Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Palmito

Risoto de Palmito

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Palmito

Hoje temos por aqui Risoto de Palmito que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Palmito

O palmito é, literalmente, o coração da palmeira. Ele é retirado de dentro do tronco da árvore e, por este motivo, quase levou algumas espécies à extinção. É muito macio e se presta maravilhosamente a diversos pratos, desde uma simples salada até a pratos mais elaborados como este risoto de palmito. Confira as dicas para que seu risoto fique muito saboroso.

Confira: Risoto de Queijo


Ingredientes Para Risoto de Palmito

  • 1 colher de sopa de azeite
  • ½ xícara de chá de cebola bem picada
  • ⅔ de xícara de chá de arroz arbóreo
  • ¼ de xícara de chá de vinho branco seco
  • 3 xícaras de chá de caldo de legumes fervendo
  • ½ xícara de chá de palmito fatiado
  • ¼ de xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de salsa fresca picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Como Fazer Risoto de Palmito


Passo 1

Primeiramente aqueça 1 colher de sopa de manteiga e o azeite em uma panela grande de fundo grosso.


Passo 2

Adicione a cebola e cozinhe até começar a dourar nas bordas. Despeje o arroz e mexa por 2 a 3 minutos até que o arroz esteja coberto de óleo e comece a torrar.


Passo 3

Reduza o fogo para médio e misture o vinho branco, deixando cozinhar até quase evaporar.


Passo 4

Em seguida junte ⅓ do caldo de legumes fervente; continue mexendo até incorporar. Repita este processo mais 2 vezes, mexendo sempre.


Passo 5

Incorporar o caldo totalmente deve levar de 15 a 20 minutos no total. Quando o arroz estiver quase macio, mas ainda com uma leve crocância, misture o palmito e o queijo parmesão.


Passo 6

Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 1 minuto para aquecer. Por fim, finalize com a salsa e a manteiga restante. Sirva imediatamente e delicie-se.


Informações Adicionais

  • O palmito em conserva já é salgado, então tenha cuidado ao adicionar o sal na receita.
  • Ele é também bastante ácido, então escorra a água da conserva, lave em água corrente e deixe de molho em mais água fria enquanto cozinha o risoto. Como ele é bastante macio, não precisa ser cozido junto, apenas aquecido no final da preparação.
  • Caso tenha alguns pedaços mais duros de palmito no vidro que você comprou, coloque-os com o líquido da conserva no microondas por 1 ou 2 minutos.

Combinações

Risoto de palmito com bacon

Frite 200 g de bacon picado até ficar dourado e crocante. Reserve e, na mesma panela, adicione o suco e as raspas de 1 limão e ½ cebola picada. Quando começar a ficar transparente acrescente 250 g de arroz arbóreo. Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione aos poucos 750 ml de caldo de legumes, até que o arroz fique macio. Na última etapa do cozimento acrescente 300 g de palmito picado. Finalize com 2 colheres de sopa de manteiga. Mexa e sirva imediatamente, polvilhado com o bacon frito.

Risoto de palmito cremoso

Refogue 1 cebola picada em um pouco de azeite, adicione 3 xícaras de chá de arroz carnaroli e refogue por alguns minutos. Despeje 1 ½ xícaras de chá de vinho branco seco e deixe que evapore. Em seguida acrescente 1 ½ litro de caldo de legumes, lentamente, até que o arroz cozinhe. Junte 340 g de palmito picado, 4 colheres de sopa de requeijão cremoso, 1 punhado de queijo parmesão ralado na hora e 1 colher de sopa de margarina. Mexa vigorosamente para misturar, polvilhe com cebolinha e sirva imediatamente.

Risoto de palmito com frango

Em uma panela grande, refogue 1 cebola, 2 dentes de alho e 2 xícaras de arroz para risoto. Em seguida despeje 1 copo americano de vinho branco e seco. Quando o vinho secar junte 1 peito de frango cozido e desfiado, 1 tomate picado e comece a adicionar 1 ½ litro de caldo de galinha para que o arroz cozinhe aos poucos. Depois que o arroz estiver pronto, finalize o risoto com 1 pote de palmito picado e escorrido, 2 colheres de sopa de manteiga e 1 pacote de queijo ralado. Apague o fogo, abafe a panela por 5 minutos e sirva.

Risoto de palmito com queijo

Derreta 1 colher de sopa de margarina com 1 colher de sopa de azeite e doure ½ cebola picada. Junte 2 copos americanos de arroz arbóreo e 1 copo de vinho branco. Deixe o vinho secar e termine de cozinhar o arroz com 1 litro de caldo de legumes. Assim que o arroz estiver al dente junte 1 vidro de palmito escorrido picado, 300 g de mussarela de búfala, 1 pacote de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de margarina e 4 colheres de sopa de requeijão. Acerte o sal, junte 1 pitada de noz moscada, mexa bem e sirva.

Dúvidas

Risoto de palmito é saudável?

O palmito é um vegetal que possui muitas fibras e por isso ajuda no bom funcionamento do intestino. Também aumenta a saciedade, podendo ser um grande aliado nas dietas de perda de peso. O palmito também faz bem para o coração e para o cérebro.

Risoto de palmito pode ser congelado?

O risoto é um prato preparado com bastante caldo e por isso não se recomenda o congelamento.

Qual vinho usar no risoto de palmito?

O vinho a usar no risoto é sempre seco, mas pode ser branco ou tinto.

Qual carne combina com risoto de palmito?

A melhor carne para servir com risoto de palmito é a carne grelhada ou assada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas