Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Queijo Brie

Risoto de Queijo Brie

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Queijo Brie

Hoje temos por aqui Risoto de Queijo Brie que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de queijo brie

Você sabia que o queijo brie é o queijo mais antigo da França? Ele já foi o queijo preferido de reis e rainhas e é considerado o rei dos queijos, por isso o risoto de queijo brie merece ser servido numa ocasião especial.

Confira: Risoto vegano


Ingredientes Para Risoto de Queijo Brie

  • 1 cabeça de alho inteira
  • 250 g de arroz branco
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 2 cebolas médias
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 400 g de caldo de galinha ou de legumes
  • 300 ml de cidra de maçã
  • ½ xícara de chá de tomates cereja cortados ao meio
  • 150 g de queijo brie

Como Fazer Risoto de Queijo Brie


Passo 1

Pré-aqueça o forno a 200°C. Corte o alho ao meio, regue com azeite e embrulhe em papel alumínio.


Passo 2

Asse por 30 minutos, retire do forno e reserve. Enquanto isso, em uma panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga e acrescente a cebolinha picada.


Passo 3

Deixe refogar e em seguida junte o arroz e o molho de tomate. Abaixe o fogo e adicione o caldo de galinha e cozinhe por 10 minutos.


Passo 4

Adicione os tomates cereja e a cidra. Continue cozinhando por mais 25 minutos aproximadamente, mexendo de vez em quando.


Passo 5

Por fim junte a manteiga restante e o queijo brie. Sirva com o alho assado.


Informações Adicionais

A casca do queijo brie também é comestível, mas para preparar o risoto misture somente a parte cremosa no arroz. Ferva a casca com o caldo que for usar para o cozimento para aproveitar todo o sabor.

Combinações

Risoto de queijo brie com filé mignon

Refogue ligeiramente 400 g de filé mignon em tirinhas. Quando começar a dourar regue com um pouco de shoyu e cozinhe por mais alguns minutos. Reserve. Na mesma panela derreta 1 colher de sopa de manteiga e refogue 2 xícaras de chá de arroz carnaroli com ½ cebola picada e 2 dentes de alho picado. Junte 1 xícara de chá de vinho branco e 2 litros de caldo de legumes. O caldo deve estar quente e ser adicionado aos poucos. Logo que o arroz estiver cozido, misture a carne reservada e 150 g de queijo brie. Sirva bem quente, polvilhado com queijo ralado.

Risoto de queijo brie com bacon

Frite ½ xícara de chá de bacon em cubos na própria gordura até ficar bem crocante. Escorra em papel toalha e reserve. Em 1 colher de sopa de manteiga refogue 1 xícara de chá de arroz arbóreo com 1 cebola pequena e 1 dente de alho picados. Junte 1 taça de vinho branco e espere reduzir. Agora comece a adicionar, aos poucos, 2 ½ xícaras de chá de caldo de bacon. Quando o arroz estiver no ponto, misture ½ xícara de chá de queijo brie e o bacon torrado. Sirva imediatamente.

Risoto de queijo brie com alho poró

Refogue ½ cebola picada e 120 g de alho poró, até que dourem ligeiramente. Adicione 2 xícaras de chá de arroz para risoto e ½ xícara de chá de vinho branco. Quando o vinho secar, despeje pouco a pouco 500 ml de caldo de legumes e deixe o arroz cozinhar até ficar macio mas não mole demais. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga e 80 g de queijo brie. Está pronto para servir.

Risoto de queijo brie com camarão

Salteie 300 g de camarão com 1 colher de chá de massa de alho e 2 colheres de sopa de azeite. Reserve quando estiverem rosados. Na mesma panela coloque 1 colher de sopa de manteiga e 2 xícaras de chá de arroz branco cozido. Deixe aquecer bem. Em seguida junte 3 colheres de sopa de requeijão cremoso, 180 g de queijo brie e os camarões salteados. Mexa bem e sirva em seguida.

Dúvidas

Risoto de queijo brie é saudável?

Por ser rico em vitaminas A, B e D, o queijo brie ajuda a aumentar a imunidade e manter a saúde dos cabelos, dos olhos e da pele.

Risoto de queijo brie pode ser congelado?

Quando descongelado, o risoto de queijo brie não tem mais a cremosidade original, então não indicamos o congelamento.

Qual vinho combina no risoto de queijo brie?

Os vinhos que mais combinam com risoto de queijo brie são os vinhos leves, brancos ou tintos.

O que combina com risoto de queijo brie?

Sirva um suculento filé de peixe na manteiga para acompanhar seu risoto de queijo brie. Aspargos na manteiga também são uma opção excelente.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas