 cebola picada, 1 dente de alho picado e 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 5 xícaras de chá de caldo de legumes, uma xícara por vez, até que o arroz esteja cozido al dente. Junte 400 g de abóbora cozida em água e sal amassada, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva.

Risoto vegano cremoso

Numa panela grande refogue 1 dente de alho em 1 colher de sopa de azeite. Adicione 300 g de arroz arbóreo e 30 ml de vinho tinto. Mexa para evaporar e em seguida junte 400 ml de caldo de legumes aos poucos, até o arroz ficar al dente. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e salteie 150 g de shitake e 1 talo de alho poró picados. Acrescente 2 colheres de sopa de molho shoyu, deixe o molho secar e adicione ao risoto, juntamente com 1 caixinha de creme de leite vegano. Sirva quente, polvilhado com uma pitada de gengibre ralado.

Risoto vegano de brócolis

Refogue 300 g de arroz integral com 2 colheres de sopa de azeite e 1 talo de alho poró picado. Junte caldo de legumes aos poucos, em quantidade suficiente, até o arroz ficar macio. Adicione ½ lata de milho, ½ lata de ervilha, ½ vidro de palmito escorridos e 300 g de brócolis refogado com temperos a gosto. Sirva quente, polvilhado com cebolinha verde picada e gergelim torrado.

Risoto vegano de shimeji

Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma panela. Adicione 2 cebolas cortadas em fatias finas. Polvilhe com 1 colher de café de açúcar e cozinhe até começar a caramelizar. Reserve. Na mesma panela, junte 2 colheres de sopa de azeite, 200 g de shimeji fatiado e 2 colheres de sopa de shoyu. Frite até começar a dourar. Junte ½ xícara de chá de arroz arbóreo, suco de 1 limão e 250 ml de vinho. Mexa até o vinho secar e acrescente 750 ml de caldo de legumes, aos poucos. Quando o arroz estiver no ponto, junte metade das cebolas e misture bem. Sirva em seguida, decorado com o restante das cebolas.

Dúvidas

Risoto vegano é saudável?

A dieta vegana é nutricionalmente saudável e pode ajudar a prevenir e também tratar vários tipos de doenças.

Risoto vegano pode ser congelado?

Não recomendamos congelar risoto vegano porque ao descongelar fica empapado, não lembrando em nada a textura cremosa característica do risoto.

Qual vinho combina no risoto vegano?

Para risotos veganos os vinhos mais indicados são os leves, tintos ou brancos.

O que combina com risoto vegano

Você pode acompanhar seu risoto vegano com cogumelos salteados em azeite e alho e rolinhos de berinjela recheados com tofupiry, por exemplo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas