Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Limão Siciliano

Risoto de Limão Siciliano

PREPARO

50 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Limão Siciliano

Hoje temos por aqui Risoto de Limão Siciliano que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 50 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de limão siciliano

Suco e casca de limão dão um toque duplo de sabor neste prato delicioso. Sirva o risoto de limão siciliano como entrada, ou como prato principal. Sem dúvida nenhuma será um sucesso.

Confira: Risoto de Alho Poró


Ingredientes Para Risoto de Limão Siciliano

  • 6 xícaras de caldo legumes
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo ou arroz branco de grão médio
  • ½ copo americano de vinho branco seco
  • 100 g queijo parmesão ralado na hora
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • suco e cascas de 1 limão siciliano
  • casca ralada de limão siciliano para decorar

Como Fazer Risoto de Limão Siciliano


Passo 1

Derreta 2 colheres de sopa de manteiga com o azeite em uma panela grande em fogo médio.


Passo 2

Adicione as cebolas e refogue até ficarem macias. Junte o arroz e deixe fritar 1 minuto.


Passo 3

Em seguida despeje o vinho e mexa até evaporar. Coloque as cascas de limão e adicione 1 ½ xícaras de caldo quente. Cozinhe até que seja absorvido, mexendo sempre.


Passo 4

Adicione o caldo restante ½ xícara de cada vez, permitindo que o caldo seja absorvido antes de adicionar mais e mexendo com frequência até que o arroz fique cremoso e macio.


Passo 5

Por fim, retire as cascas de limão, junte o queijo e as 2 colheres de manteiga restantes. Misture a salsa e o suco de limão.


Passo 6

Tempere o risoto com sal e pimenta do reino, transfira para uma tigela e sirva polvilhado com raspas de limão siciliano.


Informações Adicionais

  • O caldo utilizado no cozimento do risoto deve estar sempre quente e ser adicionado aos poucos. Espere até que o caldo tenha quase secado para adicionar outra porção.

  • Para seu risoto de limão siciliano não amargar é importante usar somente a parte verde da casca.

Combinações

Risoto de limão siciliano com camarão

Tempere 500 g de camarões limpos com suco de 1 limão siciliano e sal a gosto. Em seguida doure os camarões em 1 colher de sopa de manteiga e reserve. Na mesma panela, refogue 1 cebola picada com mais 1 colher de sopa de manteiga.

Adicione 2 xícaras de arroz carnaroli e deixe fritar por alguns minutos. Junte raspas de 2 limões siciliano. Despeje 1 xícara de chá de vinho branco seco. Quando secar, comece a adicionar 1 ½ litro de caldo de legumes, aos poucos. Finalize com 1 colher de sopa de manteiga e queijo ralado a gosto.

Risoto de limão siciliano com carne

Grelhe em um pouco de manteiga 400 g de filé mignon cortado em tiras. Reserve. Em uma panela grande, refogue 1 cebola pequena em 1 colher de sopa de manteiga. Acrescente 1 xícara de chá de arroz carnaroli e frite por 1 minuto.

Despeje 1/1 copo americano de vinho branco e suco de 1 limão siciliano. Quando o líquido for absorvido, comece a acrescentar 3 xícaras de chá de água quente. Ao finalizar o cozimento do risoto, retorne as tiras de carne para a panela, junte 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de requeijão cremoso e um punhado de queijo ralado. Sirva quente, polvilhado com raspas de limão siciliano.

Risoto de limão siciliano com bacon

Doure 200 g de bacon picado na sua própria gordura e reserve. Na gordura do bacon frite 1 cebola e 2 dentes de alho picados. Adicione 2 xícaras de arroz arbóreo, raspas de 1 limão siciliano e 250 ml de vinho branco.

Quando o vinho evaporar, comece a adicionar 1 ½ l de caldo de galinha. Depois que o risoto estiver no ponto, apague o fogo, junte o bacon (reserve um pouco para decorar), 1 colher de sopa de manteiga e 50 g de queijo parmesão ralado. Sirva imediatamente, polvilhado com o bacon e raspas de limão siciliano.

Risoto de limão siciliano com salmão

Em uma panela, ferva a água com sal e mantenha aquecido em fogo baixo, mas sem ferver.

Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga em fogo médio e doure a cebola e o alho. Acrescente 400 g de salmão cortado em cubos grandes e refogue até ficar macio, sem deixar desmanchar. Retire o salmão e reserve. Agora despeje 1 xícara de chá de arroz arbóreo na panela e refogue por mais 2 minutos. Em seguida acrescente o vinho e refogue até secar o líquido. Agora é hora de começar a adicionar 4 xícaras de chá de caldo de legumes aos poucos, até que o arroz esteja macio. Junte 2 colheres de sopa de manteiga, raspas de 1 limão siciliano e mexa bem. Adicione o salmão e mexa delicadamente para não desmanchar o peixe. Sirva em seguida, polvilhado com tomilho a gosto.

Dúvidas

Risoto de limão siciliano é saudável?

O limão siciliano possui muitos nutrientes importantes para o organismo, como ferro, fósforo, magnésio e potássio, mas a maior virtude da fruta talvez seja a grande quantidade de vitamina C: apenas 1 unidade já contém quase 90% da vitamina C que é indicada diariamente.

Risoto de limão siciliano pode ser congelado?

Não é recomendado congelar o risoto com limão siciliano porque é preparado com muito caldo e por isso sua textura não fica boa depois de descongelado.

Qual vinho usar no risoto de limão siciliano?

Para preparar risoto de limão siciliano o vinho mais indicado é o branco seco.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas