Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Legumes

Risoto de Legumes

PREPARO

30 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Legumes

Hoje temos por aqui Risoto de Legumes que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 30 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de risoto de legumes

O risoto é um típico prato italiano que você pode fazer com os mais variados ingredientes. Hoje compartilhamos um risoto de legumes que leva poucos ingredientes e cai muito bem nos dias mais frios. E você pode acrescentar ou substituir os legumes ao seu gosto.

Confira: Risoto de tomate seco


Ingredientes Para Risoto de Legumes

  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cabeça pequena de brócolis
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1/2 xícara de vagens picadas
  • Meia xícara de chá de vinho branco seco
  • 1/4 de xícara de chá de purê de abóbora
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto

Como Fazer Risoto de Legumes


Passo 1

Para fazer o purê de abóbora cozinhe em água e sal e passe pelo espremedor. Em uma panela média, aqueça o caldo de legumes em fogo médio. Depois de ferver, reduza o fogo para baixo para manter aquecido.


Passo 2

Enquanto isso, aqueça uma panela grande em fogo médio. Quando estiver quente, adicione metade do azeite, o brócolis, as vagens e o pimentão vermelho.


Passo 3

Tempere com uma pitada de sal e pimenta e refogue até ficar macio e levemente dourado, mexendo sempre. Reserve.


Passo 4

Aqueça outra panela grande em fogo médio. Quando estiver quente, adicione o azeite restante e a cebola. Refogue até amolecer e dourar levemente.


Passo 5

Adicione o arroz arbóreo e cozinhe por 1 minuto, mexendo de vez em quando. Em seguida, junte o vinho branco seco e mexa delicadamente. Cozinhe até que o líquido seja absorvido.


Passo 6

Usando uma concha, adicione o caldo de legumes aquecido, aproximadamente ½ xícara de cada vez, mexendo de vez em quando, dando ao risoto pequenas pausas para voltar a ferver.


Passo 7

Continue adicionando o caldo de legumes 1 concha de cada vez, mexendo para incorporar, até que o arroz esteja cozido, mas não mole.


Passo 8

Retire do fogo, adicione o purê de abóbora, os legumes reservados e o queijo ralado. Misture bem e sirva.


Informações Adicionais

  • Colocar o caldo (ou outro líquido pedido na receita) aos poucos e mexer com frequência faz o amido do arroz se soltar e deixar seu risoto cremoso.
  • A manteiga do final é para dar brilho ao risoto, mas não é obrigatória.

Combinações

Risoto de legumes simples

Ferva 1 litro de água e dissolva 3 tabletes de caldo de legumes. Mantenha aquecido. Refogue 1 cebola picada e 1 cenoura cortada em cubinhos em 1 colher de sopa de azeite. Em seguida adicione 2 xícaras de chá de arroz, deixe fritar por alguns minutos e regue com ½ xícara de chá de vinho branco. Deixe evaporar e junte 1 abobrinha em cubos, ½ xícara de chá de ervilhas, ½ pimentão amarelo e ½ pimentão vermelho picados. Adicione o caldo de legumes aos poucos para cozinhar o arroz al dente, mexendo de vez em quando. Para terminar, misture 1 colher de sopa de manteiga e queijo ralado a gosto. Sirva a seguir.

Risoto de legumes com arroz branco

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela grande e junte 1/2 xícara de chá de arroz pronto. Adicione 1 colher de chá de açafrão e 1 lata de seleta de legumes escorrida. Mexa em fogo baixo até aquecer bem. Adicione 4 colheres de sopa de creme de leite, cebolinha picada a gosto e sirva em seguida.

Risoto de legumes com frango

Refogue 1 peito de frango cortado em cubos e temperado a gosto em 3 colheres de sopa de azeite. Junte ½ cebola picada e, quando estiver transparente, acrescente 1 cenoura cortada em cubos e 1 xícara de chá de arroz arbóreo. Acrescente 2 xícaras de chá de caldo de galinha, mexa e cozinhe em fogo brando. Quando o caldo secar, adicione mais 2 xícaras de caldo de legumes e 1 abobrinha picada. Não se esqueça de mexer. Se for necessário adicione mais caldo até o arroz ficar cozido al dente. Apague o fogo e misture 1 colher de sopa de manteiga. Sirva em seguida, polvilhado com queijo ralado e cebolinha picada.

Risoto de legumes vegano

Em uma panela grande refogue 1 cebola grande até alourar. Adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo, ½ colher de chá de açafrão e ½ xícara de chá de vinho branco. Espere evaporar e adicione 4 xícaras de chá de caldo de legumes, aos poucos. Quando restar aproximadamente ⅓ do caldo, junte 1 abobrinha cortada em cubinhos, 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio e ½ xícara de chá de cogumelos fatiados. Termine o cozimento e sirva quente, polvilhado com gergelim torrado.

Dúvidas

Risoto de legumes é saudável?

Os legumes são alimentos ricos em vitaminas de vários tipos, fibras e minerais. Consumir legumes todos os dias contribui para a boa saúde e previne o aparecimento de doenças.

Risoto de legumes pode ser congelado?

Congelar o seu risoto de legumes pode lhe render uma surpresa nada agradável. Quando descongela a textura fica alterada, não lembrando em nada a cremosidade característica do risoto.

Qual carne combina com risoto de legumes?

Por ter um sabor suave, o risoto de legumes combina com todos os tipos de carne, de boi, frango ou porco e também com peixes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas