Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Shimeji

Risoto de Shimeji

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Shimeji

Hoje temos por aqui Risoto de Shimeji que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de shimeji

Você não precisa ser um master chef para preparar este risoto de shimeji. É uma ótima refeição durante a semana quando você deseja algo reconfortante e nutritivo e precisa disso na mesa rapidamente. Aprecie toda a sua cremosidade e sabor em cada colherada!

Confira: Risoto de Cogumelos


Ingredientes Para Risoto de Shimeji

  • 4 xícaras de caldo de legumes quente
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3/4 xícara de cebolas em fatias finas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 xícaras de chá de cogumelos shimeji fatiados
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1/4 de xícara de chá de vinho branco seco
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão
  • cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Como Fazer Risoto de Shimeji


Passo 1

Aqueça uma panela grande em fogo médio. Quando estiver quente, adicione o azeite e a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta.


Passo 2

Refogue por 3 ou 4 minutos mexendo sempre. Em seguida, adicione os cogumelos e o shoyu e continue refogando até que os cogumelos estejam dourados e caramelizados.


Passo 3

Adicione o tomilho e o arroz arbóreo, deixando que o arroz frite um pouco. Junte o vinho branco seco e mexa delicadamente. Cozinhe até que o líquido seja absorvido.


Passo 4

Usando uma concha, adicione o caldo de legumes aquecido, 1 concha de cada vez, mexendo e dando ao risoto pequenas pausas para voltar a ferver.


Passo 5

Continue adicionando o caldo de legumes aos poucos, mexendo para incorporar, até que o arroz esteja 'al dente'.


Passo 6

Quando o arroz estiver cozido e al dente, retire do fogo e junte o queijo parmesão e a manteiga. Sirva em seguida, polvilhado com a cebolinha picada.


Informações Adicionais

  • O jeito certo de limpar o shimeji é com uma escova ou esponja macia para retirar algum resíduo de terra que possa ter. Se você lavar o cogumelo ele vai absorver a água.
  • O risoto é um prato para ser servido quente, de preferência assim que você termina o preparo.

Combinações

Risoto de shimeji vegano

Refogue 2 cebolas cortadas em fatias finas em 2 colheres de sopa de azeite em fogo baixo. Polvilhe com ½ colher de chá de açúcar e deixe até que comece a caramelizar. Reserve. Frite 200 g de shimeji na mesma panela, com mais 2 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de shoyu até começar a dourar. Despeje o suco de 1 limão e reserve, deixando o caldo na panela. Agora acrescente 2 dentes de alho e refogue 1 xícara de chá de arroz carnaroli. Junte o shimeji e 1 tomate picado. Despeje 250 ml de vinho branco seco e, assim que estiver seco, 750 ml de caldo de legumes caseiro bem quente, aos poucos.

Cozinhe até ficar al dente. Sirva quente, com as cebolas caramelizadas.

Risoto de shimeji com bacon

Frite 150 g de bacon na própria gordura e adicione a cebola. Deixe dourar e junte 200 g de shimeji picado e 2 colheres de sopa de shoyu. Refogue por alguns minutos, junte 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e frite por mais alguns minutos. Despeje ½ copo de vinho branco seco, espere evaporar e comece a acrescentar 5 xícaras de chá de caldo de legumes, até que o arroz esteja cozido. Finalize com 1 colher de sopa de manteiga e 1 pitada de gengibre em pó.

Risoto de shimeji desidratado

Cubra 1 xícara de chá de cogumelo shimeji seco com água fria para hidratar. Enquanto isso, em uma panela grande, doure 1 cebola pequena bem picada e 2 xícaras de chá de arroz arbóreo. Adicione 1 taça de vinho branco e deixe evaporar. Escorra o shimeji e junte à panela. Adicione, 1 conta por vez, caldo de legumes bem quente. No total você vai usar aproximadamente 1 1/2 litro de caldo. Mexa o arroz com frequência para liberar o amido. Para terminar, misture 1 colher de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva quente, polvilhado com cebolinha picada.

Risoto de shimeji preto

O shimeji tem duas variedades: o branco e o preto. A principal característica do shimeji branco é a textura mais rústica, devido a maior quantidade de fibras, e um sabor mais suave. O shimeji preto, por outro lado, é mais delicado e tem o sabor mais forte, com um ligeiro amargor. Escolha qualquer uma das receitas acima e faça com o shimeji preto.

Dúvidas

Risoto de shimeji é saudável?

O cogumelo shimeji melhora o sistema imunológico. Além disso, pode auxiliar também na digestão e no controle do nível de açúcar no sangue.

Risoto de shimeji pode ser congelado?

Quando o risoto descongela sua textura fica muito alterada e não fica gostoso, então não congele seu risoto de shimeji.

Qual vinho combina no risoto de shimeji?

Sirva o risoto de shimeji com vinho branco seco, de preferência o mesmo que foi usado na preparação do risoto.

Qual o melhor acompanhamento para risoto de shimeji?

Risotos de vegetais, como este risoto de alho poró, podem ser acompanhados de carnes vermelhas em geral, assadas ou grelhadas, levemente regadas com azeite.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas