Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Shitake

Risoto de Shitake

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Shitake

Hoje temos por aqui Risoto de Shitake que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de Shitake

Este rico risoto de shitake é o acompanhamento perfeito para um prato principal à base de carne ou mesmo para ser servido, ele mesmo, como prato principal. Cremoso e saboroso, é uma excelente opção para receber os amigos.

Confira: Risoto de carne seca


Ingredientes Para Risoto de Shitake

  • 6 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 1/4 de xícara de chá de azeite
  • 1 cebola bem picada
  • 3 xícaras de chá de shitake laminado
  • 1,5 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • 1 xícara de chá de vinho branco
  • 2 colheres de chá de tomilho fresco

Como Fazer Risoto de Shitake


Passo 1

Em uma panela média, aqueça o caldo de carne. Quando começar a ferver junte o shitake e deixe ferver enquanto, em outra panela, doura a cebola na manteiga.


Passo 2

Escorra o shitake e mantenha o caldo em fogo baixo para usar no cozimento do risoto.


Passo 3

Adicione o arroz e misture bem para cobrir o arroz com a cebola e o óleo. Em seguida junte o vinho e mexa, raspando os pedaços do fundo da panela.


Passo 4

À medida que o vinho seca, adicione uma concha grande de caldo quente e continue a cozinhar e mexer. Assim que o caldo secar, adicione outra concha de caldo.


Passo 5

Continue este processo de adicionar caldo, mexendo continuamente por cerca de 20 minutos ou até que o arroz esteja al dente. Acerte o sal, misture as folhas de tomilho e sirva quente.


Informações Adicionais

Ao cozinhar o risoto, você deve mexê-lo periodicamente para garantir que não grude no fundo da panela . Mas é um erro mexer com muita frequência. Isso faz o risoto esfriar e ele fica grudento, em vez de ficar cremoso.

Combinações

Risoto de shitake seco

Coloque 1 xícara de chá de shitake desidratado em uma tigela e cubra com água filtrada. Refogue 1 cebola picada em 1 colher de sopa de manteiga. Junte 2 xícaras de chá de arroz arbóreo e deixe fritar até os grãos ficarem transparentes. Adicione o shitake escorrido, despeje 1 xícara de vinho, raspe o fundo da panela e deixe secar. Cozinhe até ficar al dente, adicionando, aos poucos, 1 litro de caldo de legumes. Finalize com 1 colher de sopa de manteiga e sirva imediatamente polvilhado com queijo parmesão ralado na hora.

Risoto de shitake fresco

Pique ½ cebola e 1 talo de alho poró e refogue em 1 colher de sopa de manteiga, até ficarem macios. Adicione 1 xícara de chá de arroz carnaroli e misture para que fique bem envolvido na manteiga. Junte ¼ de xícara de vinho branco seco. Quando evaporar adicione 2 litros de caldo de legumes aos poucos, mexendo com frequência. Enquanto o risoto cozinha, fatie 200 g de shitake limpos e salteie com 1 colher de sopa de manteiga, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta a gosto. Quando o arroz estiver quase no ponto, junte metade do shitake e termine o cozimento. Sirva em seguida, colocando por cima a outra metade do shitake salteado.

Risoto de shitake com bacon

Frite 150 g de bacon em cubinhos até ficarem crocantes. Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, junte 1 colher de manteiga à gordura do bacon e refogue 1 cebola picada e 2 xícaras de chá de arroz arbóreo. Depois de alguns minutos adicione ½ xícara de chá de vinho branco seco e raspe o fundo da panela. Quando secar adicione conchas de caldo de legumes quente (aproximadamente 1 ½ litro), mexendo de vez em quando, até cozinhar o arroz. Apague o fogo e misture o bacon reservado e 1 colher bem cheia de manteiga. Bom apetite.

Risoto de shitake com carne

Grelhe levemente em uma frigideira antiaderente 300 g de filé mignon cortado em tirinhas. Reserve. Frite 1 cebola pequena picada em 2 colheres de sopa de manteiga. Quando estiver transparente, junte 2 ½ xícaras de chá de arroz arbóreo e 200 g de shitake limpo e picado e mexa para que o arroz fique bem coberto com a manteiga. Adicione a carne grelhada, 1 taça de vinho tinto seco e mexa até evaporar. Neste ponto comece a cozinhar o arroz em 2 litros de caldo de carne, colocado aos poucos. O caldo deve estar sempre quente e você deve mexer o arroz a cada vez que adiciona o caldo. Quando já estiver cozido, apague o fogo e junte 1 colher de sopa de manteiga e queijo parmesão ralado a gosto. Sirva quente.

Risoto de shitake com shoyu

Este é um risoto bastante diferente, mas muito saboroso. Em uma frigideira grande aqueça 50 g de manteiga e salteie 300 g de shitake limpo cortado em fatias finas. Adicione ½ xícara de chá de saquê mirin, ½ xícara de chá de shoyu e 1 colher de sopa de açúcar. Cozinhe por mais 1 minuto, escorra os cogumelos e reserve. Despeje o caldo que sobrou em uma panela grande, junte 2 xícaras de chá de arroz para sushi e 4 xícaras de chá de água. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por 15 minutos. Apague o fogo, abafe a panela por 5 minutos e depois junte os cogumelos, misturando delicadamente. Sirva em seguida polvilhado com gergelim torrado.

Dúvidas

Risoto de shitake é saudável?

O shitake é considerado o rei dos cogumelos porque possui 9 dos 20 aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do organismo, além de diversas vitaminas e minerais.

Risoto de shitake pode ser congelado?

Quando você descongela e volta a aquecer o risoto de shitake, e, na verdade, qualquer tipo de risoto, ele fica mais parecendo uma papa. Desse modo não recomendamos o congelamento.

Qual vinho combina no risoto de shitake?

Para combinar com o sabor terroso do cogumelo shitake os melhores vinhos são os tintos, preferencialmente secos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas