Início » Pratos Especiais » Receitas de Risotos

Risoto de Gorgonzola

Risoto de Gorgonzola

PREPARO

40 Minutos


RENDIMENTO

4 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Juliana Al


Risoto de Gorgonzola

Hoje temos por aqui Risoto de Gorgonzola que Juliana Al veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 40 minutos esta maravilha de Receitas de Risotos para seus convidados. A receita pode render até 4 Porções e é muito simples de fazer...

Sobre a receita de Risoto de Gorgonzola

Vai receber amigos para um jantar e quer servir algo marcante e sofisticado mas que não dê muito trabalho? Este risoto de gorgonzola é a solução perfeita.

Confira: Risoto de Parmesão


Ingredientes Para Risoto de Gorgonzola

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 alho-poró grande picado
  • 2 talos de aipo picados
  • 3 dentes de alho amassados
  • 50 g de amêndoas torradas em lascas
  • 300 g de arroz arbóreo
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 cabeça de brócolis cozido e escorrido (mantenha aquecido)
  • 100 g de gorgonzola esfarelado

Como Fazer Risoto de Gorgonzola


Passo 1

Comece aquecendo o azeite em fogo médio em uma panela grande. Adicione o alho-poró e o aipo e cozinhe até ficar macio.


Passo 2

Junte o alho, mexa e cozinhe por mais um minuto. Em seguida acrescente o arroz à panela e cozinhe, mexendo sempre, até dourar levemente.


Passo 3

Aumente o fogo e adicione o vinho. Deixe cozinhar até o vinho ser absorvido. Continue mexendo e, em seguida, use uma concha para adicionar o caldo, uma concha de cada vez, até que todo o líquido seja absorvido.


Passo 4

Quando o arroz estiver cozido, adicione ⅔ do gorgonzola e tampe a panela. Deixe o arroz coberto por 2 a 3 minutos, depois junte o restante do gorgonzola e o brócolis. Sirva em seguida, polvilhado com as amêndoas.


Informações Adicionais

  • Lembre-se de manter o caldo para o cozimento do risoto sempre quente e de mexer a cada vez que o adicionar. Isso vai fazer seu risoto de gorgonzola ficar bem cremoso.
  • O queijo gorgonzola tem um sabor bastante forte. Então, se preferir um risoto mais suave, pode adicionar um pouco menos dele.

Combinações

Risoto de gorgonzola simples

Em uma panela funda frite 1 cebola picada em 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver transparente acrescente 1 xícara de arroz arbóreo e deixe tostar. Em seguia comece a adicionar 4 xícaras de chá de caldo de legumes, aos poucos e mexendo com frequência até cozinhar o arroz. Desligue o fogo e misture com 1 colher de sopa de manteiga e 1 xícara de chá de gorgonzola. Sirva imediatamente, decorado com cebolinha picada.

Risoto de gorgonzola com cenoura

Em um fio de azeite doure 1 cebola ralada e 1 xícara de arroz arbóreo. Junte 1 cenoura em cubinhos pequenos e 3 xícaras de chá de caldo de legumes bem quente, aos poucos, para cozinhar o arroz al dente. Lembre-se de mexer com frequência. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de manteiga e 100 g de queijo gorgonzola esmigalhado. Sirva em seguida.

Risoto de gorgonzola com maçã e nozes

Frite 1 cebola em 1 fio de azeite até ficar transparente. Em seguida junte 300 g de arroz para risoto e envolva os grãos no azeite. Adicione 250 ml de vinho branco e espere secar, mexendo com frequência. Depois comece a adicionar 1 ½ litro de caldo de legumes aos poucos. Quando o arroz estiver cozido, junte 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de tomilho, 1 maçã verde cortada em cubinhos e 100 g de nozes torradas e picadas. Sirva quente.

Risoto de gorgonzola e filé mignon

Numa panela funda refogue ½ cebola picada em 1 colher de sopa de manteiga. Junte 2 xícaras de chá de arroz carnaroli e frite por 2 minutos. Despeje 1 ⁄ 2 copo de vinho seco e mexa até o vinho secar. Aos poucos, adicione 1 ½ litro de caldo de carne para cozinhar o arroz al dente. Para finalizar misture mais 1 colher de sopa de manteiga, 400 g de gorgonzola picado e 500 g de filé mignon cortado em tirinhas e cozido com temperos a gosto. Sirva bem quente, polvilhado com salsinha picada.

Risoto de gorgonzola com pêra

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e doure 1 pera cortada em 4 partes. Reserve. Em uma panela funda refogue 1 cebola e 1 dente de alho e 1 colher de sopa de azeite. Junte 1 xícara de arroz arbóreo, frite e em seguida adicione ½ xícara de chá de vinho branco seco. Após o vinho secar, junte 1 litro de caldo de legumes, 1 concha por vez, para cozinhar o arroz. Quando estiver al dente, junte 1 colher de sopa de manteiga, 1 pera cortada em cubinhos e ⅓ de xícara de chá de gorgonzola esfarelado. Siva em seguida, decorado com as peras reservadas.

Risoto de gorgonzola com alho poró

Refogue 1 alho poró grande fatiado em 1 colher de sopa de manteiga. Reserve. Coloque mais 1 colher de sopa de manteiga na panela e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados. Junte 1 ½ xícara de chá de arroz carnaroli e frite por alguns minutos. Despeje 3 xícaras de chá de caldo de legumes aos poucos, sem esquecer de mexer o arroz. Ao final do cozimento, adicione 50 g de gorgonzola picado e mais 1 colher de sopa de manteiga. Misture e sirva em seguida.

Dúvidas

Risoto de gorgonzola é saudável?

O gorgonzola é um dos queijos que possui mais concentração de cálcio e proteínas, sendo também grande fonte de vitamina A.

Risoto de gorgonzola pode ser congelado?

Não congele o risoto de gorgonzola porque a textura fica muito prejudicada depois de descongelar.

Qual vinho combina no risoto de gorgonzola?

Os melhores vinhos para acompanhar ou preparar risoto de gorgonzola são os mais encorpados e secos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas