Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Tomate Seco

Risoto de Tomate Seco

PREPARO

35 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Tomate Seco

Hoje temos por aqui Risoto de Tomate Seco que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 35 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de tomate seco

O risoto de tomate seco é um prato simples, mas cheio de sabor e com uma cor maravilhosa. Perfeito para qualquer dia da semana, ele também faz bonito em ocasiões especiais. Definitivamente, é um prato que você precisa ter no seu caderno de receitas.

Confira: Risoto de Abóbora


Ingredientes Para Risoto de Tomate Seco

  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 100 g de tomate seco picado
  • 1 xícara de chá de cebola bem picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1/4 de xícara de vinho branco seco
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • salsinha fresca picada a gosto

Como Fazer Risoto de Tomate Seco


Passo 1

Leve o caldo para ferver em uma panela média. Adicione os tomates e cozinhe por 1 minuto. Use uma escumadeira para remover os tomates e reserve. Mantenha o caldo em fogo baixo.


Passo 2

Em uma panela aqueça o azeite, adicione o alho e a cebola e refogue ligeiramente. Adicione o arroz, mexendo até que cada grão esteja coberto com óleo, e então misture os tomates.


Passo 3

Junte o vinho e cozinhe até evaporar, mexendo sempre que necessário. Em seguida adicione ½ xícara do caldo quente e cozinhe a mistura em fogo moderado, mexendo sempre, até que o líquido seja absorvido.


Passo 4

Continue adicionando o líquido, ½ xícara de cada vez, mexendo de vez em quando e deixando cada porção ser absorvida antes de adicionar a próxima.


Passo 5

Cozinhe até que o arroz esteja macio, mas ainda al dente. Misture o parmesão, acerte o sal e pimenta a gosto e sirva polvilhado com salsinha a gosto.


Informações Adicionais

  • Não toste demais o arroz. Deve ficar ligeiramente translúcido e cada grão coberto de óleo. Isso leva cerca de um minuto.

  • Certifique-se de que seu caldo esteja quente. O caldo frio interrompe o processo de cozimento, resultando em arroz pegajoso.

Combinações

Risoto de tomate seco com rúcula

Refogue 1 maço de rúcula picada e 100 g de tomates secos picados em 1 colher de sopa de azeite. Junte ½ xícara de chá de vinho branco seco e mexa até evaporar. Reserve. Na mesma panela junte 1 colher de sopa de manteiga e doure ½ cebola picada. Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e frite por 1 minuto. Em seguida junte ½ xícara de vinho e mexa até secar. Despeje 5 xícaras de chá de caldo de legumes aos poucos, mexendo de vez em quando, até que o arroz esteja cozido. Apague o fogo e adicione a rúcula com o tomate seco, mais 1 colher de sopa de manteiga e queijo parmesão a gosto. Sirva e faça sucesso.

Risoto de tomate seco com palmito

Em 1 colher de sopa de manteiga refogue ligeiramente 2 dentes de alho e 1 cebola picada. Acrescente 250 g de arroz carnaroli e ½ copo de vinho. Quando evaporar, comece a adicionar 1 litro de caldo de legumes aos poucos, o suficiente para que o arroz cozinhe al dente. Quando estiver quase pronto, misture 100 g de tomate seco e 100 g de palmito picado e termine de cozinhar. Por fim, junte mais 1 colher de sopa de manteiga e 50 g de queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.

Risoto de tomate seco com requeijão

Refogue ½ cebola em um fio de azeite e adicione 100 g de tomate seco picado. Regue com ½ copo de vinho branco, mexendo até evaporar. Junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e 5 xícaras de chá de caldo de galinha quente aos poucos e mexendo de vez em quando até o arroz ficar macio. Para finalizar, apague o fogo e misture 3 colheres de sopa de requeijão cremoso. Sirva imediatamente.

Risoto de tomate seco com mussarela de búfala

Derreta 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela e adicione ½ cebola, cozinhando até murchar. Acrescente 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, frite por 1 minuto e despeje ½ xícara de chá de vinho seco. Em seguida junte 5 xícaras de caldo de legumes, pouco a pouco, até que o arroz fique al dente. Retire do fogo e adicione 100 g de tomate seco picado, 1 colher de sopa de manteiga, 100 g de mussarela de búfala picada e folhas de manjericão a gosto. Misture vigorosamente e sirva.

Risoto de tomate seco com queijo

Doure 1 cebola em 1 colher de sopa de manteiga e acrescente 400 g de arroz para risoto. Refogue por 1 minuto, junte ½ xícara de chá de vinho branco e mexa até secar. Aos poucos, adicione 1 ½ litro de caldo de galinha para cozinhar o arroz al dente. Quando estiver quase pronto, junte 100 g de tomate seco picado. Termine o cozimento e adicione 150 g de queijo brie esmigalhado. Mexa e sirva quente.

Dúvidas

Risoto de tomate seco é saudável?

Comparadamente ao tomate fresco, o tomate seco tem quase o dobro de vitamina A, o triplo de licopeno e seis vezes mais potássio, todos elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Risoto de tomate seco pode ser congelado?

Quando descongela, o risoto de tomate seco fica empapado, então não recomendamos seu congelamento.

Qual vinho combina no risoto de tomate seco?

O melhor vinho para preparar e para servir com o risoto de tomate seco é o vinho branco seco.

O que combina com risoto de tomate seco?

O risoto de tomate seco fica perfeito acompanhado de uma salada caprese. Se quiser servir com carne, opte por frango grelhado.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas