Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Parmesão

Risoto de Parmesão

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

6 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Parmesão

Hoje temos por aqui Risoto de Parmesão que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 6 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de parmesão

O queijo parmesão é um ingrediente quase obrigatório na finalização de qualquer risoto, mas aqui ele é a estrela do prato. Por ter um sabor suave, o risoto de parmesão é o acompanhamento ideal para carnes ou peixes.

Confira: Risoto de Shimeji


Ingredientes Para Risoto de Parmesão

  • 4 xícaras de chá de caldo de galinha
  • 1/2 xícara de cebola bem picadinha
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1,5 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 1 dente de alho, picados
  • Meia xícara de chá de vinho branco seco
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora
  • 3 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Como Fazer Risoto de Parmesão


Passo 1

Refogue a cebola no azeite até ficar macia. Adicione o arroz e o alho e deixe dourar, sem parar de mexer.


Passo 2

Reduza o fogo e misture o vinho. Cozinhe e mexa até que todo o líquido seja absorvido.


Passo 3

Adicione o caldo aquecido, 1/2 xícara de cada vez, mexendo sempre e permitindo que o líquido seja absorvido entre as adições.


Passo 4

Cozinhe apenas até o risoto ficar cremoso e o arroz quase macio, cerca de 20 minutos.


Passo 5

No final misture a manteiga e o parmesão. Mexa bem e sirva imediatamente, polvilhado com a salsinha.


Informações Adicionais

Procure usar um queijo parmesão de boa qualidade, de preferência ralado na hora.

Combinações

Risoto de parmesão com bacon

Frite 150 g de bacon picado na própria gordura até ficar crocante. Reserve. Refogue 1 cebola bem picada numa panela funda com a gordura que sobrou do bacon. Em seguida junte 1 ½ xícara de chá de arroz arbóreo e toste. Despeje 1 cálice de vinho branco e mexa até evaporar. Cozinhe o arroz, adicionando aos poucos 1 litro de caldo de legumes ou de carne. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga e 1 xícara de chá de queijo parmesão. Sirva em seguida, polvilhado com o bacon.

Risoto de parmesão com alho poró

Em uma panela funda, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e refogue 2 dentes de alho picados, ½ cebola em cubinhos e 1 talo de alho poró em fatias até começar a amolecer. Junte 2 xícaras de arroz arbóreo e continue mexendo por mais alguns minutos. Acrescente 1 xícara de chá de vinho branco seco e mexa constantemente. Quando evaporar, aos poucos adicione 1 ½ litro de caldo de legumes quente até o risoto estar cozido. Neste ponto acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e 100 g de queijo parmesão ralado, mistuando bem. Sirva em seguida.

Risoto de parmesão com filé

Frite 200 g de filé mignon em azeite, temperando com sal e alho a gosto. Reserve. Na mesma panela, adicione 1 colher de sopa de manteiga e doure 1 cebola ralada com 350 g de arroz para risoto. Mexendo sempre, junte a carne e regue com 1 xícara de chá de vinho seco. Quando tiver evaporado, comece a acrescentar 1 litro de caldo de carne aos poucos, mexendo de vez em quando até que o arroz cozinhe. Por fim misture 100 g de queijo parmesão e mais 1 colher de sopa de manteiga. Sirva imediatamente.

Risoto de parmesão com tomate cereja

Refogue, em fogo médio, ¼ de cebola picada e 10 tomates cereja cortados ao meio, junto com 1 colher de sopa de azeite. Quando começar a dourar, acrescente 120 g de arroz carnaroli e frite até que fique transparente. Despeje 100 m de vinho branco e deixe cozinhar até evaporar, sem parar de mexer. Agora despeje aos poucos 500 ml de caldo de legumes quente para cozinhar o arroz. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga e 150 g de queijo parmesão fresco ralado.

Risoto de parmesão com arroz normal

Pique ½ cebola e 1 dente de alho e refogue em um fio de azeite. Junte 1 xícara de chá de arroz e frite até dourar. Acrescente 3 xícaras de caldo de galinha aos poucos, à medida que o líquido vai secando. Mexa várias vezes durante o cozimento. Quando estiver no ponto, junte 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de requeijão e 150 g de queijo parmesão ralado. Misture e sirva polvilhado com salsinha picada a gosto.

Dúvidas

Risoto de parmesão é saudável?

O parmesão é um dos queijos que possui o índice mais alto de proteínas e de cálcio.Por isso seu consumo pode ajudar na boa saúde de osso, músculos, cabelos e unhas, além de prevenir doenças dos olhos e do sistema nervoso.

Risoto de parmesão pode ser congelado?

Não indicamos o congelamento do risoto de parmesão porque ele não mantém sua cremosidade quando descongelado.

Qual vinho combina no risoto de parmesão?

Além do clássico vinho branco seco, que combina com todos os risotos, o risoto de parmesão também vai muito bem com vinho verde.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas